Com o propósito de impulsionar o desenvolvimento do setor gastronômico e capacitar empreendedores em tempos desafiadores, São Carlos sediou, na última segunda-feira (10/11), a Virada Gastronômica SP, iniciativa promovida pela Abrasel Alta Mogiana – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e o Onovolab. O evento foi realizado no auditório do Onovolab, na Rua Aquidaban, no Centro, das 16h às 22h, e contou com a presença de profissionais e gestores de bares, restaurantes e empresas do setor de alimentação fora do lar (AFL).
A edição são-carlense ofereceu ferramentas práticas e conteúdos estratégicos sobre gestão financeira, planejamento, controle de custos e inovação, com foco na sustentabilidade e na competitividade dos negócios gastronômicos. Durante o encontro, os participantes puderam aprender a maximizar a rentabilidade, otimizar processos e recrutar equipes de alta performance, além de conhecer alternativas de financiamento para fortalecer o crescimento do setor.

O diretor executivo da Abrasel Alta Mogiana, Vinicius Iozzi, ressaltou a importância do evento como espaço de troca de experiências. “A Virada Gastronômica de São Carlos foi uma oportunidade para os participantes aprenderem sobre gestão estratégica, aumento da lucratividade e fortalecimento dos negócios em um mercado cada vez mais competitivo. Também foi um momento de capacitação para quem enfrenta desafios como baixa rentabilidade, dificuldade de recrutamento e necessidade de controle de custos”, destacou Iozzi.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enalteceu a parceria com a Abrasel e o papel do evento na valorização da gastronomia local. “Representou uma oportunidade de negócios para os empreendedores locais adquirirem conhecimento, se atualizarem e se conectarem com especialistas. Vamos acolher esse trabalho, organizar o setor, dinamizar nosso calendário de eventos e qualificar os profissionais, ampliando a oferta cultural e turística em São Carlos”, afirmou.
A programação incluiu palestras com Vinicius Iozzi (“O novo papel do dono de restaurante: como sair da operação”), Andréa Haddad (“Recrutamento e seleção sob medida para formar equipes de alta performance”) e Marília Liotino, da Sou Conhecimento, que abordou o tema CMV e precificação estratégica para aumentar a rentabilidade.
Também estiveram presentes os secretários adjuntos Valéria Mazola (Cultura), Hicaro Alonso (Turismo), Fabiana Nascimento (Departamento de Qualificação do Turismo) e Mariana Navarro (Departamento de Artes e Cultura).
A Virada Gastronômica SP – Edição São Carlos reforça o compromisso da cidade em promover o empreendedorismo, a inovação e a qualificação profissional como pilares do fortalecimento do setor de bares e restaurantes — um segmento vital para a economia e a identidade cultural são-carlense.


















