Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Dom Eduardo Malaspina é eleito Administrador Diocesano
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Dom Eduardo Malaspina é eleito Administrador Diocesano

Redação 15 de dezembro de 2020
bispo-malaspina

Foto: Paulo Melo

Com a posse de Dom Paulo Cezar Costa na Arquidiocese de Brasília, na Capital Federal, o Colégio de Consultores da Diocese de São Carlos, teve a missão de eleger o Administrador Diocesano que estará à frente da Igreja Particular de São Carlos até que o Papa Francisco nomeie um novo Bispo Titular para a Diocese.

Durante a reunião e votação na manhã desta segunda- feira (14) os membros do Colégio elegeram sua Excelência Reverendíssima Dom Eduardo Malaspina para assumir a Administração da Diocese em conformidade com as normas do Direito Canônico (421, §1) que prevêm a indicação inicial de um novo administrador.

Dom Eduardo Malaspina foi apresentado nesta segunda-feira, 14, na Missa ao meio dia da Catedral de São Carlos. A celebração contou com a presença de alguns fieis, padres, diáconos e os membros do Colégio de Consultores. Em sua homilia Dom Eduardo destacou o seu ofício como Administrador Diocesano. “O Administrador Diocesano, juntamente com o Colégio de Consultores têm esta responsabilidade do Governo da Diocese enquanto não toma posse o novo Bispo” – ressaltou o Dom Eduardo. “Quero esclarecer ao povo de Deus que minha função é temporária até que o Bispo chegue”, fez ainda questão de frizar.

Inspirado em São João da Cruz apontou que a grande tentação do momento é o “indiferentismo: viver como se Deus não existisse”. “Se Deus não é amado como se deve em nossa vida, todos os outros nossos amores se desequilibram e acabam nos ferindo e ferindo os outros”- afirmou Dom Eduardo Malaspina.

Como linhas orientadoras Dom Eduardo acenou que “as religiões nunca podem esquecer a centralidade dos pobres na sua missão. Os pobres são a Porta Santa. São a mais Santa das Portas Santas”. Ressaltando ainda que “O melhor futuro de um presente vivido no seu melhor”.

Ao final da celebração Dom Eduardo destacou que, enquanto estiver na Administração, quer contar “com a ajuda do Colégio de Consultores. Esta é uma administração colegiada. Eu rezo por vocês e vocês rezem por mim”.

Conheça Dom Eduardo Malaspina

Foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco no dia 07 de março de 2018, foi sagrado Bispo em 01 de maio de 2018.

Nasceu no município de Tabatinga (SP) no dia 12 de julho de 1967. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a Faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). Licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma.Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009-2012).

Como padre ocupou os seguintes encargos: pertencente ao Clero da Diocese de São Carlos foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jau (1992). Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense, SP, (1992-1999), Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos (2000-2008). Representante dos Presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP). Professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA) da Diocese. Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Chanceler do Bispado (2013-2017). E foi Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, SP (2001-2018) e Vigário Geral da Diocese.

Dom Eduardo Malaspina tem onze obras públicas pela Editora A Partilha sua última obra recém lançada é Amizade. Atuante na área de comunicação enquanto Padre apresentou de 2004 à 2016 o Programa radiofônico Dialogando com Deus e criou a Web Rádio SOS Oração.

Na Diocese de São Carlos, Dom Eduardo vem articulando as pastorais: Vocacional, Defesa da Vida, Social, Base Missionária, entre outras. Além do empenho nos trabalhos em nossa Igreja Particular, Dom Eduardo Malaspina é Presidente da Sub Região Pastoral de Campinas do Regional Sul 1 da CNBB, Presidente da Comissão de Liturgia e Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: LUTO | Paulinho, vocalista do Roupa Nova, morre aos 68 anos no Rio
Next: COVID-19 | Senadores debaterão planos de vacinação nacional e estaduais

LEIA TAMBÉM

libras
  • SÃO CARLOS

São Carlos abre curso gratuito de Libras para servidores e público em geral

Redação 24 de abril de 2026
carro01
  • SÃO CARLOS

Shopping São Carlos lança campanha “Amor em Dobro” com sorteio de carro 0km para o Dia das Mães e Dia dos Namorados

Redação 24 de abril de 2026
GINASIO01
  • SÃO CARLOS

Ginásio do Santa Felícia recebe revitalização após incidente com sinalizador em jogos universitários

Redação 24 de abril de 2026
quadrado-lateral-350x350
sc_habita_sc_banner_350x350px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(27)-1
Jornal-Ruscito-(27)-2
Jornal-Ruscito-(27)-3
Jornal-Ruscito-(27)-4
sc_habita_sc_banner_350x550px
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • “UFC” do Jardim Cruzado termina no Plantão Policial em São Carlos
  • De Ibaté para Brasília: Édison Fernando articula pré-candidatura em reduto tucano
  • O crime não aceita crédito: GCM de Ibaté “cancela” venda por aproximação no tráfico
  • O domingo em que o berrante toca mais alto na TV
  • A fuga que não atravessou a calçada: GAM captura procurado em São Carlos

Você pode ter perdido

guarda
  • POLÍCIA

“UFC” do Jardim Cruzado termina no Plantão Policial em São Carlos

Redação 25 de abril de 2026
edison-ciro
  • IBATÉ

De Ibaté para Brasília: Édison Fernando articula pré-candidatura em reduto tucano

Redação 25 de abril de 2026
drogas2504-01
  • POLÍCIA

O crime não aceita crédito: GCM de Ibaté “cancela” venda por aproximação no tráfico

Redação 25 de abril de 2026
terra
  • GERAL

O domingo em que o berrante toca mais alto na TV

Redação 25 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}