Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | SAAE entrega revitalização da Praça da ETA
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | SAAE entrega revitalização da Praça da ETA

Redação 13 de novembro de 2023
ETA1
Tom de nostalgia marcou o evento na noite de sábado. Convidados e população em geral aprovaram e aplaudiram a reforma

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) devolveu à população na noite do último sábado, 11/11, um antigo ex-cartão postal no coração de São Carlos: o espaço público ‘João Augusto Bianco’ na entrada da Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza, na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1.201. A revitalização foi o resgate de um ambiente e de um cenário que encantaram gerações. Durante a cerimônia, o show de luzes e cores, aliado ao projeto paisagístico ao redor do espelho d’água e cascata, deu o tom da nostalgia de um local que estava esquecido há vinte anos. A nova logomarca da autarquia na fachada também ganhou iluminação especial.

Além do presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, e do chefe de Gabinete, José Augusto Santana, participaram da solenidade de entrega da revitalização, além de moradores, diversos servidores do SAAE e da Prefeitura, e vários Secretários Municipais, entre eles o Secretário de Governo, Netto Donato, que representou o Prefeito Airton Garcia. O vereador Bruno Zanchetta, representando a Câmara Municipal, também esteve presente junto com o vereador Lucão Fernandes.

O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, ficou contente com a receptividade dos convidados para a cerimônia e com a aprovação da comunidade em geral. “Essa reinauguração traz consigo parte da ideia geral de modernização da autarquia que já começamos a implantar dentro de um novo modelo de gestão. Este é um espaço que trata 100% da água entregue aos moradores, além de um lugar de educação ambiental que pretende incentivar a conscientização sobre o respeito com a água. Não podia mais permanecer esquecido como estava. Uma noite de alegria em um dia histórico para todos nós”.

José Augusto Santana, chefe de Gabinete do SAAE São Carlos, foi quem cuidou do projeto em todas as suas etapas por determinação da presidência. “Colocamos aqui 36 bicos de jatos de água, com cinco coreografias diferentes, além de um arrojado paisagismo com 845 plantas. Queremos que as noivas voltem a tirar fotos aqui, e que o espaço seja, de novo, mais uma opção de passeio e lazer das famílias. Das três fontes que existiam em São Carlos (praça da Catedral, largo da Igreja São Benedito e ETA/SAAE) a nossa, por enquanto, é a primeira a ser reativada. Motivo de grande orgulho”.

“O prefeito Airton Garcia pede para que nós resgatemos a história de São Carlos. E esta, que o SAAE entrega agora, é uma parte dela. A ETA Vila Pureza merecia esse novo olhar. Afinal de contas, ela garante a qualidade da água que todos nós recebemos em casa. Um trabalho de excelência que tem recebido a avaliação máxima do Inmetro nos últimos. Todos estão de parabéns: o SAAE, seus servidores, e a população em geral”, disse o Secretário de Governo, Netto Donato.

A aposentada Lígia do Carmo Hebling, de 59 anos, que nasceu em São Paulo mas mora em São Carlos há 52, ficou encantada com as melhorias na fonte luminosa do SAAE. “Eu estou emocionada. Estou chorando de emoção. É lindo o trabalho que foi feito aqui. Emocionante. Vocês estão de parabéns. Não tenho palavras para descrever o que eu estou sentindo”.

HISTÓRIA

A Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza começou a ser construída em 1957 e inaugurada três anos depois. Em 1973 ganhou uma ampliação. Mas foi em 12 de maio de 2000, que a ETA recebeu um auditório na parte interna, o espelho, a cascata, a fonte de água, a iluminação e a praça na parte externa. O local ganhou o nome de ‘Espaço Público João Augusto Bianco’. Depois, em 2002, ele foi desativado.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Acompanhe o que Abre e Fecha no Feriado da Proclamação da República
Next: SÃO CARLOS | Educação reforça orientação de hidratação e atividades moderadas diante da onda de calor
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

fatec
  • SÃO CARLOS

Fatec São Carlos abre inscrições para o Vestibular 2026 com cursos gratuitos e foco em inovação e tecnologia

Redação 13 de outubro de 2025
netto-der03
  • SÃO CARLOS

Netto Donato recebe técnicos do DER e da SP Águas para discutir obras dos piscinões da Vila Prado e da Chaminé

Redação 13 de outubro de 2025
lilia-guerra
  • IBATÉ

Ibaté recebe a escritora Lilia Guerra em encontro literário que valoriza a cultura e a literatura afro-brasileira

Redação 13 de outubro de 2025
CRIANCAS03
  • IBATÉ

Milhares de famílias celebram o Dia das Crianças na Pirâmide da Mata do Alemão

Redação 13 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Fatec São Carlos abre inscrições para o Vestibular 2026 com cursos gratuitos e foco em inovação e tecnologia
  • Netto Donato recebe técnicos do DER e da SP Águas para discutir obras dos piscinões da Vila Prado e da Chaminé
  • Ibaté recebe a escritora Lilia Guerra em encontro literário que valoriza a cultura e a literatura afro-brasileira
  • Milhares de famílias celebram o Dia das Crianças na Pirâmide da Mata do Alemão
  • Sábado Letivo Especial em Ibaté celebra o Dia das Crianças com alegria e aprendizado
  • INFORME INSTITUCIONAL: pauta da sessão ordinária desta segunda-feira, 13, da Câmara de Ibaté

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}