Skip to content
logo-novo-topo

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

São Carlos divulga calendário de pré-conferências para novo Plano Municipal de Educação

Encontros começam neste sábado e vão discutir prioridades para a educação municipal ao longo da próxima década
Redação 26 de setembro de 2026
educacao-2

A Secretaria Municipal de Educação de São Carlos divulgou o cronograma das Pré-Conferências Temáticas que irão subsidiar a elaboração do novo Plano Municipal de Educação (PME). A iniciativa é realizada em parceria com o Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação e prevê encontros em diferentes regiões da cidade até novembro.

O processo teve início após a homologação do novo Plano Nacional de Educação, em abril de 2026, e já contou com discussões e atividades de formação envolvendo gestores, professores e demais profissionais da Rede Municipal.

Com as pré-conferências, a participação será ampliada para estudantes, famílias, profissionais da educação e comunidade em geral.

A programação começa neste sábado (26), com o tema Educação do Campo, das 9h30 às 11h30, no Assentamento Capão das Antas.

Nos encontros seguintes serão debatidos temas como Educação Infantil, Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante e Médio, Alfabetização e Ensino Fundamental, Educação Inclusiva, Gestão Democrática e Financiamento, além da formação e valorização dos profissionais.

Também está prevista uma pré-conferência sobre Educação e Equidade, ainda sem data, horário e local definidos.

Segundo o secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, o objetivo é construir um plano que reflita as demandas de quem participa diretamente da educação no município.

“Estamos construindo um plano para os próximos dez anos e, por isso, é fundamental ouvir quem vive a educação no dia a dia. A participação de profissionais, estudantes, famílias e da comunidade permitirá definir prioridades e estratégias mais próximas da realidade de São Carlos”, afirmou.

Cronograma

26 de setembro – Educação do Campo
9h30 às 11h30
Assentamento Capão das Antas

30 de setembro – Educação Infantil – Área Norte
18h30 às 20h30
CEMEI Paulo Freire

1º de outubro – Educação Infantil – Área Sul
18h30 às 20h30
CEMEI Octávio de Moura

8 de outubro – Educação Integral
18h30 às 20h30
Área Norte: CEMEI Antônio de Lourdes Rondon
Área Sul: EMEB Profª Janete Maria Martinelli Lia

16 de outubro – Educação de Jovens e Adultos – Área Norte
19h às 21h
CEMEI Prof. Vicente P. R. Keppe

22 de outubro – Educação de Jovens e Adultos – Área Sul
19h às 21h
EMEB Arthur Natalino Deriggi

29 de outubro – Profissionalizante/Médio
18h às 20h
Auditório da Secretaria Municipal de Educação

12 de novembro – Alfabetização + Ensino Fundamental
18h30 às 20h30
Área Norte: EMEB Dr. Alcyr Afonso Leopoldino
Área Sul: EMEB Ulysses Ferreira Piccolo

18 de novembro – Educação Inclusiva
18h30 às 20h30
Área Norte: EMEB Dalila Galli
Área Sul: EMEB Prof. Afonso Fioca Vitali

23 de novembro – Gestão Democrática e Financiamento
18h30 às 20h30
Paço Municipal

26 de novembro – Formação e Valorização dos Profissionais
18h30 às 20h30
Auditório da USP, Anfiteatro Jorge Caron

As contribuições reunidas durante as pré-conferências serão utilizadas na definição das metas, objetivos e estratégias do novo PME, que deverá orientar as políticas educacionais de São Carlos durante a próxima década.

Post navigation

Previous: São Carlos inaugura Central de Libras no Dia Nacional do Surdo
Next: São Carlos oferece Táxi Pet gratuito para tutores em situação de vulnerabilidade

LEIA TAMBÉM

alunos
  • SÃO CARLOS

Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos

Redação 26 de setembro de 2026
saude-mental
  • SÃO CARLOS

Saúde mental dos profissionais da rede municipal é tema de palestra em São Carlos

Redação 26 de setembro de 2026
taxi-pet
  • SÃO CARLOS

São Carlos oferece Táxi Pet gratuito para tutores em situação de vulnerabilidade

Redação 26 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Sandra Regina Andriotti Bueno morre aos 56 anos em Araraquara
  • Adelina Sebastião dos Santos morre aos 62 anos em Ibaté
  • Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos
  • Saúde mental dos profissionais da rede municipal é tema de palestra em São Carlos
  • São Carlos oferece Táxi Pet gratuito para tutores em situação de vulnerabilidade

Você pode ter perdido

base fotos site (1200 x 800 px)
  • OBITUÁRIO

Sandra Regina Andriotti Bueno morre aos 56 anos em Araraquara

Redação 26 de setembro de 2026
adelina-2
  • OBITUÁRIO

Adelina Sebastião dos Santos morre aos 62 anos em Ibaté

Redação 26 de setembro de 2026
alunos
  • SÃO CARLOS

Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos

Redação 26 de setembro de 2026
saude-mental
  • SÃO CARLOS

Saúde mental dos profissionais da rede municipal é tema de palestra em São Carlos

Redação 26 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Sandra Regina Andriotti Bueno morre aos 56 anos em Araraquara 26 de setembro de 2026
  • Adelina Sebastião dos Santos morre aos 62 anos em Ibaté 26 de setembro de 2026
  • Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos 26 de setembro de 2026
  • Saúde mental dos profissionais da rede municipal é tema de palestra em São Carlos 26 de setembro de 2026
  • São Carlos oferece Táxi Pet gratuito para tutores em situação de vulnerabilidade 26 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}