
O secretário municipal de Saúde de São Carlos, Leandro Pilha, reuniu-se na terça-feira (13), em São Paulo, com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e com o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), para solicitar apoio à ampliação da estrutura do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar).
Representando o prefeito Netto Donato (PP), Pilha apresentou uma série de demandas. Entre elas, a criação de um setor de hemodiálise no HU, a aquisição de quatro veículos para as equipes de Vigilância em Saúde e a compra de uma Van adaptada como sala de vacinação itinerante — o “Vacimóvel”. Também foi solicitado o aumento do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), que hoje está fixado em R$ 92,7 milhões.
Segundo o secretário, a instalação de um setor de hemodiálise é uma necessidade antiga da cidade. “Hoje, cerca de 30 pacientes precisam se deslocar para outros municípios ou permanecer internados para realizar o tratamento. Isso dificulta o acompanhamento adequado e impacta a qualidade de vida dessas pessoas”, afirmou.
A proposta do “Vacimóvel” é ampliar o acesso da população às vacinas, especialmente em regiões periféricas e de difícil acesso, como forma de elevar os índices de cobertura vacinal.
O deputado Carlão Pignatari se comprometeu a destinar recursos, via emenda parlamentar, para a aquisição da Van e a apoiar a busca por recursos para os demais veículos. Também prometeu levar a demanda da hemodiálise ao Ministério da Saúde. “Vejo essa ação como essencial para fortalecer a imunização e garantir mais dignidade aos pacientes renais”, disse.
Já o secretário estadual Eleuses Paiva elogiou o planejamento da gestão municipal. “A interiorização da saúde é prioridade. As demandas de São Carlos são legítimas e refletem responsabilidade com a gestão pública. Vamos analisar com atenção, principalmente a questão da hemodiálise”, afirmou.
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]