Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos registra crescimento nas exportações, mas produtos de alta tecnologia enfrentam queda
  • SÃO CARLOS

São Carlos registra crescimento nas exportações, mas produtos de alta tecnologia enfrentam queda

Redação 18 de agosto de 2025
INFORMATIVO-ACISC

O Informativo Econômico da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) desta segunda-feira, 18 de agosto, traz uma análise detalhada sobre as exportações brasileiras e o desempenho da cidade de São Carlos no comércio exterior. Apesar de o Brasil ter registrado crescimento de 2,2% nas exportações de janeiro a agosto de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, o resultado revela contrastes preocupantes, especialmente no setor de produtos de maior grau tecnológico.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, os avanços foram puxados pela Agropecuária (+13,1%), pela Indústria Extrativa (+17%) e pela Indústria de Transformação (+11,3%). Entre os destaques positivos estão o milho não moído (+27,8%), o mel natural (+129,5%), a soja (+20,8%), além dos expressivos crescimentos de minérios de níquel (+244,0%), alumínio (+194,4%) e ouro não monetário (+126,0%).

Entretanto, houve queda significativa em produtos de maior valor agregado, como aeronaves (-48,0%), plataformas de petróleo e estruturas flutuantes (-90,6%) e sucos de frutas ou vegetais (-50,8%). Essa redução acende um alerta para a indústria de transformação de maior intensidade tecnológica, que tem peso relevante na economia de cidades como São Carlos.

No cenário local, São Carlos apresentou um crescimento expressivo de 22% nas exportações entre janeiro e julho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os principais parceiros comerciais da cidade continuam sendo México e Estados Unidos, responsáveis por 35% e 21% das exportações, respectivamente, neste período.

Segundo a ACISC, os efeitos das tarifas adicionais ainda não foram sentidos de forma concreta na produção local, mas devem se tornar mais evidentes a partir de setembro, com reflexos na balança comercial e no emprego.

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, ressaltou que “os números mostram que São Carlos segue com desempenho positivo nas exportações, mas precisamos estar atentos ao impacto das novas tarifas e à queda nas vendas de produtos de maior valor agregado, como aeronaves. Esses setores representam tecnologia, inovação e empregos qualificados, e qualquer retração pode trazer consequências para toda a cadeia produtiva local. A ACISC continuará acompanhando de perto esse cenário e apoiando as empresas associadas”, afirmou.

Já o economista do Núcleo Econômico da entidade, Elton Casagrande, avaliou que o crescimento das exportações brasileiras e locais foi puxado por produtos primários e de menor intensidade tecnológica, enquanto segmentos industriais mais sofisticados registraram quedas relevantes. “Isso nos preocupa porque São Carlos tem tradição e capacidade instalada em setores de alta tecnologia. Caso esse movimento se mantenha, pode haver reflexos na geração de empregos e na competitividade internacional da nossa indústria já nos próximos meses”, destacou.

A ACISC reforça a importância de acompanhamento constante dos indicadores econômicos e seguirá oferecendo análises para orientar empresários e a sociedade sobre os rumos da economia local e nacional.

Assessoria de Imprensa – ACISC São Carlos

 


Post navigation

Previous: São Carlos inicia revisão do Plano Diretor com foco em mobilidade e infraestrutura urbana
Next: Despedida de Seraphin Muto: uma homenagem ao amigo de quatro patas

LEIA TAMBÉM

bonita02
  • SÃO CARLOS

Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
startup
  • SÃO CARLOS

Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
pastor01
  • SÃO CARLOS

Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara

Redação 17 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Val Construtor acompanha operação tapa-buracos ao lado do prefeito no bairro Popular
  • Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos
  • Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos
  • Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara
  • Prefeitura de Ibaté reforça cronograma do Cata-Treco e pede colaboração da população

Você pode ter perdido

val-ronaldo
  • IBATÉ

Val Construtor acompanha operação tapa-buracos ao lado do prefeito no bairro Popular

Redação 17 de março de 2026
bonita02
  • SÃO CARLOS

Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
startup
  • SÃO CARLOS

Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
pastor01
  • SÃO CARLOS

Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara

Redação 17 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}