Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | PESC comemora 45 anos com reabertura da visitação pública 

Redação 1 de setembro de 2021
PESC04

O Parque Ecológico de São Carlos, “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, fechado para visitação pública desde o dia 17 de março de 2020, por causa do distanciamento social imposto para evitar a transmissão da COVID-19 no município, reabriu os portões para a visitação pública nesta quarta-feira, dia 1º setembro, mês em que também comemora 45 anos.

Para dar início a essa retomada das atividades que está sendo realizada de forma escalonada e segura, o prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, pasta que administra o Parque Ecológico, do diretor de Defesa Animal, Fernando Magnani e dos vereadores Professora Neusa, Dimitri Sean, Bruno Zancheta e Ubirajara Teixeira (Bira), visitou o local na manhã desta terça-feira (01/09) para acompanhar a primeira turma agendada para a visitação.

“As famílias de São Carlos já estavam com saudades desse passeio. O Parque Ecológico é um ponto turístico da cidade, procurado por pessoas daqui e de outras regiões do Estado pela beleza dos animais e organização do local. Parabenizo todos os servidores que mesmo com a pandemia continuaram cuidando dos bichos, mantendo e melhorando a estrutura desse local que há 45 anos orgulha nossa população”, disse o prefeito Airton Garcia.

Mariel Olmo agradeceu a sensibilidade do prefeito Airton Garcia pelos investimentos que a administração fez no Parque. “Apesar da falta de recursos para investimentos em diversas áreas, as melhorias no local continuaram, uma vez que o Parque Ecológico é um patrimônio da cidade. Durante esse período reformamos vários recintos, o Centro de Educação Ambiental e construímos novos sanitários, fraldário, além de estabelecermos novas parcerias como com as concessionárias Arteris Intervias e Arteris ViaPaulista. Também agradecemos aos vereadores que sempre que necessário destinam emendas parlamentares para a melhoria do lugar”, afirmou o secretário de Serviços Públicos.

Somente podem visitar o parque pessoas que fizerem o agendamento online com dois dias de antecedência. O Parque Ecológico está aberto ao público de terça a sábado, sendo de terça a sexta das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 16h30. Ás segundas-feiras, domingos, feriados e pontos facultativos permanecerá fechado.

“O limite estabelecido é de 1.000 pessoas por dia, 250 por horário de agendamento. A visita tem duração de duas horas. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscaras. Cada pessoa também deve trazer seu próprio frasco de álcool em gel para higienização, apesar do parque disponibilizar, trazer também garrafinhas com água, evitando dessa forma o uso de bebedouros. Os piqueniques estão proibidos no momento e o parquinho infantil permanece fechado”, explicou o diretor de Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani.

Os vereadores presentes foram unânimes e aprovaram a reabertura do local. “Fico emocionada. Estamos vivendo um momento difícil e os animais também sofrem. Parabéns ao Parque pelos 45 anos e por essa reabertura com a segurança para os visitantes”, disse a vereadora professora Neusa.

“O retorno das visitações com novas regras nos mostra que vamos ter que nos acostumar com o novo normal, seguindo sempre os protocolos sanitários. É preciso respeitar o espaço desses animais. Estou feliz pela reabertura do Parque Ecológico”, comentou o vereador Bruno Zancheta.

“O Parque é um espaço muito querido pela população de São Carlos e depois de 18 meses fechado é muito bom ver as crianças, as famílias se divertindo e ao mesmo tempo aprendendo sobre educação ambiental”, avaliou o vereador Dimitri Sean. O vereador Ubirajara Teixeira, o Bira, garante que o Parque é uma excelente opção de lazer. “É uma oportunidade de lazer, gratuita, para as famílias se divertirem depois de tanto tempo de confinamento”.

Também acompanharam o prefeito Airton Garcia o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho) e o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki.

O agendamento pode ser realizado pelo site da Prefeitura de São Carlos, www.saocarlos.sp.gov.br, no ícone “Agendamentos”. Para fazer o agendamento é necessário preencher o formulário com nome completo, idade e CPF (exceto para crianças menores de 12 anos). Cada CPF poderá agendar a visita apenas uma vez por mês. Essa exigência é para garantir que mais pessoas possam visitar o local. Para os próximos sábados, dias 4 e 11 de setembro, as vagas já estão esgotadas. Para o dia 18 de setembro já foram realizados 300 agendamentos.

O local abriga mais de 400 animais da fauna sul-americana, em especial a brasileira, como micos leões, dourado, preto e de cara dourada, jaguatiricas, emas, tamanduás bandeira e mirim, iguanas, serpentes de várias espécies, dentre muitos outros animais. Um ponto muito forte é a educação ambiental para aumentar a consciência ecológica e de proteção dos recursos naturais. O Parque também se diferencia no sucesso com a reprodução de várias espécies de animais, como os micos leões dourados, tamanduás e os ursos de óculos.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.

[su_image_carousel source=”media: 76538,76537,76536,76535″ crop=”none” spacing=”no” align=”center” arrows=”no” dots=”no” image_size=”medium” random=”yes”]

 

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: PANDEMIA | Ibaté confirma mais 05 casos por Covid-19 nesta quarta (01)
Next: SÃO CARLOS | Prefeitura abre 20 vagas para curso de qualificação profissional com Bolsa-Auxílio

LEIA TAMBÉM

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
faixas01
  • SÃO CARLOS

SP-310 chega a 90% das terceiras faixas pavimentadas e avança com marginais em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026
prefeitura
  • SÃO CARLOS

Justiça rejeita liminar contra contratação da alimentação escolar em São Carlos

Redação 18 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro
  • Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário
  • Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil
  • PM captura dois procurados pela Justiça em ações distintas em São Carlos
  • Terra da Padroeira recebe Os Altaneiros, Irmãs Freitas, Brisa Maria e Júlio Torres neste domingo

Você pode ter perdido

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
fun-terezinha
  • IBATÉ

Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário

Redação 19 de setembro de 2026
paulo-roberto
  • GERAL

Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil

Redação 19 de setembro de 2026
policia
  • POLÍCIA

PM captura dois procurados pela Justiça em ações distintas em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro 19 de setembro de 2026
  • Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário 19 de setembro de 2026
  • Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil 19 de setembro de 2026
  • PM captura dois procurados pela Justiça em ações distintas em São Carlos 19 de setembro de 2026
  • Terra da Padroeira recebe Os Altaneiros, Irmãs Freitas, Brisa Maria e Júlio Torres neste domingo 19 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}