
A cidade de São Carlos realiza, na próxima semana, uma ampla programação voltada à inclusão no mercado de trabalho. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, promove o Feirão da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, dentro do “Dia D Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência”.
O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, na Casa do Trabalhador (Avenida São Carlos, 1.800), e no dia 24 de setembro, no SEST/SENAT (Rua Vera Lúcia Maiello César, 395, Parque Novo Mundo). Serão oferecidas mais de 50 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com entrevistas realizadas no próprio local.
Além das oportunidades profissionais, a programação inclui palestras, workshops, cursos de capacitação e serviços de bem-estar, como sessões de massagem. “Nosso objetivo é reforçar o compromisso com a inclusão no mercado de trabalho, garantindo a reserva de vagas em empresas de médio e grande porte, além de promover cidadania e empregabilidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paula Knoff.
Feira Emprega Transporte amplia horizontes
A programação também contará com a Feira Emprega Transporte, marcada para a quarta-feira (24), das 9h às 13h, no SEST/SENAT. O evento integra o Programa Nacional Emprega Transporte, que conecta profissionais às oportunidades do setor de transporte e logística, mas em São Carlos terá abrangência ampliada, contemplando vagas também no comércio, indústria e serviços.
Durante a feira, os participantes terão acesso a vagas de emprego, captação de currículos, serviços do Banco do Povo, divulgação de cursos de capacitação e palestras sobre a nova economia e os desafios do futuro do trabalho. Empresas da região estarão presentes realizando entrevistas, enquanto instituições de ensino apresentarão programas voltados à qualificação técnica.
Segundo André Luís Nascimento, gerente do SEST/SENAT em São Carlos, a iniciativa é “uma oportunidade concreta para quem busca recolocação profissional, deseja empreender ou se preparar para as transformações do mercado de trabalho”.