
A Prefeitura de São Carlos deu início nesta segunda-feira (22) ao Feirão da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, ação que integra o Dia D Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento ocorre até quarta-feira (24) em dois locais: na Casa do Trabalhador (Av. São Carlos, 1.800) e na unidade do SEST/SENAT (Rua Vera Lúcia Maiello César, 395, Parque Novo Mundo).
A iniciativa, realizada em parceria com o SEST/SENAT, oferece mais de 60 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A programação inclui entrevistas de emprego no próprio local, divulgação de cursos de capacitação, palestras sobre a nova economia, além de serviços do Banco do Povo e atividades de bem-estar.
O vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou a abrangência da ação: “Temos aqui um conjunto de palestras sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação, além da participação do Ministério do Trabalho com temas como seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho e cursos de qualificação. É uma oportunidade ímpar para o trabalhador”. Ele destacou ainda as mais de 66 vagas abertas para inclusão de PCDs no mercado de trabalho.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Paula Knoff, enfatizou o caráter público e inclusivo da ação. “Este é um feirão voltado a vagas especiais, cursos profissionalizantes, sessões de bem-estar e outras oportunidades. Contamos com o apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos e da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, que está auxiliando no transporte dos participantes”.
O gerente do SEST/SENAT de São Carlos, André Luís Nascimento, destacou que o evento vai além da inclusão de PCDs: “Na quarta-feira teremos a Feira Emprega Transporte, Comércio e Indústria, aberta a toda comunidade. Será uma grande oportunidade de empregabilidade, reunindo candidatos e empregadores em um único espaço”.
Para o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, a integração entre secretarias é fundamental: “Celebramos este ano os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que assegura a empregabilidade desse público. Mais do que vagas, buscamos promover dignidade e acessibilidade”, concluiu.