Skip to content
PORTAL REGIÃO EM DESTAKE

PORTAL REGIÃO EM DESTAKE

O canal da informação!

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

São Carlos participou do Workshop ValorizaSP de capacitação e finanças em Bauru

Redação 1 de abril de 2025
valoriza05

A Secretaria de Cultura e Turismo de São Carlos (SMCT) participou na última sexta-feira (28/03) do Workshop ValorizaSP – Gestão Pública, plataforma de capacitação e troca de conhecimento do setor de turismo, voltado a informação e qualificação dos gestores públicos municipais, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), na cidade de Bauru-SP.

Durante o evento foram abordados temas como Ações da Setur, pelo secretário Roberto de Lucena, programas e calendários de eventos da Coordenadoria de Turismo (COTUR), com Ana Clemente; informações sobre o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), que atualmente congrega 70 municípios denominados Estâncias Turísticas e 140 municípios classificados como Municípios de Interesse Turístico – MIT; por Aline Bernardo; orientações sobre o Inventário Turístico, por Vanilson Ficket; e a palestra de Gregory Andrade sobre o CREDITUR, maior Programa de Crédito e Investimentos Turísticos do Brasil coordenado pela Setur/Governo do Estado de São Paulo com atendimento e orientações sobre perguntas e dúvidas.

valoriza03
valoriza04

O secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, acompanhado do deputado estadual Sebastião Santos, fez a abertura do Workshop, frisou que reuniões como essa apresentam as ferramentas que o Governo do Estado tem, através da Setur, a disposição dos municípios para ativar todo o potencial turístico nas mais diversas regiões e cada município tem a sua vocação.

“Precisamos pensar o Turismo regionalmente e equipar todo esse potencial dos municípios para que cada região seja atrativa do ponto de vista do Turismo. Organizar esse potencial e colocar na prateleira para que o Brasil e o Mundo possam consumir o que nós temos para entregar e mostrar como atrativo turístico e nós podemos fazer juntos mais rápido e vamos longe”, salientou Lucena.

Sobre a região de São Carlos o secretário Roberto de Lucena lembrou que o Governo do Estado está trabalhando com voos a partir de Araraquara para potencializar a promoção e conexão turística com diversas regiões e disse que ainda no primeiro semestre visitará São Carlos.

Ana Clemente, coordenadora estadual de Turismo enfatizou que o workshop do ValorizaSP valoriza o trabalho das estâncias de governança das regiões turísticas do Estado de São Paulo e apresenta as iniciativas, projetos e ações desenvolvidos pela Setur.

“São ações nos âmbitos de promoção, estruturação, qualificação do setor para conseguir potencializar e desenvolver a atividade turística. Trouxemos também o Dadetur por conta da questão das obras e estrutura turística para tirar as dúvidas da Estâncias e Municípios de Interesse Turístico sobre os projetos que podem ser desenvolvidos, além de orientar sobre a utilização da Plataforma de Inventário Turístico e o Creditur, uma política de investimentos com vários parceiros como bancos e instituições financeiras, para que o município consiga ter uma estratégia e possa desenhar um planejamento turístico”, destacou.

valoriza01
valoriza02

Hicaro Alonso, secretário adjunto de Turismo, acompanhado dos diretores Fabiana Nascimento (Qualificação do Turismo) e Manoel Virginio (Promoção Turística) ressaltou que a capacitação de gestores e integração com os diversos programas de gestão e financiamento turístico do Governo do Estado “são fundamentais no fortalecimento dos mecanismos e modelagens de crédito qualificado para o desenvolvimento produtivo e sustentável de projetos turísticos. Bons projetos, conquistam apoio e obter o crédito fomenta e viabiliza a implementação das políticas públicas e dos projetos que atraem investimentos e dinamiza a infraestrutura turística”, frisa Alonso.

Para acessar os recursos do DADETUR as prefeituras devem determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados no ano, os objetos devem ser apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e, após aprovação, direcionados ao DADETUR para prévia análise e posterior aprovação do Conselho de Orientação e Controle (COC).

Quando o COC aprova os objetos pleiteados pela municipalidade, a Prefeitura deve apresentar o projeto e demais documentos para cada um dos pleitos aprovados, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receberá do DADETUR. O Departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas técnicas e legais aplicáveis. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e SETUR/DADETUR, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado. A partir daí, cabe ao município licitar e executar os convênios para que os recursos sejam liberados.

 

 

 


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]

 

Post navigation

Previous: Netto Donato comenta medidas contra a dengue e ampliação de horários em São Carlos
Next: “Mulheres Empreendedoras” lota auditório do SENAC em comemora ao Mês da Mulher

LEIA TAMBÉM

BRUNO2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
  • SÃO CARLOS

Prefeitura disponibiliza linhas de ônibus para o 5º Festival de Coros de São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
VACINA2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Saúde realiza plantão especial de vacinação contra a gripe no sábado

Redação 20 de maio de 2026
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
sc_scmb_banner_350x350px
an-dengue-IBATE-350x550
sc_scmb_banner_350x550px
drogaria2
Jornal-Ruscito-(47)-4
Jornal-Ruscito-(47)-3
Jornal-Ruscito-(47)-2
Jornal-Ruscito-(47)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio
  • Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos
  • Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté
  • Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté
  • Difamação em rede social é registrada pela Polícia em Ibaté

Você pode ter perdido

amanda-despedida-1.jpg
  • IBATÉ

Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio

Redação 21 de maio de 2026
BRUNO2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
  • POLÍCIA

Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté

Redação 20 de maio de 2026
  • POLÍCIA

Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté

Redação 20 de maio de 2026

Calendário

maio 2026
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« abr    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio 21 de maio de 2026
  • Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos 20 de maio de 2026
  • Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté 20 de maio de 2026
  • Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté 20 de maio de 2026
  • Difamação em rede social é registrada pela Polícia em Ibaté 20 de maio de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}