Skip to content
logo-novo-topo

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | T.O. do HU-UFSCar desenvolve atividades de lazer junto aos pacientes durante a internação

Redação 2 de junho de 2020
to02
Foram elaborados kits adultos e infantis distribuídos entre pacientes e acompanhantes

 

A equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) elaborou atividades específicas de lazer para pacientes internados e seus acompanhantes. A proposta está sendo implementada tanto na área reservada para casos de Covid-19 como da internação por outras doenças.

Para o terapeuta ocupacional e idealizador do projeto, Daniel Ferreira Dahdah, as atividades de distração, diversão e lazer são comumente utilizadas no dia a dia, mas durante a internação, acabam ficando em segundo plano. “Isso pode gerar uma sobrecarga emocional no paciente porque todos os seus pensamentos estão concentrados no processo de adoecimento e imersos na rotina hospitalar, que é mais rígida e cheia de procedimentos muitas vezes desconhecidos e dolorosos. É necessário, então, estabelecer um equilíbrio a fim de evitar que o paciente sofra mais na vivência da hospitalização. Ainda mais neste contexto atual de pandemia, que se faz necessário o distanciamento das pessoas queridas”, afirma Dahdah.

Mariana Ortelani de Toledo Martins, também terapeuta ocupacional do HU, destaca que “essas atividades são importantes para auxiliar os pacientes no enfrentamento dos desafios impostos pelo isolamento durante a sua estadia no Hospital”.

Os kits são compostos por materiais de escritório e propostas de passatempos. A foto da equipe de Terapia Ocupacional foi impressa na capa na tentativa de aproximar os profissionais dos pacientes. “Essa tentativa é importante, uma vez que o uso dos vários equipamentos de proteção individual acaba prejudicando o contato face a face, tão necessário para criar uma relação de confiança e de segurança com os pacientes”, explica Dahdah.

Além disso, para as crianças, foram confeccionados brinquedos com material reciclado que são descartados após a internação, para evitar a contaminação e transmissão de vírus. Os brinquedos são distribuídos de acordo com a idade do paciente. Para as mães de bebês de 0 a 1 ano também são oferecidas orientações sobre o desenvolvimento psicomotor e formas de estimular a criança durante a internação.

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SAÚDE | Unimed São Carlos implanta Programa Social “Fazendo a Diferença”
Next: IBATÉ | Secretaria Municipal de Educação reorganiza o calendário escolar

LEIA TAMBÉM

cenmac
  • SÃO CARLOS

Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos

Redação 24 de setembro de 2026
feira
  • SÃO CARLOS

Feira de adoção em São Carlos terá 251 cães e gatos à espera de um novo lar

Redação 24 de setembro de 2026
romima
  • SÃO CARLOS

Rua Episcopal terá interdições neste domingo para Taça São Paulo de Carrinho de Rolimã

Redação 24 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado
  • Guarda Municipal captura procurado durante patrulhamento no Parque Industrial de São Carlos
  • PM apreende motocicleta com sinais de adulteração após suspeita de clonagem em São Carlos
  • Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos
  • Feira de adoção em São Carlos terá 251 cães e gatos à espera de um novo lar

Você pode ter perdido

Gian e Giovani
  • GERAL

Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado

Redação 25 de setembro de 2026
gpar
  • POLÍCIA

Guarda Municipal captura procurado durante patrulhamento no Parque Industrial de São Carlos

Redação 25 de setembro de 2026
moto
  • POLÍCIA

PM apreende motocicleta com sinais de adulteração após suspeita de clonagem em São Carlos

Redação 25 de setembro de 2026
cenmac
  • SÃO CARLOS

Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos

Redação 24 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado 25 de setembro de 2026
  • Guarda Municipal captura procurado durante patrulhamento no Parque Industrial de São Carlos 25 de setembro de 2026
  • PM apreende motocicleta com sinais de adulteração após suspeita de clonagem em São Carlos 25 de setembro de 2026
  • Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos 24 de setembro de 2026
  • Feira de adoção em São Carlos terá 251 cães e gatos à espera de um novo lar 24 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}