Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Secretária de Cidadania de Catanduva visita Centro Pop
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Secretária de Cidadania de Catanduva visita Centro Pop

Redação 12 de setembro de 2022
CENTROPOP

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva, Marcela Alvarez, visitou na última sexta-feira (09/09), o Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP), o serviço de abordagem social e serviços de acolhimento oferecidos pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

O Centro POP realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua, por equipe interdisciplinar, voltada ao fortalecimento das redes sociais de suporte, autonomia, participação, inclusão social e a convivência comunitária e familiar das pessoas em situação de rua. No POP, as pessoas em situação de rua têm acesso à higiene, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como segurança alimentar, saúde, trabalho e educação. A unidade funciona como ponto de apoio para pessoas que estão nas ruas.

O serviço de abordagem social de São Carlos é realizado no período noturno em todos os dias da semana com abordagens e busca ativa, visando identificar a incidência de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade temporária e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

“Estamos buscando experiências bem-sucedidas de outros municípios no atendimento à população em situação de rua e a Diretoria Regional de São José do Rio Preto, a qual pertencemos, nos indicou como referência o trabalho exitoso realizado aqui em São Carlos no Centro POP e na Casa de Passagem, além da ronda estendida. Na verdade, nós já temos os equipamentos, mas precisamos cada vez mais aprimorar o serviço oferecido. Passamos por uma pandemia e sentimos uma mudança no perfil desse público, além do aumento na população de dependência química, que acabou acessando as ruas”, explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Catanduva, Marcela Alvarez.

Já Vanessa Soriano, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, passou todos os dados de São Carlos relativos aos atendimentos realizados com população em situação de rua. “É muito importante essa troca de experiência, recentemente recebemos Araçatuba e agora Catanduva que vieram conhecer o serviço diferenciado que oferecemos para esse público. Todos os municípios estão sentindo o aumento de pessoas em situação de rua, pessoas que usam a rua em situação de vulnerabilidade temporária sejam elas crianças ou mulheres. Como formas de lidar com a situação, todas as Prefeituras estão trabalhando para a ampliação das ofertas de acolhimento institucional, ampliação da estratégia de trabalho e renda, e a construção de estratégias de moradia”.

A secretária de São Carlos também revelou que 290 pessoas que usam a rua para sobrevivência, para moradia, estão sendo atendidas pelo os serviços municipais neste momento. “Oferecemos oficinas, acesso à higiene, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e atendimento com uma equipe interdisciplinar, com assistente social, psicólogos e cartão alimentação do Restaurante Bom Prato”, finalizou Vanessa Soriano.

O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o 3307-4795. Já a Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone de contato é o 3361-1267.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: GERAL | PROCON E OAB São Carlos firmam parceria
Next: IBATÉ | Cabine de caminhão abre e motorista pula para não se machucar

LEIA TAMBÉM

elton-bruno
  • SÃO CARLOS

Bruno e Elton apoiam projeto que endurece punições por maus-tratos a animais

Redação 4 de fevereiro de 2026
lucao
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes cobra ações firmes contra o feminicídio após novo caso na região

Redação 3 de fevereiro de 2026
ferraz02
  • SÃO CARLOS

Edson Ferraz propõe rua de lazer aos domingos para Esporte, Cultura e Convivência em São Carlos

Redação 3 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
banner_350x350
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • GCM de Araraquara prende jovem por tráfico de drogas no Jardim São Rafael II
  • Bruno e Elton apoiam projeto que endurece punições por maus-tratos a animais
  • Prefeitura de Ibaté reforça frota com aquisição de duas novas máquinas
  • Guarda Municipal atende ocorrência de violência doméstica na região da Avenida Liberdade
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Helena Mathias, aos 73 anos

Você pode ter perdido

drogas0402-1
  • POLÍCIA

GCM de Araraquara prende jovem por tráfico de drogas no Jardim São Rafael II

Redação 4 de fevereiro de 2026
elton-bruno
  • SÃO CARLOS

Bruno e Elton apoiam projeto que endurece punições por maus-tratos a animais

Redação 4 de fevereiro de 2026
caminhao
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté reforça frota com aquisição de duas novas máquinas

Redação 4 de fevereiro de 2026
maria-da-penha
  • POLÍCIA

Guarda Municipal atende ocorrência de violência doméstica na região da Avenida Liberdade

Redação 4 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • GCM de Araraquara prende jovem por tráfico de drogas no Jardim São Rafael II 4 de fevereiro de 2026
  • Bruno e Elton apoiam projeto que endurece punições por maus-tratos a animais 4 de fevereiro de 2026
  • Prefeitura de Ibaté reforça frota com aquisição de duas novas máquinas 4 de fevereiro de 2026
  • Guarda Municipal atende ocorrência de violência doméstica na região da Avenida Liberdade 4 de fevereiro de 2026
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Helena Mathias, aos 73 anos 4 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}