Encerramento em grande estilo para a temporada 2025 nos ralis nacionais. Com dois dias de desafios no percurso montado na Fazenda Álamo, em São Carlos (SP), o 4° Rally Terra Verde concluiu a disputa do Brasileiro de Rally Baja e definiu seus campeões. Mais uma vez, motos e UTVs encararam um roteiro de 65km em meio a canaviais com características variadas: trechos em subidas e descidas, partes sinuosas, curvas fechadas e saltos. Uma combinação perfeita para testar a habilidade de pilotos e navegadores, e a eficiência de seus equipamentos. Foram duas voltas, tanto no sábado (06) quanto no domingo (07), totalizando 260km cronometrados.
Sobre duas rodas, Guilherme Bissotto festejou em dose dupla. Mais rápido nos dois dias, o piloto de Luiz Eduardo Magalhães (BA) venceu o Rally Terra Verde e confirmou a conquista do Brasileiro de Baja. Na luta pelo título, o fluminense Nicolas Rodriguez mostrou sua força, mas enfrentou problemas no sábado que o deixaram a apenas quatro pontos do rival.
“Estou muito feliz por finalizar o campeonato dessa maneira e entregar um bom trabalho. Ganhamos o Terra Verde na categoria e na classificação geral e, com a pontuação da prova, garanti o título. Larguei para o segundo dia sabendo que precisava vencê-lo, foi luta até o final”, destacou Bissotto. “Minha família batalhou bastante por isso, agradeço a todos os meus patrocinadores”, completou.
Disputa acirrada também nos UTVs, entre grandes nomes da modalidade, separados por diferenças apertadas. Nenhum deles conseguiu, no entanto, bater Bruno Varela. O representante da “Família da Poeira” dominou os dois dias para faturar o 4º Rally Terra Verde. “Foi um rally maravilhoso, a organização está de parabéns. Disputamos do começo ao fim com o Kaique (Bentivoglio), o (André) Hort, o Pedro (Macdowell) e fizemos uma boa prova, com excelente aproveitamento. E encaramos saltos de todos os tipos: torto, de lado, com erosão, sem erosão. O piso estava bem seco”, resumiu Bruno.
A segunda posição na classificação geral foi mais que suficiente para dar a Hort o título brasileiro de Baja, de forma inédita. “É um sentimento muito bom, especialmente porque o campeonato estava bastante apertado. Agradeço aos organizadores e à equipe; eu faço a menor parte, que é pilotar, pois tudo o que envolve o esporte é imenso. O início de temporada foi bem difícil, mas ela ficou bem melhor na segunda metade”, festejou o catarinense.
O diretor geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, também celebrou a conclusão de um 2025 de muito trabalho, com diversas novidades e reafirmando a qualidade técnica de seus eventos. “Chegamos à quarta edição do Rally Terra Verde que, a cada ano, consolida-se no calendário da modalidade, com um percurso completo e desafiador. Satisfação por mais uma temporada entregue, atendendo às expectativas dos participantes, patrocinadores e apoiadores. Nosso foco agora se volta para 2026”.
4° Rally Terra Verde
São Carlos (SP) – Brasileiro de Rally Baja CBM
Classificação final
Moto
- 1º Guilherme Bissotto, Yamaha WR 450F, bLU cRU,(1)MT1, 4h01min13
- 2º Andres Suarez, Husqvarna FE 501, Bianchini Rally, (1)MT2, 4h27min02
- 3º Luiz Cunha, Honda CRF 450RX, Spot Racing, (1)MT3, 4h43min30
- 4º Izac Martins, Honda CRF 250F, Dust Rally Team, (1)MT3, 4h47min14
- 5º Lucas Espíndola, Honda CRF 250F, Mega Motos Honda, (1)MRG, 4h50min11
UTV
- 1º Bruno Varela, Can-Am Maverick R, Monster Energy Varela Rally, (1)UTU, 3h51min05
- 2º André Hort, Can-Am Maverick R, MH Racing, (2)UTU, 3h52min33
- 3º Kaíque Bentivoglio, Polaris RZR Pro R, Polaris One, (1)UT2, 3h53min21
- 4º Conrado Matsumoto, Can-Am Maverick R, Cotton Racing, (3)UTU, 3h56min14
- 5º Thiago Torres / Eduardo Shiga, Can-Am Maverick R, T+A Rally Team, (1)UTR, 3h56min51
O 4º Rally Terra Verde tem apoio de Kondz, SannAgro Prefeitura de São Carlos, Cotton Racing e Garagem de France
Supervisão: CBM e FPM
Organização: Rallymakers















