O município de São Carlos intensificou nesta quinta-feira (30) suas ações de combate à violência e aos crimes contra a população idosa, dentro da Operação Virtude, mobilização nacional coordenada pelos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos. A principal atividade local foi uma palestra interativa no Centro de Referência do Idoso (CRI) Vera Lúcia Pilla, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Polícia Militar.
A ação, que reuniu dezenas de idosos, teve como foco a prevenção de golpes financeiros, crimes virtuais e outras violações de direitos. A iniciativa faz parte de uma série de encontros em unidades da rede socioassistencial, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos idosos sobre os riscos e fortalecer a rede de proteção social.
“Todos os dias recebemos relatos de novos tipos de golpe. Muitos idosos vivem isso na pele e, às vezes, nem nós sabemos como orientá-los corretamente. A fala dos profissionais foi perfeita — foi uma conversa esclarecedora e participativa”, afirmou Nilva Rodrigues, coordenadora do Centro Vera Lúcia Pilla.
A aposentada Vera Lúcia Nogueira, moradora do condomínio Vida Longa, destacou a importância da ação. “Todo dia tem alguém com problema por causa de mensagem falsa ou ligação de banco. Muitos não sabem lidar com o celular e acabam caindo em golpes. Essas palestras são fundamentais, todo idoso deveria participar”, relatou.
A soldado Mangerona, da Polícia Militar, explicou o papel da corporação na operação. “Estamos aqui para orientar, prevenir e proteger. A informação é a melhor ferramenta contra o crime. Nosso trabalho é garantir que os idosos saibam como se defender e a quem recorrer”, destacou.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, as ações são resultado direto das demandas levantadas na 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada neste ano. “Proteger os idosos é garantir seus direitos. Essa parceria com a Polícia Militar fortalece nossa rede de proteção social e leva informação diretamente aos territórios. É uma ação que nasce da escuta e da demanda real da comunidade”, afirmou.
A Operação Virtude, que ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros, já soma mais de 1.200 denúncias apuradas, 5.677 vítimas atendidas, 401 prisões e cerca de 10 mil diligências realizadas. As ações educativas alcançaram meio milhão de pessoas em todo o país, reforçando o compromisso com a proteção da população idosa e a promoção de uma sociedade mais segura e informada.





















