Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Prefeitura identifica parte de grupo venezuelano que pede ajuda em semáforos

Redação 20 de janeiro de 2023
SAMIR
Ações do município querem garantir a cidadania das 22 pessoas, 8 adultos e 14 crianças.

 

Durante os dias 17,18, e 19 de janeiro deste ano, equipes da Guarda Municipal de São Carlos estiveram nas ruas da cidade buscando a identificação e origem de um grupo de venezuelanos que está espalhado pelos semáforos da cidade pedindo ajuda para compra de alimentos e sustento. Durante as abordagens realizadas, foi constatado pelas equipes da GM que se trata de uma grande família de refugiados da situação de crise política, econômica e humanitária pela qual passa a Venezuela. Ainda não existe um número exato de venezuelanos em São Carlos, mas pelas abordagens recentes foram identificadas quatro famílias (22 pessoas – 8 adultos e 14 crianças).

O senhor Jesus Laura Sanches Zapata informou que são descendentes de indígenas, todos são da cidade de Tucupita Delta Tamacuro, e que chegaram ao Brasil em agosto de 2022 por Pacaraima-RR, local em que deram entrada no programa de refugiados conforme Lei Federal 9.474/97, recebendo, então, o CPF brasileiro.

Durante as abordagens, sempre dentro do mais alto rigor de respeito aos direitos humanos, as equipes da GM também descobriram que desde então o grupo vive migrando de cidade em cidade em busca de ajuda para viverem através de doações de mantimentos e dinheiro, uma vez que encontram muita dificuldade para conseguir trabalho fixo.

Informaram, ainda, que possuem residência fixa na cidade de Uberlândia-MG, onde pagam aluguel de uma casa, e que na cidade de São Carlos estão hospedados na pensão Colúmbia e pagam uma diária de R$130,00 por família. Senhor Jesus disse que não está fácil manter a alimentação e o sustento de seus 7 filhos e que voltará para Uberaba com a família logo que conseguir as passagens.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, disse que a operação teve a função primordial em saber se havia algum indício de exploração dessas pessoas. “A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social também foi acionada para acolher e dar suporte a essas famílias e já está trabalhando no sentido de que essas pessoas possam retornar à cidade de origem, Uberlândia, no Triângulo Mineiro”.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, disse que todos os imigrantes têm acesso aos serviços através dos equipamentos da assistência e abordagem social, porém como o grupo vive migrando de cidade em cidade, não querem estabelecer vínculos. “Os atendimentos realizados a essas quatro famílias buscam identificar sua trajetória, estruturação, necessidades e demandas, além de encaminhamentos e acompanhamento técnico voltados à proteção social que necessitam”.

A secretária disse, ainda, que 2 famílias, sendo 4 adultos e 6 crianças, já retornaram para de Uberlândia onde têm parte da família, inclusive outros filhos, além de residência. “Continuamos em atendimento e identificação das demandas de outras 2 famílias, 4 adultos e 8 crianças, realizando o trabalho voltado à proteção social. Todos são cidadãos e merecedores de nosso empenho”, finalizou Vanessa Soriano.

A maior parte dessas famílias já têm acesso a benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família. A trajetória delas foram: Roraima, Boa Vista, Manaus, Belém, Maranhão, Uberlândia e agora São Carlos. Nenhuma dessas famílias pretende se fixar em São Carlos.

Samir Gardini acredita que, assim como este, outros grupos também possam estar vindo ou tentando vir para São Carlos.  “Por isso, é muito importante que a nossa população, ao verificar essas pessoas descendo de veículos, anotem as placas e nos informem para que, dessa forma, possamos saber se há ou não alguém por detrás dessa ação. Aproveito, ainda, para agradecer e parabenizar todo o trabalho feito até aqui pela GM de São Carlos, com toda a segurança, cuidado e respeito às pessoas e à legislação”.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Prefeitura abre processo seletivo para contratação de professores em caráter temporário
Next: COVID | Araraquara confirma mais 2 mortes e 420 casos entre 13 e 19 de janeiro

LEIA TAMBÉM

i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
faixas01
  • SÃO CARLOS

SP-310 chega a 90% das terceiras faixas pavimentadas e avança com marginais em São Carlos

Redação 19 de setembro de 2026
prefeitura
  • SÃO CARLOS

Justiça rejeita liminar contra contratação da alimentação escolar em São Carlos

Redação 18 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro
  • Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário
  • Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil

Você pode ter perdido

machado
  • OBITUÁRIO

Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos

Redação 20 de setembro de 2026
EDITH-PLANTAO
  • POLÍCIA

Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos

Redação 20 de setembro de 2026
i2sp
  • SÃO CARLOS

Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro

Redação 19 de setembro de 2026
fun-terezinha
  • IBATÉ

Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário

Redação 19 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Ibaté se despede de Jurandir Tavares Machado, o “Machado do Posto”, aos 75 anos 20 de setembro de 2026
  • Manifestação por Edith Bonfim reúne motoristas e pede justiça em São Carlos 20 de setembro de 2026
  • Programa i2SP de Impacto abre inscrições gratuitas para empreendedores até 28 de setembro 19 de setembro de 2026
  • Funerária Terezinha de Jesus abre vaga para agente funerário 19 de setembro de 2026
  • Morre aos 77 anos Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil 19 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}