
Maratona de criação de jogos digitais une tecnologia, cultura e meio ambiente, promovendo consciência ambiental entre jovens
Entre os dias 4 e 6 de julho, São Carlos foi o palco da terceira etapa do Bird Game Jam Tour 2025, uma maratona de desenvolvimento de videogames com foco na biodiversidade brasileira. Realizado no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), o evento reuniu cerca de 40 jovens de várias regiões do Estado, que, em apenas 48 horas, criaram 14 jogos digitais inspirados no comportamento e nas interações ecológicas das aves do Brasil.
Com o objetivo de unir tecnologia, cultura e meio ambiente, o Bird Game Jam promove um espaço colaborativo, inclusivo e criativo para programadores, designers, artistas, roteiristas, músicos e entusiastas da indústria de jogos digitais. Além da produção intensiva, os participantes receberam mentorias de profissionais das áreas de games e ornitologia, com suporte técnico e científico durante todo o processo.
A maratona integra o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC/SP) e conta com o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além de parceiros como Avistar Brasil, SAVE Brasil, Goethe-Institut São Paulo, SENAI-SP, SEBRAE São Carlos, UFSCar, CEMAC e Legado das Águas, local da próxima edição em Miracatu.
Durante a etapa em São Carlos, foram destacadas mais de 20 espécies da avifauna brasileira, reforçando a importância da economia criativa. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, “o evento fomentou a inovação no setor de jogos digitais, gerou oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e econômico, além de valorizar a rica biodiversidade do nosso país. São ações como essa que merecem nosso total apoio.”
Ana Júlia Cano, uma das idealizadoras do projeto, afirmou que o Bird Game Jam vai além da produção de jogos. “Queremos que os desenvolvedores conheçam mais sobre a natureza brasileira e traduzam esse conhecimento em jogos que despertem a consciência ambiental.” Ela também ressaltou o potencial universitário e tecnológico de São Carlos como sede do evento.
Bia Carvalho, da coordenação do evento, destacou o impacto na formação da nova geração. “É uma oportunidade de mostrar aos jovens da Geração Z possibilidades concretas de carreira e renda utilizando a tecnologia em favor da preservação ambiental. A economia criativa está transformando o cenário profissional, e os games são um elo poderoso nesse processo.”
Os jogos desenvolvidos durante o Bird Game Jam estarão disponíveis gratuitamente no site www.birdgamejam.com/jogos. No segundo semestre, essas produções também serão apresentadas ao público em eventos de ecoturismo e observação de aves nas cidades de Botucatu, São Paulo, Ilhabela e Peruíbe, aproximando a cultura gamer da conservação ambiental e de novos públicos, como birdwatchers e fotógrafos de natureza.
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]