
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania recebeu, na quinta-feira, 2 de julho, a visita técnica da multiplicadora do Programa Criança Feliz da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Hérica Rocha Phelippe. O encontro foi realizado na sede da pasta e teve como objetivo orientar o município sobre novas diretrizes relacionadas ao atendimento à primeira infância.
Participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci; a chefe da Seção de Apoio ao Planejamento Social, Juliana Vieira; o diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Tiago Rodrigo Iglesias; e a supervisora da unidade do Centro de Referência de Assistência Social do Pacaembu, Aline Dezan Scupin Pereira.
A visita tratou das adequações previstas na Resolução CNAS/MDS nº 219/2025, que regulamenta o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos. A normativa estabelece mudanças na organização do serviço, nas atribuições das equipes técnicas, na execução das visitas domiciliares e no processo de transição para o novo modelo.
Durante o encontro, também foram discutidas as responsabilidades dos municípios na implementação das novas diretrizes. A proposta é fortalecer o atendimento às famílias, qualificar o acompanhamento domiciliar e garantir maior efetividade às ações voltadas à proteção social de gestantes e crianças na primeira infância.
De acordo com a secretária Gisele Santucci, a qualificação permanente das equipes é fundamental para fortalecer a política pública de assistência social. “O Sistema Único de Assistência Social é uma política pública essencial para a garantia de direitos e a proteção social das famílias. Momentos como este fortalecem o trabalho desenvolvido pelo município, promovem o aprimoramento contínuo das equipes e contribuem para que os serviços sejam ofertados com cada vez mais qualidade, assegurando atenção integral às famílias e a efetivação dos seus direitos”, afirmou.
A visita técnica reforça o compromisso do município com a atualização dos serviços socioassistenciais e com a melhoria do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente gestantes e crianças de até 6 anos.





















