O novo boletim de arboviroses divulgado pela Prefeitura de São Carlos nesta quinta-feira (30) revela a gravidade do cenário epidemiológico no município. Desde o início de 2025, já foram registradas 28.960 notificações de dengue, com 8.793 casos descartados e 20.139 positivos, todos autóctones — ou seja, transmitidos dentro do próprio município. O relatório também confirma 22 óbitos por dengue e um por febre amarela, além de dois óbitos ainda em investigação.
De acordo com o levantamento, apenas nesta semana foram confirmados 7 novos casos de dengue, além de 36 resultados de exames de semanas anteriores. Outros 28 casos seguem em análise laboratorial. A doença continua atingindo principalmente moradores de bairros densamente povoados e com histórico de infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor também da chikungunya, zika e febre amarela.
No mesmo período, a cidade registrou 591 notificações de chikungunya, sendo 5 casos confirmados — três autóctones (Vila Prado, Parque Delta e Centro) e dois importados (Ubatuba e São José do Rio Preto). Para zika, foram contabilizadas 523 notificações, todas descartadas, e para febre amarela, três registros, com um óbito confirmado, de um homem de 72 anos residente na zona rural.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta à população sobre a importância das ações de prevenção e eliminação de criadouros, especialmente nesta época de clima quente e úmido, que favorece a reprodução do mosquito. As equipes de controle de endemias seguem realizando mutirões, visitas domiciliares e orientações educativas para conter o avanço das arboviroses em São Carlos.

















