São Carlos prepara um esquema especial de segurança para receber a 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2026. O município será novamente uma das sedes da competição e contará com a participação de Santos Futebol Clube, Real Brasília (DF), União Cacoalense (RO) e do anfitrião Grêmio Desportivo São-carlense, com partidas no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, o Luisão.
A confirmação do Santos, atual campeão paulista sub-20 e tradicional formador de grandes jogadores, ampliou a expectativa por grandes públicos e motivou uma reunião entre a Prefeitura de São Carlos e o coordenador operacional do 38º Batalhão da Polícia Militar, major Renato Gonzalez, para a definição de medidas preventivas de segurança.
Entre as decisões está a proibição da entrada de torcedores com camisetas de clubes brasileiros que não participam da sede, como forma de evitar conflitos entre torcidas. No estádio, será permitido apenas o uso das camisas das equipes envolvidas nos jogos em São Carlos: Santos, Real Brasília, União Cacoalense e São-carlense. As camisetas de clubes estrangeiros não estão incluídas na restrição. Também foi definido um setor específico no Luisão para os torcedores do Santos.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Carvalho, destacou que a organização busca garantir um ambiente seguro e acolhedor para o público. “Receber novamente a Copinha e, especialmente, o Santos, aumenta nossa responsabilidade e também a visibilidade de São Carlos. Estamos trabalhando em conjunto com as forças de segurança para que os torcedores acompanhem os jogos com tranquilidade. A expectativa é de público entre 5 e 6 mil pessoas por partida, o que movimenta a rede hoteleira e o comércio local”, afirmou.
Paralelamente ao planejamento de segurança, a Prefeitura também avança na preparação da infraestrutura esportiva. O gramado do Luisão, considerado um dos melhores da competição, recebe atenção especial, assim como os campos de apoio do La Salle e do Zuzão.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é o maior torneio de base do país, reunindo 128 clubes, distribuídos em 32 sedes de 30 cidades. Em São Carlos, a competição terá início no dia 4 de janeiro, com os seguintes jogos no Estádio Luisão: São-carlense x União Cacoalense, às 17h15, e Santos x Real Brasília, às 19h30.



















