Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos e USP anunciam criação de Centros de Ciência e Desenvolvimento com apoio da Fapesp
  • SÃO CARLOS

São Carlos e USP anunciam criação de Centros de Ciência e Desenvolvimento com apoio da Fapesp

Projetos IntegraSanca e SHQV unem Prefeitura, universidades e SAAE para transformar São Carlos em referência em cidade inteligente e saúde pública preventiva
Redação 23 de outubro de 2025
Base fotos site_20251023_115133_0000

A Prefeitura de São Carlos anunciou, nesta quarta-feira (23), uma parceria inédita com a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que resultou na aprovação de dois projetos de Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD). Os projetos foram elaborados por pesquisadores da USP São Carlos e trarão benefícios diretos para o município, nas áreas de gestão pública inteligente e monitoramento da saúde hidrossanitária.

O primeiro centro, denominado IntegraSanca – Centro de Ciências para o Desenvolvimento, será coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). O projeto tem como objetivo integrar e digitalizar todos os sistemas da Prefeitura de São Carlos, criando uma plataforma única de acesso aos serviços públicos e dados administrativos. “Esse projeto visa integrar todos os sistemas da Prefeitura em benefício da população. Queremos que o cidadão tenha um portal único para acesso a tudo o que precisa, com informações seguras, ágeis e centralizadas. Assim, a Prefeitura poderá tomar decisões mais assertivas, com base em dados reais”, explicou Kalinka.

A professora destacou ainda que a proposta está alinhada ao conceito de cidade inteligente. “A ideia é levar São Carlos para a era digital. Hoje o celular é a nossa carteira; não usamos mais documentos físicos. Da mesma forma, queremos que os serviços públicos estejam integrados e disponíveis de forma digitalizada, segura e transparente. Os dados públicos estarão acessíveis conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo transparência e proteção das informações pessoais”, afirmou. Segundo Kalinka, o IntegraSanca tem duração prevista de cinco anos, com entregas fracionadas, e poderá ser ampliado com o apoio de empresas privadas. “Em cerca de um ano, o cidadão já poderá começar a sentir os primeiros resultados.”

O secretário adjunto de Cidades Inteligentes, Cristiano Pedrino, também destacou o avanço que a parceria representa. “Estamos iniciando um processo de criação de um sistema único de entrada de dados da Prefeitura. O projeto usará inteligência artificial para analisar essas informações e permitir que as decisões dos gestores sejam baseadas em dados técnicos e precisos. É um passo fundamental para o futuro da cidade”, disse. Cristiano lembrou que o município já iniciou o processo de digitalização. “Em 2023, começamos a usar processos eletrônicos e, em 2024, ofícios digitais. Já temos ferramentas financeiras, contábeis e de RH integradas, mas agora queremos dar um passo além e capturar novos dados ainda não digitalizados, consolidando uma gestão pública moderna e inteligente.”

O segundo centro, denominado Saúde Hidrossanitária e Qualidade de Vida (SHQV), foi desenvolvido em parceria entre a USP e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Coordenado pelo professor Emanuel Carrilho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), o projeto contará com a participação do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (ICMC/USP), da professora Fernanda Niebel (UFSCar) e da pesquisadora Débora Marcondes (Embrapa Instrumentação). O objetivo é desenvolver metodologias analíticas para o monitoramento de substâncias presentes no esgoto e sua relação com indicadores de saúde pública e qualidade de vida.

“Vamos tentar medir tudo que for possível no esgoto da cidade: metais pesados, pesticidas, fármacos, drogas, parasitas, vírus e bactérias, tudo georreferenciado. A ideia é correlacionar esses dados com informações socioeconômicas e de saúde da superfície, como índices de criminalidade e incidência de doenças. Assim, poderemos prever problemas antes que eles surjam”, explicou Carrilho. O pesquisador ressaltou que o foco do projeto é preventivo. “Com base nesses dados, poderemos detectar indícios de surtos antes mesmo de o posto de saúde registrar aumento de casos. É um trabalho que vai ajudar o poder público a tomar decisões inteligentes e antecipadas.”

O presidente do SAAE, Derike Contri, destacou a importância da parceria. “A autarquia fica feliz em participar de um projeto dessa magnitude, que é inovador até mesmo em nível nacional. O uso de inteligência artificial permitirá que a cidade compreenda melhor o que está em seu esgoto e possa planejar políticas públicas de saúde de forma mais eficiente. São Carlos é privilegiada por não ter metais pesados na composição do esgoto, mas com esse estudo poderemos identificar e compreender outros fatores que impactam a qualidade de vida”, afirmou.

O prefeito de São Carlos, Netto Donato, celebrou o anúncio. “Esse era um compromisso meu com a população: unir Prefeitura e universidades em prol do desenvolvimento da cidade. Hoje, São Carlos, USP e Fapesp trabalham juntas para transformar o conhecimento em resultados concretos. É um dia de muita felicidade e um marco para o futuro da nossa cidade.”

O evento de apresentação dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento ocorre nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 11h, no auditório do Paço Municipal (Rua Episcopal, 1575 – Centro), com a presença dos coordenadores e representantes das instituições envolvidas.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de São Carlos, Lucão Fernandes, dos vereadores Moisés Lazarine e Dé Alvin, de secretários municipais e representantes das universidades envolvidas nos projetos.

 

 

 


POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante Operação Impacto em São Carlos
Next: Ibaté realiza a 1ª Virada Cultural com programação diversificada até domingo
Jornal-Ruscito-(29)-1
Jornal-Ruscito-(29)-2
Jornal-Ruscito-(29)-3
Jornal-Ruscito-(29)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Base fotos site_20251023_144429_0000
  • IBATÉ

Ibaté realiza a 1ª Virada Cultural com programação diversificada até domingo

Redação 23 de outubro de 2025
Base fotos site_20251023_115133_0000
  • SÃO CARLOS

São Carlos e USP anunciam criação de Centros de Ciência e Desenvolvimento com apoio da Fapesp

Redação 23 de outubro de 2025
moto
  • POLÍCIA

Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante Operação Impacto em São Carlos

Redação 22 de outubro de 2025
premium2
  • SÃO CARLOS

TUSCA estreia setor exclusivo com open food e open bar premium

Redação 22 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Ibaté realiza a 1ª Virada Cultural com programação diversificada até domingo
  • São Carlos e USP anunciam criação de Centros de Ciência e Desenvolvimento com apoio da Fapesp
  • Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante Operação Impacto em São Carlos
  • TUSCA estreia setor exclusivo com open food e open bar premium
  • Prefeitura remove imóvel com risco de desabamento no Jardim Paulista
  • São Carlos debate políticas públicas para o luto materno e parental

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Região em Destak_704x500