Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Dia Mundial da Água: SAAE faz balanço de atividades e conquistas
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Dia Mundial da Água: SAAE faz balanço de atividades e conquistas

Redação 21 de março de 2023
SAAE1

Autarquia registra avanços e estabelece metas de aprimoramento na captação, armazenamento, tratamento, distribuição e controle de desperdício

 

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) comemora o êxito dos trabalhos realizados até aqui, mesmo sabendo que ainda há muitos desafios para superar em um sistema tão complexo e diversificado como é o manejo com a água. Apesar das dificuldades encontradas no dia a dia, o SAAE garante a excelente qualidade da água fornecida aos usuários, embasado em resultados obtidos em laboratórios com competência formalmente reconhecida e em resultados de pesquisas científicas.

NÚMEROS GIGANTES

O SAAE produziu, em 2022, 15.807.794.000 litros (501 L/s) de água tratada, captada em mananciais superficiais, e 23.366.850.000 litros (741 L/s) de água tratada, captada em mananciais subterrâneos, totalizando 39.174.644.000 de litros de água tratada em 2022. O SAAE tratou, em 2022, 22.036.924.400 litros de esgoto (698,8 L/s) produzidos no município de São Carlos, e descartou no rio Monjolinho esgoto tratado com qualidade acima da requerida pela legislação.

Para garantir a qualidade da água, o SAAE possui um criterioso e rigoroso monitoramento que envolve coleta de amostras de água nos mananciais que antecedem as captações superficiais (afluentes ao Monjolinho e ao Feijão), nas captações do Monjolinho e Feijão, nas 34 captações subterrâneas (poços subterrâneos), nas estações de tratamento de água (Vila Pureza e CEAT), nos reservatórios de armazenamento e em toda a rede de distribuição de água.

“São coletadas mais de 1000 amostras de água ao mês. Todas essas amostras são submetidas a análises físico-químicas e à ensaios bacteriológicos. É importante ressaltar, ainda, que os laboratórios do SAAE têm a competência formalmente reconhecida para a realização de suas atividades, ou seja, são laboratórios acreditados junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CRL 1622)”, salientou a Dra. Leila Patrizzi, Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE.

Além de todas as análises realizadas pelos laboratórios do SAAE, um laboratório terceirizado, também acreditado junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CRL 0248) é contratado para realização de análises mais complexas como: agrotóxicos, vírus entéricos, Giardia, Cryptosporidium, densidade de cianobactérias, metais, radioatividade, trihalometanos (THM), entre outras.

Todos os relatórios de ensaios, com resultados fornecidos pelos laboratórios do SAAE e pelos laboratórios terceirizados acreditados junto ao Inmetro, atestam que a água fornecida pelo SAAE de São Carlos está em conformidade com a Portaria de Consolidação nº 5, Anexo XX do Ministério da Saúde, de 28 de setembro de 2017 e suas alterações.

PARCERIA/UNIVERSIDADES

Além de todo o monitoramento realizado pelo SAAE, em conformidade com a legislação, a autarquia mantém parcerias com Universidades para análise e avaliação de parâmetros não legislados. Um exemplo é a pesquisa desenvolvida em 2019 pelo Prof. Dr. Eduardo Bessa de Azevedo, do Instituto de Química da USP de São Carlos: “A Qualidade da Água de Abastecimento Público do Município de São Carlos: Estudo de Contaminação por Fármacos e Interferentes Endócrinos”.

Nesse estudo, o pesquisador investigou 4 fármacos: cetoprofeno (anti-inflamatório), paracetamol (analgésico), diclofenato (anti-inflamatório) e ácido salicílico durante 1 ano nas águas superficiais (Monjolinho e Feijão) e na água tratada de São Carlos e, felizmente, não identificou nenhum dos quatro fármacos. Os resultados comprovam a qualidade da água distribuída pelo SAAE de São Carlos.

Através de parceria do SAAE com o Departamento de Química da UFSCar, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para avaliar a qualidade dos mananciais de São Carlos e, segundo o Prof. Dr. Pedro Sérgio Fadini, pesquisador do Departamento de Química da UFSCar, “a qualidade das águas dos mananciais de São Carlos é muito superior à da maioria dos mananciais que abastecem as cidades situadas nas grandes regiões metropolitanas”.

Entre agosto de 2021 e agosto de 2022, foi realizada pesquisa, através de parceria entre o SAAE e o Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP, para identificar a ocorrência do TBBPA (Tetrabromobisfenol A) e quantificar as concentrações ambientais em rios e riachos de São Carlos. Essa pesquisa foi desenvolvida pela graduanda em Engenharia Ambiental Ligia Suniga Santos, bolsista PIBIC/CNPq, sob orientação do Prof. Associado Davi Gasparini Fernandes Cunha (EESC/USP).

Entre os contaminantes emergentes, encontram-se os retardantes de chama bromados (BFRs), os quais têm sido cada vez mais utilizados pelas indústrias devido ao seu baixo custo, elevada resistência à combustão e significativa adaptabilidade a quase todos os polímeros. O Tetrabromobisfenol A (TBBPA) é um retardante de chamas bromado aplicado predominantemente em placas de circuito eletrônico e em resinas epóxi, policarbonato e fenólicas.

Entre outros pontos avaliados na pesquisa, foram amostrados três seções do rio Monjolinho (Espraiado – captação; Montante da ETE Monjolinho e Jusante da ETE Monjolinho). Foram realizadas duas coletas de amostras de água, em abril e julho de 2022. A concentração de TBBPA foi estimada por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), usando uma coluna C18 de fase reversa (5 μm × 250 nm ×4.6 mm), mantida a 30 ºC, e leitura em 230 nm, em parceria com o IQSC/USP. Em ambas as coletas, não foi detectado TBBPA na água em nenhum dos pontos de amostragem, sendo o limite de detecção do método utilizado 250 ng/L.

Outra parceria em andamento entre o SAAE e o Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP tem como objetivo a Elaboração do Plano de Segurança da Água. O objetivo é controlar todos os possíveis riscos de contaminação da água. Para isso, os pesquisadores avaliam, de maneira detalhada, todos os possíveis riscos de contaminação da água, incluindo a severidade deles e respectiva frequência com que acontecem. A partir desses dados, poderão ser propostas alternativas para mitigar tais riscos, desde as captações de água até a entrega para o consumidor, o que contribuirá ainda mais para garantia da qualidade da água distribuída. Até o momento, participam desta iniciativa a Dra. Leila Patrizzi (SAAE), o Prof. Dr. Davi Gasparini Fernandes Cunha (Dep. Hidráulica e Saneamento EESC/USP) e o Prof. Edson Wendland (Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação CCTI-SP da Secretaria do Estado de São Paulo).

CONTROLE DE VAZAMENTOS

Para evitar desperdícios, o SAAE também tem investido na atividade do Geofone, equipamento eletrônico que ajuda com mais precisão a detectar vazamentos de água. Licitou e contratou a empresa Ercon Engenharia, de São Paulo, para reforçar esse trabalho e ter condições de atender a cidade inteira. Esse equipamento revela um vazamento não aparente, (subterrâneo), o que permite que ele seja controlado antes de tornar-se maior. Em apenas duas semanas de utilização dessa tecnologia, pela empresa Ercon Engenharia, somente na região da grande Santa Felícia foram encontrados cerca de 250 vazamentos não visíveis. “Vale lembrar que o SAAE também executa esse serviço de geofone na cidade há algum tempo. Mas como são 117 mil ligações, somente a equipe de funcionários da autarquia não consegue realizar todo o trabalho. Por isso, houve a necessidade de licitar e contratar uma empresa para ajudar no serviço, com mais rapidez e resolutividade”, ressalta Lauriberto Corcci (Mola), gerente de Obras e Saneamento do SAAE.

Para o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, esse conjunto de ações e essa cesta gigantesca de atividades de campo, de rua, de laboratório, de parcerias com Universidades é o que garante à população de São Carlos uma situação bem melhor do que muitas cidades de mesmo porte na relação com a água. “Por isso, como presidente da autarquia, preciso reconhecer e parabenizar os 447 funcionários do SAAE nessa data tão especial, porque é justamente em função do trabalho de cada uma das pessoas que integram esse contingente que nossa cidade pode orgulhar-se da água que tem e merece. Há muito que fazer, temos consciência, mas sejamos honestos: muito já foi e está sendo feito para mantermos e avançarmos nesse padrão de excelência conhecido e reconhecido dos serviços prestados pelo SAAE”.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ | Saúde amplia vacinação bivalente contra Covid-19 para todos os grupos prioritários
Next: SÃO CARLOS | Fundação Pró-Memória promove palestra sobre o patrimônio edificado

LEIA TAMBÉM

neves
  • SÃO CARLOS

Deputado Maurício Neves destina mais R$ 6,6 milhões em emenda parlamentar para São Carlos

Redação 26 de janeiro de 2026
lazarine
  • SÃO CARLOS

Vereador acompanha jovem de 11 anos em visita ao 38º Batalhão da Polícia Militar em São Carlos

Redação 26 de janeiro de 2026
covabra02
  • SÃO CARLOS

Ao prefeito Netto Donato, Covabra confirma investimento em São Carlos e anuncia duas novas unidades

Redação 26 de janeiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_4
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_3
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_1
Jornal Ruscito (12)_260121_135849_2
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
sc_dengue_banner_350x350px
funerais pet
banner_350x550

Posts recentes

  • Funerais Pet comunica falecimento da cachorrinha Amora Souza, em São Carlos
  • Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de São Carlos
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Ramiro Ribeiro da Silva, aos 75 anos
  • Deputado Maurício Neves destina mais R$ 6,6 milhões em emenda parlamentar para São Carlos
  • Vereador acompanha jovem de 11 anos em visita ao 38º Batalhão da Polícia Militar em São Carlos

Você pode ter perdido

amora
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet comunica falecimento da cachorrinha Amora Souza, em São Carlos

Redação 27 de janeiro de 2026
drogaspm2701-01
  • POLÍCIA

Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de São Carlos

Redação 27 de janeiro de 2026
Ramiro Ribeiro da Silva
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Ramiro Ribeiro da Silva, aos 75 anos

Redação 26 de janeiro de 2026
neves
  • SÃO CARLOS

Deputado Maurício Neves destina mais R$ 6,6 milhões em emenda parlamentar para São Carlos

Redação 26 de janeiro de 2026

Calendário

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Funerais Pet comunica falecimento da cachorrinha Amora Souza, em São Carlos 27 de janeiro de 2026
  • Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas no Centro de São Carlos 27 de janeiro de 2026
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Ramiro Ribeiro da Silva, aos 75 anos 26 de janeiro de 2026
  • Deputado Maurício Neves destina mais R$ 6,6 milhões em emenda parlamentar para São Carlos 26 de janeiro de 2026
  • Vereador acompanha jovem de 11 anos em visita ao 38º Batalhão da Polícia Militar em São Carlos 26 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}