A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos promove nesta sexta-feira (28), das 8h às 15h30, no auditório do Paço Municipal, o Simpósio HIV – Fique Sabendo 2025, cujo tema central é “Informação que Transforma, Prevenção que Salva”. A iniciativa integra a campanha municipal de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), reforçando o papel estratégico da informação, da testagem rápida e do diagnóstico precoce.
O encontro é voltado a profissionais da saúde e estudantes da região, reunindo especialistas de referência nacional e estadual. Entre os nomes confirmados estão o infectologista Dr. Paulo Abrão, da Escola Paulista de Medicina e presidente da Sociedade Paulista de Infectologia; Dra. Carolina Toniolo, Dra. Sigrid Sousa Santos, Dr. Daniel Litardi, Dr. Leonardo Pozzi e a ativista Silvia Almeida, que compartilharão experiências e atualizações sobre prevenção, cuidados e estratégias de enfrentamento ao HIV.
A campanha Fique Sabendo, que ocorre ao longo de todo o mês, amplia a oferta de testes rápidos gratuitos e sigilosos em diferentes pontos da cidade, incluindo USP I e II, UFSCar, Unidade de Simulação e Saúde (USS), Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), além das UBSs e USFs. As equipes de atendimento são capacitadas para garantir acolhimento, privacidade e orientações adequadas, reforçando que o diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento no momento oportuno e interromper a cadeia de transmissão.
A supervisora do CAIC, Cíntia Ruggiero, destaca que as ações educativas antecedem o simpósio. “Iniciamos a programação no dia 18 de novembro, na UFSCar, com distribuição de kits de prevenção no Pré-Tusca, incluindo autotestes, preservativos, gel e material informativo, além da oferta de PrEP. No dia 25, realizamos testagens na Fundação Casa. E no dia 5 de dezembro estaremos no Centro de Simulação da UFSCar, das 8h às 15h”, afirmou.
Para a diretora Denise Martins Gomide, a testagem rápida é determinante para salvar vidas. “Esses testes oferecem diagnóstico ágil de HIV, sífilis e hepatites B e C, permitindo início imediato do tratamento, melhorando a qualidade de vida e reduzindo a transmissão”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou o compromisso da rede pública com informação, cuidado e prevenção. “Diagnosticar cedo salva vidas e impede novas transmissões. Nossa missão é ampliar o acesso à testagem, garantir acolhimento seguro e disseminar informação de qualidade. Saúde pública se faz com responsabilidade, conhecimento e, sobretudo, com cuidado às pessoas”, destacou.
O evento conta com apoio institucional da Unimed São Carlos e da Santa Casa. Devido ao simpósio, não haverá atendimento ao público no CAIC nesta sexta-feira (28). Os pacientes foram avisados e tiveram seus atendimentos reagendados.
















