Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Prefeitura apresenta diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Prefeitura apresenta diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana

Redação 10 de fevereiro de 2023
MOB

Ouvir as sugestões da sociedade e apresentar um diagnóstico da atual fase de elaboração do Plano de Mobilidade (PlanMob) foi o objetivo da segunda audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (09/02), no plenário da Câmara Municipal, pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, para debater a mobilidade urbana do município.

Durante a audiência ocorreu o debate de diversas temáticas e foi apresentado um diagnóstico dessa penúltima etapa do Plano feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), através da realização de uma pesquisa qualitativa com a população para conhecer as percepções dos moradores sobre questões como a visão de futuro da cidade e problemas atuais de mobilidade. Foram ouvidas 1.347 pessoas nas faixas etárias entre 18 e acima de 60 anos.

O professor e consultor da FGV, Alexandre Pinhaneli, explicou que foi feito o levantamento de necessidades, opiniões e percepções sobre mobilidade urbana e apresentado a conclusão da matriz origem destino, chave de qualquer levantamento de mobilidade urbana, seguido de um diagnóstico dos principais gargalos e problemas dos diversos modos de mobilidade, além de projeções para os cenários que o diagnóstico mostrou do presente e as projeções futuras destes tópicos.

“A política nacional de mobilidade urbana determina que esses planos precisam ser construídos em conjunto com a sociedade, já que a solução para São Carlos é totalmente diferente de outro município e quem pode passar essa percepção, essa especificidade local são os moradores”, disse Pinhaneli.

A população relacionou entre os principais problemas que espera ver solucionado pelo PlanMob a necessidade de maior investimento na infraestrutura viária, realização de obras para melhorar as condições de tráfego nas marginais e anel viário; implementação de faixas exclusivas de ônibus, revisão das estruturas de linhas do transporte coletivo, modernização do sistema semafórico, investimento em ciclovias, calçadas, iluminação, entre outros apontamentos.

O vereador Marquinho Amaral, presidente da Câmara Municipal, ressaltou que foi importante o poder legislativo sediar um evento que discute o futuro da cidade de São Carlos. “Estávamos aguardando esse o Plano de Mobilidade Urbana, nós aprovamos na Câmara o convênio com a FGV e a Comissão de Transportes da Câmara, presidida pelo vereador Dé Alvim, foi fundamental para essa aprovação”, disse o presidente.

Marquinho Amaral enfatizou que com a apresentação foi possível tomar conhecimento mais a fundo do Plano que será debatido e aprovado ou não pela Câmara Municipal. “A SMTT começa a respirar novos ares com pessoas de São Carlos comprometidas com a cidade. Isso ficou demonstrado durante a audiência realizada na Câmara Municipal”, frisou o presidente da Câmara.

O estudo da FGV identificou também os modos de transporte utilizados na cidade, e o principal transporte utilizado pelos entrevistados é o automóvel particular, apontado como primeira opção por 37% dos entrevistados e como segunda opção por 12%. O transporte coletivo foi indicado como primeira e como segunda opção por 19% e 17%, respectivamente, enquanto a motocicleta foi citada por 9% dos entrevistados, tanto em primeira como em segunda opção, e a bicicleta por 8%. O serviço de transporte por aplicativos, Uber e semelhantes é utilizado por 17% da população.

O secretário municipal de Governo, Netto Donato, disse que a audiência pública do PlanMob é a oportunidade para apresentar as demandas, as dificuldades e sanar as dúvidas para colocar a cidade de São Carlos no caminho certo para um planejamento cada vez mais adequado e melhor para o município. “Em nome do prefeito Airton Garcia digo que nós precisamos caminhar para frente, portanto o que tivermos que acertar e corrigir no meio do percurso, nós vamos fazer, sempre com muito diálogo e respeito tanto com o Legislativo quanto com o Ministério Público e com toda a população “, destacou Netto Donato.

Ainda segundo a FGV foi identificado também o principal motivo das viagens diárias. O “trabalho”, de forma isolada ou combinada com “estudo”, foi indicado por 49% das pessoas (34% delas exclusivamente para trabalho), sendo que a maioria (96%) realiza viagens dentro do município. As compras com 21% e motivos de saúde 15% são os destinos das demais viagens.

O promotor de justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, Sérgio Domingues de Oliveira, considerou a audiência pública produtiva. “A audiência serve para o debate de ideias, avaliação do que está sendo feito, manifestação dos vários setores da sociedade civil e tentar chegar naquilo que é melhor para a cidade. É sempre melhor que aja um consenso, mas nem sempre é possível então a gente espera que pelo menos através desse processo possamos chegar a um processo rígido válido”, destacou Oliveira.

A audiência apresentou ainda, estudos sobre qual modo de transporte deveria receber mais atenção e investimentos por parte do poder público, zoneamento de tráfego, produção e atração de viagens, sistema viário e circulação, dispositivos de acesso ao sistema viário urbano, perfil viário, infraestrutura e frota do transporte coletivo, evolução da demanda de transporte, rede cicloviária, equipamentos para estacionamento de bicicletas, gestão da circulação, entre outros estudos de mobilidade urbana.

O secretário de Transportes e Trânsito, Cesinha Maragno, destacou de fundamental importância as contribuições da população e a discussão de ideias com a Câmara Municipal e a FGV. “Queremos ver o que é melhor para finalizarmos o PlanMob da melhor maneira possível, atendendo as necessidades da população. Se aprovado o PlanMob será enviado em abril ao Ministério dos Transportes”, explicou Maragno.

O professor da FGV, Marcos Bicalho, destacou que é normal que aja questionamentos em audiências públicas. “Algumas críticas são possíveis de serem incorporadas no plano, outras dependem de decisões do governo, nós somos executores, mas a audiência foi boa, as pessoas puderam interagir, conversar e vamos prosseguir”, finalizou.

A finalização do PlanMob deverá ocorrer até o final do mês de março e tem como etapa restante a definição de objetivos e metas quantificar os problemas apresentados no diagnóstico e elaborar a proposição a solução das ações e sua efetiva transformação em projeto de lei que deverá ser avaliado pela Câmara Municipal.

Também participaram da audiência pública o vice-prefeito Edson Ferraz, os vereadores Dé Alvim, Djalma Nery e Professora Neusa, além de secretários municipais, representantes de Conselhos e da sociedade civil.

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Relacionado

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Confira os casos de Dengue, Zika, Chikingunya e Febre Amarela
Next: COVID | São Carlos não registrou nenhuma morte; são mais 164 casos positivos
BANNER INTERNET_São Carlos_Dezembro_350x3500px_ Região em Destake
Portal Região em Destaque - 350x550
banner_350x550
drogaria2
350x550
acisc-pontencialize-ok
Jornal-Ruscito-(5)-1
Jornal-Ruscito-(5)-2
Jornal-Ruscito-(5)-3
Jornal-Ruscito-(5)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
banner_350x350
Região em Destake Post 350x350 px fim de ano 2025
terezinha-jesus-2020
funerais-pet
350x350

Você pode ter perdido

gcm2412
  • POLÍCIA

Guarda Municipal de Ibaté apreende mais drogas escondidas em cano de esgoto

Redação 24 de dezembro de 2025 0
gcm
  • IBATÉ

Guarda Municipal de Ibaté supera marca de 100 apreensões de drogas em 2025

Redação 24 de dezembro de 2025 0
Claudio Roberto Fernandes Gouvea
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Claudio Roberto Fernandes Gouvea, aos 53 anos

Redação 24 de dezembro de 2025 0
base fotos site_20251223_174510_0000
  • IBATÉ

Ibaté inicia operação experimental do sistema Muralha Paulista para reforçar a segurança

Redação 23 de dezembro de 2025 0

Calendário

dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov    

Posts recentes

  • Guarda Municipal de Ibaté apreende mais drogas escondidas em cano de esgoto
  • Guarda Municipal de Ibaté supera marca de 100 apreensões de drogas em 2025
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Claudio Roberto Fernandes Gouvea, aos 53 anos
  • Ibaté inicia operação experimental do sistema Muralha Paulista para reforçar a segurança
  • Clima de Natal leva acolhimento aos bebês da UTI Neonatal da Santa Casa de São Carlos
  • Voluntárias da Maternidade da Santa Casa recebem doação de roupas infantis 

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2025 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}