Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | UFSCar desenvolve suporte que permite uso de smartphone como lupa

Redação 17 de setembro de 2019
APLICATIVO

Tecnologia assistiva, de baixo custo, pode ser usada por pessoas com baixa visão e idosos

 

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (NTA) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou um suporte que permite a utilização do smatphone como uma lupa eletrônica. O produto é destinado a auxiliar práticas de leitura e visualização de objetos por pessoas com deficiência visual e pessoas idosas, ou até para leitura e ampliação de imagens de um modo geral.

O “Suporte para utilizar um smartphone como se fosse uma lupa eletrônica” é uma alternativa de baixo custo às lupas eletrônicas tradicionais ao permitir que uma pessoa utilize o seu smartphone como lupa eletrônica ao fornecer apoio ao aparelho, para leitura de folhas avulsas ou livros. O suporte também permite regulagem de inclinação do smartphone, podendo assim ser usado sem que o usuário precise inclinar a cabeça exageradamente. O produto pode ser empregado para leitura e também como lupa para ampliar imagens e amostras de plantas, minerais e insetos; é dobrável, facilitando, inclusive, seu transportado em bolsas e mochilas.

Além do suporte para o smartphone, para utilizar o aparelho como lupa é necessário baixar e instalar qualquer aplicativo de ampliação de imagem disponível no Google Play ou no Apple Store. O dispositivo desenvolvido pelo NTA/UFSCar possui licença pública Creative Commons e pode ser baixado gratuitamente do Portal Thingiverse (www.thingiverse.com/thing:3699364), para ser impresso em impressora 3D e utilizado por qualquer usuário interessado.

O produto foi desenvolvido pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção (DEP-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, Cleyton Fernandes Ferrarini (coordenador do NTA/UFSCar) e Miguel Ángel Aires Borrás, e pelo técnico de laboratório Plinio César Marins. Todos integram o NTA/UFSCar.

O suporte para smartphone foi desenvolvido em 2017, com posterior teste e aperfeiçoamento no ano seguinte, dentro das atividades financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do projeto “VerTátil: Desenvolvimento de Recursos Didáticos para Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Visual”, do NTA/UFSCar.

O projeto VerTátil teve como objetivo desenvolver, colaborativamente, recursos didáticos voltados para a potencialização do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual da rede pública de ensino, tratando-se de recursos variados e com significação tátil produzidos por impressão 3D. “O projeto auxilia professores, alunos e cuidadores no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual nas áreas de Artes, Biologia, Física, Geografia, Matemática e Química. O suporte para smartphone foi um dos 13 produtos concebidos pelo projeto”, afirma Miguel Borrás, coordenador do projeto junto ao CNPq.

Para o professor Cleyton Ferrarini, “com os recursos do CNPq tanto para esse projeto de pesquisa como para outro anterior (também no âmbito da Tecnologia Assistiva), foi possível estabelecer uma estrutura tecnológica minimamente suficiente para não só gerar os produtos como também estruturar e nuclear o início de uma possível rede de colaboração para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva na Região Metropolitana de Sorocaba”. Os recursos do CNPq também foram fundamentais para equipar o NTA. “O laboratório hoje conta com impressoras 3D, cortadora laser, impressora braille, scanners 3D, equipamentos adequados para captura e processamento de imagem, entre outros”, elenca Plínio Marins.

Mais informações sobre os produtos desenvolvidos pelo NTA/UFSCar podem ser obtidas pelos telefones (15) 3229-6116 e (15) 99800-2686 ou pelo email [email protected]. Leia mais sobre as iniciativas do Núcleo na reportagem disponível no link https://bit.ly/2TPpqQN.

Repercussão internacional

O suporte para smartphone foi premiado no concurso “Productos de Apoyo y Soluciones de Bajo Coste”, na Espanha. O objetivo do concurso é promover o desenvolvimento de adaptações, criação de produtos de auxílio, recursos de baixo custo e sua distribuição livre.

A premiação ocorreu no último dia 12 de julho, na cidade de Albacete, na categoria especial de “Melhor projeto com impressora 3D”. O evento, que está em sua 12ª edição, é organizado pela Sociedad Española para el desarrollo de los Sistemas de Comunicación Aumentativos y Alternativos (Esaac), Centro de Desarrollo de Tecnologías de Inclusión de la Universidad Católica de Chile (CEDETi UC), Unidad de Investigación y Desarrollo para la Calidad de la Educación en Ingeniería con orientación al uso de Tecnologías de la Información y la Comunicación de la Universidad de La Plata – Argentina (Unitec) e pelo Núcleo de Pesquisa de Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade e Aprendizagem em Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ESPORTE | 76 atletas de São Carlos vão participar dos Jogos Regionais do Idoso
Next: RUGBY | São Carlos tem a melhor defesa e invencibilidade do Paulista B

LEIA TAMBÉM

base fotos site (1200 x 800 px) (4)
  • SÃO CARLOS

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
votos
  • SÃO CARLOS

Netto Donato e Lucão Fernandes votam em São Carlos neste domingo

Redação 4 de outubro de 2026
major
  • SÃO CARLOS

PM mobiliza 100% do efetivo para Operação Eleições e reforça segurança em São Carlos

Redação 3 de outubro de 2026
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado
  • Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP
  • PM apreende 140 porções de crack e detém suspeito na Rua João Figueiredo
  • Netto Donato e Lucão Fernandes votam em São Carlos neste domingo

Você pode ter perdido

base fotos site (1200 x 800 px) (5)
  • IBATÉ

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px) (4)
  • SÃO CARLOS

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
tresp
  • GERAL

Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP

Redação 4 de outubro de 2026
crack
  • POLÍCIA

PM apreende 140 porções de crack e detém suspeito na Rua João Figueiredo

Redação 4 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado 4 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado 4 de outubro de 2026
  • Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP 4 de outubro de 2026
  • PM apreende 140 porções de crack e detém suspeito na Rua João Figueiredo 4 de outubro de 2026
  • Netto Donato e Lucão Fernandes votam em São Carlos neste domingo 4 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}