Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

São Carlos é uma das 34 cidades do Brasil reconhecidas pelo Tree Cities of The World

Redação 24 de outubro de 2024
PSX_1453

São Carlos foi reconhecida mundialmente pelo programa Tree Cities of the World, entidade internacional que reconhece cidades que se dedicam a manter, gerir e celebrar as árvores e florestas urbanas de forma sustentável.

Esse é o terceiro ano consecutivo que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos, recebe esse reconhecimento e certificação, sendo que no Brasil somente 34 cidades foram reconhecidas este ano.

São Carlos possui 19 parques florestais urbanos, com uma área total de aproximadamente 286 hectares, são áreas florestadas verdes, protegidas, que tem grande importância ecológica, econômica, social, educacional e ambiental e tem um papel importante na qualidade de vida, lazer, recreação e contemplação da natureza em meio as amplas estruturas urbanizadas, além da proteção da biodiversidade, recarga dos aquíferos, reposição de água para a atmosfera entre outros benefícios.

O reconhecimento pelo programa representa o primeiro passo para alcançar uma visão verde para a cidade. Para receber o reconhecimento, a cidade deve atender a cinco padrões principais: estabelecer responsabilidade, definir regras, saber o que tem, alocar recursos e comemorar conquistas.

Júnior Zanquim, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, destaca que entre as 34 cidades reconhecidas no Brasil, São Carlos é uma delas e possui toda a estrutura para esse reconhecimento.

“O Prêmio Tree Cities reconhece as cidades brasileiras que demostram lideranças de manejo de árvores em áreas urbanas e elenca alguns critérios baseados em estruturas organizacionais de pessoas, políticas públicas voltadas a arborização urbana, eventos comemorativos, plantios, cuidados na remoção, investimentos e no município de São Carlos temos toda essa estrutura e realizamos durante o ano várias ações, com as semanas ambientais, ações em escolas, plantios organizados, recuperação de áreas degradadas junto às nascentes, APP (Área de Preservação Permanente), são ações que foram reconhecidas por esse prêmio. Nós temos 19 parques urbanos identificados na cidade, alguns já com atividades sendo desenvolvidas como o Parque do Bicão, Bosque Cambuí, Parque Ecológico, Bosque Santa Marta, e temos uma perspectiva de trabalhar com um levantamento dos demais parques com um plano de manejo para que possamos ocupa-los da melhor maneira possível”.

Zanquim, ressalta, ainda, o trabalho feito pela secretaria nas escolas municipais com projetos de paisagismo onde são identificadas as áreas verdes e construídas e alocados os melhores locais para o plantio, com as mudas adequadas, contribuindo para a criação de ecossistemas mais saudáveis e resilientes.

“Desenvolvemos vários projetos de paisagismo, principalmente nas escolas municipais, onde identificamos o melhor local, a escolha correta das plantas, evitando assim danos futuros nas estruturas e garantindo a segurança dos alunos e da comunidade escolar”.

O programa Tree Cities of the World é da Arbor Day Foundation é a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada ao plantio de árvores e da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ACISC e SEBRAE-SP promovem palestra sobre Visual Merchandising para lojistas de São Carlos
Next: Gestantes e puérperas recebem capacitação sobre primeiros socorros aos bebês

LEIA TAMBÉM

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
faixas01
  • SÃO CARLOS

SP-310 chega a 90% das terceiras faixas pavimentadas e avança com marginais em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026
prefeitura
  • SÃO CARLOS

Justiça rejeita liminar contra contratação da alimentação escolar em São Carlos

Redação 18 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos
  • Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas
  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Você pode ter perdido

planalto
  • IBATÉ

Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos

Redação 20 de setembro de 2026
irmas-barbosa
  • GERAL

Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas

Redação 20 de setembro de 2026
machado
  • OBITUÁRIO

Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos

Redação 20 de setembro de 2026
EDITH-PLANTAO
  • POLÍCIA

Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos

Redação 20 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Dia do Gaúcho: Região em Destake homenageia Restaurante Planalto, tradição de Ibaté há mais de 40 anos 20 de setembro de 2026
  • Aparecida Sertaneja recebe Dilmar e Diogo, Violeiros da Terra e homenageia as Irmãs Freitas 20 de setembro de 2026
  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos 20 de setembro de 2026
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos 20 de setembro de 2026
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro 19 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}