São Carlos realiza 7ª Conferência Municipal de Cultura e define novos membros do Conselho

A 7ª Conferência Municipal de Cultura de São Carlos reuniu, no último sábado (9), artistas, produtores, gestores públicos e representantes da comunidade no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), ocorreu das 13h às 18h e teve como objetivo debater e propor diretrizes para o fortalecimento das políticas culturais locais.
Durante a conferência, os participantes discutiram temas centrais como “Juventude e Cultura”, “Cultura, História e Memória e Cultura Popular” e “Cultura, Comunicação e Participação Social”. Além dos debates, a conferência elegeu os novos representantes da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal de Política Cultural para o biênio 2025-2027.
A cerimônia contou com a presença de Alessandro Azevedo, coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em São Paulo, e da chefe de divisão Luiza Rosa, recebidos pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, e pelo secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso. A comitiva ainda visitou a Fundação Pró-Memória de São Carlos.
Azevedo destacou a relevância da realização da conferência, mesmo antes da definição das datas para os encontros estadual e nacional, ressaltando a forte adesão de São Carlos às políticas do Ministério da Cultura (Minc). “A conferência é o espaço onde se definem pautas para a implementação das políticas públicas culturais com participação da sociedade civil. É um movimento essencial para consolidar as políticas culturais nos estados e municípios”, afirmou.
Ele também mencionou a ampliação do Sistema Nacional de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garantem recursos para obras, manutenção de espaços culturais e a descentralização do financiamento.
Para o secretário Leandro Severo, o evento marca um novo momento para a cultura em São Carlos. “São Carlos respira cultura em suas diversas expressões. A conferência é uma oportunidade de organizar e potencializar essa força, projetando novas ações que terão impacto positivo no futuro”, disse. Severo ressaltou ainda que a cidade receberá, por meio da PNAB, R$ 1,7 milhão anuais até 2029, reforçando o orçamento municipal para atividades culturais.
A programação da conferência incluiu rodas de conversa, grupos de trabalho, palestras e apresentações culturais, com a participação da vereadora Raquel Auxiliadora, secretários adjuntos, diretores e servidores da SMCT.
Confira os novos membros eleitos para o Conselho Municipal de Política Cultural (biênio 2025-2027):
- Entidades culturais sem fins lucrativos: Academia Literária de São Carlos
- Culturas Populares e Afro-Brasileiras: Titular – Alice Maria Matias Cerqueira das Neves; Suplente – Leonardo Bogas Santos
- Audiovisual: Titular – Letícia Gomes de Assis; Suplente – Allane Gavassa (Dança)
- Arte-educação: Titular – Luiz Augusto Vieira Manoel; Suplente – Ana Cristina Cassiano
- Teatro: Titular – Marco Donizete Paulino da Silva; Suplente – Luiz Carlos Anelli Junior (Artes Visuais)


























