
No último sábado (30), a vereadora Raquel Auxiliadora (PT), realizou uma reunião virtual com apoiadores, representantes de vários movimentos sociais e organizações para planejar as ações que direcionarão o trabalho do seu mandato para os próximos seis meses.
Sua trajetória política é pautada por bandeiras ligadas aos direitos das mulheres, educação, juventude e cultura. Desde a campanha, sua proposta prioritária é a construção de um mandato participativo, onde a população se sinta representada e atue politicamente, definindo as ações do mandato.
A abertura do planejamento contou com uma análise da conjuntura municipal, realizada pelo presidente do PT São Carlos, Erick Silva; e uma análise de caráter nacional e estadual feita pelo Levante Popular da Juventude. A equipe do mandato da deputada estadual Márcia Lia (PT), realizou toda a parte metodológica e a mediação da reunião de planejamento.
Segundo Raquel, o objetivo dessa reunião é construir como serão as formas e critérios para legitimar a participação popular. “Queremos construir um mandato que seja realmente participativo, um Conselho mesmo, que vai decidir quais serão nossas ações prioritárias, para onde destinar emendas, onde a vereadora tem de estar. Como será um Conselho inteiramente aberto, pois é para incluir a população, precisamos definir os critérios, para que seja o mais democrático possível”, explica a vereadora.
Raquel destaca ainda que neste primeiro mês de legislatura a procura de lideranças de bairros e de pessoas ligadas à causa de direitos humanos foi grande. “Tem muitas pessoas que estão nos procurando para entender como isso funcionará e como poderão participar. Nosso gabinete está aberto para atender todas as demandas que chegam lá, mas eu também preciso estar lá nos bairros, conversar com a Dona Maria, Seu José, ir onde está o problema. Por isso que chamamos de “Mandato Em Movimento”, temos que ir até a população, essa é a nossa prioridade.”, diz ela.
Nos próximos dias uma nova reunião acontecerá para aprofundar o debate e tirar encaminhamentos mais sólidos quanto à forma de construção e participação da população no mandato. O objetivo é realizar depois disso, uma grande reunião popular para a formação do conselho do mandato.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]