Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Palestra marca abertura da Campanha Outubro Rosa
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Palestra marca abertura da Campanha Outubro Rosa

Redação 2 de outubro de 2023
ROSA1
A tradicional Caminhada Outubro Rosa será realizada dia 22/10

 

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 1º de outubro, no auditório do Paço Municipal, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2023, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

“A Campanha está em sua 11ª edição e desde então todos os anos são realizadas diversas atividades para alertar sobre a importância da conscientização do diagnóstico precoce e orientação sobre tratamento e saúde da mulher. Agradeço a vereadora Cidinha do Oncológico, autora da Lei 16.887/2013 que garantem as atividades da campanha”, disse Lucinha Garcia, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Lucinha Garcia ressaltou, ainda, a programação do Outubro Rosa. “A Campanha segue com a realização de uma carreata no sábado, dia 7 de outubro, com concentração a partir das 8h30 e saída da Praça Itália. Já no domingo, dia 22, será realizada a tradicional Caminhada Outubro Rosa. Para pegar o ticket para depois trocar pela camiseta do evento, a pessoa precisar levar produtos de limpeza ou de higiene pessoal a partir do dia 10 de outubro na sede do Fundo Social ou no Paço Municipal, no Ambulatório Oncológico ou na Casa Amarela em Santa Eudóxia. A troca do ticket pela camiseta acontece a partir das 7h30 no dia da caminhada. A saída está programada para às 8h do Parque do Kartódromo. O percurso será feito pela avenida Trabalhador São-carlense”, destaca a presidente do FSS.

Um baile no sábado (28/10), a partir das 20h, no Clube Ítalo Brasileiro, encerra as atividades da programação do mês Outubro Rosa 2023. Para entrar no baile é necessário doar produto de higiene pessoal ou de limpeza.

A supervisora do Ambulatório Oncológico e coordenadora do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM), psicóloga Alessandra Groppa, falou da importância da detecção precoce da doença. “As chances de cura são de mais de 90%. Hoje temos 260 mulheres em tratamento de câncer de mama, tanto na parte de Radioterapia, como de Quimioterapia e as que recebem a medicação que é tomada durante cinco anos de tratamento. Percebemos todos os anos, logo após o início da campanha, que a procura por consultas e mamografias aumenta. Queremos que o assunto seja discutido entre as famílias e que sirva mesmo de alerta para a realização de exames periódicos, salvando dessa maneira muitas vidas”.

Na sequência a médica mastologista Rita de Cássia Tassinari Barini ministrou palestra de orientação sobre o tema. “A conscientização das mulheres acarreta no maior número de exames, em diagnóstico precoce e com isso na redução da mortalidade. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos”, informou a médica.

Iraides de Oliveira Leite, que por 67 foi a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos, falecida em 23 de julho desse ano, aos 97 anos, foi a homenageada da 11ª edição da Campanha Outubro Rosa.

A mamografia de rastreamento, exame de rotina em mulheres para diagnóstico de câncer de mama é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolau), que deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.

Segundo a secretária de Saúde, Jôra Porfírio, em São Carlos são oferecidas pelo SUS mais de 900 mamografias por mês e também exames de Papanicolau (demanda livre). “De janeiro a setembro de 2023 já foram realizadas 8.405 mamografias. A solicitação para fazer o exame pode ser solicitada diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) ”, garantiu a secretária.

O Ambulatório Oncológico está localizado na rua Paulino Botelho, 865, na Vila Pureza. Os telefones para contato são 3368-4833 ou 3419-3460. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Multas para limpeza de imóveis, conservação de calçadas e proibição de queimadas tem novos valores
Next: SÃO CARLOS | Mais de 200 pessoas participaram do primeiro Simulado 
BANNER INTERNET_São Carlos_Dezembro_350x3500px_ Região em Destake
Portal Região em Destaque - 350x550
banner_350x550
drogaria2
350x550
acisc-pontencialize-ok
Jornal-Ruscito-(5)-1
Jornal-Ruscito-(5)-2
Jornal-Ruscito-(5)-3
Jornal-Ruscito-(5)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
banner_350x350
Região em Destake Post 350x350 px fim de ano 2025
terezinha-jesus-2020
funerais-pet
350x350

Você pode ter perdido

poupatempo
  • GERAL

Abre e fecha no Natal: confira o funcionamento dos serviços estaduais

Redação 21 de dezembro de 2025 0
gcm2112-2
  • POLÍCIA

Denúncia anônima leva Guarda a “achado” de drogas em terreno no Jardim Cruzado

Redação 21 de dezembro de 2025 0
gcm2112
  • POLÍCIA

Homem é preso após agredir esposa e os próprios pais no Jardim Cruzado

Redação 21 de dezembro de 2025 0
drogas2112
  • POLÍCIA

Guarda Municipal apreende drogas e máquina de cartão com menor no Jardim Cruzado

Redação 21 de dezembro de 2025 0

Calendário

dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov    

Posts recentes

  • Abre e fecha no Natal: confira o funcionamento dos serviços estaduais
  • Denúncia anônima leva Guarda a “achado” de drogas em terreno no Jardim Cruzado
  • Homem é preso após agredir esposa e os próprios pais no Jardim Cruzado
  • Guarda Municipal apreende drogas e máquina de cartão com menor no Jardim Cruzado
  • Gestor Público: Estratégia, Ética e Legalidade em Equilíbrio
  • AGU ajuíza novo lote de ações para cobrar R$ 135 milhões em fraudes contra aposentados do INSS

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2025 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}