Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

São Carlos tem 97,8% das empresas classificadas como microempresas, aponta ACISC

Levantamento destaca perfil empreendedor da cidade, qualificação da mão de obra e desafios para aumento da produtividade
Redação 24 de março de 2026
informativo

A cidade de São Carlos possui atualmente 31.796 unidades empresariais, segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), com forte predominância das microempresas, que somam 31.099 registros. Esse número representa 97,8% do total de negócios ativos no município, evidenciando o papel central dos pequenos empreendedores na economia local.

As demais 697 empresas estão divididas entre companhias de pequeno porte, que somam 319 unidades, e outras 378 que não se enquadram nos regimes simplificados do Simples Nacional ou MEI, geralmente em razão do porte ou faturamento. O cenário local acompanha uma tendência estadual, onde São Paulo contabiliza mais de 11,2 milhões de empresas, sendo 87,6% microempresas.

No panorama nacional, o Brasil reúne mais de 12,4 milhões de empresas, além de cerca de 12,6 milhões de profissionais liberais e autônomos registrados. Esse ambiente diversificado inclui diferentes formatos jurídicos, como empresários individuais, sociedades limitadas, sociedades anônimas, cooperativas e empresas públicas, além de profissionais que atuam por conta própria em áreas técnicas e intelectuais.

Outro destaque do levantamento é o nível de qualificação da mão de obra em São Carlos. Entre os trabalhadores com carteira assinada, 29,3% possuem ensino superior completo, índice acima da média nacional, que é de 28,4%. Entre os homens, 23,8% têm nível superior, enquanto entre as mulheres esse percentual chega a 36%, indicando maior presença feminina com alta qualificação no mercado formal. Já em relação ao ensino médio completo, os índices também são expressivos: 52,3% entre os homens e 49,5% entre as mulheres.

Para a presidente da ACISC, Ivone Zanquim, os dados reforçam a força do empreendedorismo local e a importância de políticas de apoio aos pequenos negócios. “São Carlos tem uma base empresarial extremamente sólida, sustentada principalmente pelas microempresas. Isso mostra o espírito empreendedor da nossa cidade e a necessidade de continuarmos investindo em capacitação, inovação e suporte aos empresários, para que possam crescer de forma sustentável”, destacou.

Já o economista do Núcleo de Economia da ACISC, Elton Casagrande, avalia que a qualificação da mão de obra é um diferencial competitivo importante para o município. “O fato de termos um percentual de trabalhadores com ensino superior acima da média nacional está diretamente ligado à presença das universidades. Esse capital humano qualificado é fundamental para elevar a produtividade das empresas e gerar mais valor à economia local”, explicou.

Casagrande também ressalta que o desafio está em transformar esse potencial em resultados concretos. “A geração de lucros depende de uma interação eficiente entre a organização interna das empresas e a competitividade no mercado. O empresário precisa conhecer bem sua estrutura, identificar pontos fortes e fragilidades e investir continuamente na qualificação da equipe, pois é isso que sustenta o crescimento no longo prazo”, concluiu.

 

 

 

 


Post navigation

Previous: Interrupção de energia afeta abastecimento no Douradinho e reduz pressão da água em São Carlos
Next: Golpe por WhatsApp causa prejuízo de mais de R$ 15 mil a moradora de Ibaté

LEIA TAMBÉM

educacoa
  • SÃO CARLOS

São Carlos debate financiamento da educação para elaboração do novo Currículo Municipal

Redação 13 de outubro de 2026
baile rosa
  • SÃO CARLOS

Baile Outubro Rosa reúne público em São Carlos; caminhada será realizada no domingo

Redação 13 de outubro de 2026
lucao2
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes anuncia calendário de votação do Orçamento de São Carlos para 2027

Redação 13 de outubro de 2026
vertical-lateral-350x550
Supermercados-Ruscito-Dia-das-Crianças
mix-lateral
quadrado-lateral-350x350
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • São Carlos debate financiamento da educação para elaboração do novo Currículo Municipal
  • Baile Outubro Rosa reúne público em São Carlos; caminhada será realizada no domingo
  • Ivone de Andrade Mesquita morre aos 77 anos em São Carlos; sepultamento será nesta quarta-feira
  • Lucão Fernandes anuncia calendário de votação do Orçamento de São Carlos para 2027
  • Discurso de Gustavo Pozzi sobre Newton Lima gera discussão e é interrompido na Câmara de São Carlos

Você pode ter perdido

educacoa
  • SÃO CARLOS

São Carlos debate financiamento da educação para elaboração do novo Currículo Municipal

Redação 13 de outubro de 2026
baile rosa
  • SÃO CARLOS

Baile Outubro Rosa reúne público em São Carlos; caminhada será realizada no domingo

Redação 13 de outubro de 2026
NOTA DE FALECIMENTO
  • OBITUÁRIO

Ivone de Andrade Mesquita morre aos 77 anos em São Carlos; sepultamento será nesta quarta-feira

Redação 13 de outubro de 2026
lucao2
  • SÃO CARLOS

Lucão Fernandes anuncia calendário de votação do Orçamento de São Carlos para 2027

Redação 13 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • São Carlos debate financiamento da educação para elaboração do novo Currículo Municipal 13 de outubro de 2026
  • Baile Outubro Rosa reúne público em São Carlos; caminhada será realizada no domingo 13 de outubro de 2026
  • Ivone de Andrade Mesquita morre aos 77 anos em São Carlos; sepultamento será nesta quarta-feira 13 de outubro de 2026
  • Lucão Fernandes anuncia calendário de votação do Orçamento de São Carlos para 2027 13 de outubro de 2026
  • Discurso de Gustavo Pozzi sobre Newton Lima gera discussão e é interrompido na Câmara de São Carlos 13 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}