Reunião do Gabinete de Gestão Integrada discutiu estratégias para garantir ordem e segurança em celebrações religiosas e festividades populares
A Prefeitura de São Carlos (SP) definiu nesta terça-feira (29) o plano de segurança para os principais eventos públicos que ocorrem no município durante o mês de agosto, com destaque para a tradicional Festa da Padroeira, no dia 15. O planejamento foi articulado em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne representantes de diferentes órgãos de segurança e áreas da administração pública.
Participaram do encontro integrantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e secretarias municipais de Cultura, Turismo, Conservação e Qualidade Urbana, além de fiscais da Vigilância Sanitária. O padre Everton Luchesi, reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, também esteve presente.
Realizada na zona rural de São Carlos, a Festa da Padroeira atrai milhares de fiéis e exige ações específicas de controle de trânsito, policiamento e ordenamento urbano. “Estamos focados em garantir uma operação segura, com pontos definidos para embarque e desembarque de ônibus e reforço no patrulhamento, evitando ocorrências de furto e violência”, afirmou Célio Ramos, comandante da Guarda Municipal.
Outros eventos incluídos no plano são o Top Ranch (1º a 3 de agosto), o São Carlos Rodeio Fest (a partir de 6 de agosto) e a Caminhada das Famílias, no dia 17. As ações de segurança serão integradas entre os órgãos municipais e estaduais.
A pauta também abordou operações de rotina, como vistorias em bares, ferros-velhos e motocicletas com escapamentos irregulares. As fiscalizações ocorrem em parceria com a PM, a Vigilância Sanitária e o setor de Fiscalização Municipal, com ênfase na verificação de alvarás, condições sanitárias e procedência de mercadorias.



















