Fotos: Paulo Melo
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a São Carlos, nesta quarta-feira (25), foi marcada não apenas pela entrega de novos investimentos na área da saúde, mas também pela abertura de espaço para articulações políticas locais. Durante a agenda no Hospital Universitário da UFSCar, o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, acompanhou a cerimônia e aproveitou a presença de autoridades federais para reforçar pautas estratégicas para o município.
O evento celebrou a ampliação da estrutura do hospital, com recursos do Novo PAC, incluindo novos leitos clínicos, unidades de terapia intensiva, salas cirúrgicas e o setor de hemodiálise. Com investimento de aproximadamente R$ 38 milhões, a capacidade da unidade foi ampliada para 138 leitos, com previsão de chegar a 158. A solenidade contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Saúde Alexandre Padilha e do prefeito Netto Donato.
Em meio ao caráter institucional da cerimônia, Lucão destacou o simbolismo da presença presidencial na cidade e defendeu uma postura republicana diante da visita. “Receber um presidente da República em São Carlos é motivo de orgulho. São investimentos concretos que beneficiam não apenas o município, mas toda a região”, afirmou o parlamentar.
Além da pauta da saúde, Lucão levou ao debate uma agenda considerada prioritária: o enfrentamento à violência contra a mulher. Em conversa com o vice-presidente Geraldo Alckmin, solicitou apoio do Governo Federal para fortalecer a campanha “São Carlos por Elas”, iniciativa voltada à conscientização, prevenção e proteção de mulheres vítimas de violência. Segundo ele, o avanço dessa política depende da integração entre municípios, estados e União.
Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha também anunciou novos investimentos para o município, como a implantação de um Centro Especializado de Reabilitação, com aporte de R$ 10 milhões, além da futura construção de uma maternidade no Hospital Universitário. A agenda reforça o papel de São Carlos como referência em saúde, ensino e inovação, ao mesmo tempo em que evidencia a importância de espaços institucionais para impulsionar políticas públicas e pautas sociais relevantes.





















