Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | UFSCar já entregou cerca de 14 mil protetores faciais
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | UFSCar já entregou cerca de 14 mil protetores faciais

Redação 5 de junho de 2020
mascarasufscar
Mais de 40 cidades já foram beneficiadas com equipamentos de proteção produzidos no campus de São Carlos

A produção de face shields surgiu, espontaneamente, logo no início da pandemia do novo Coronavírus. Servidores e estudantes da UFSCar voltaram esforços para apoiar quem está na linha de frente na luta contra a COVID-19: profissionais da saúde, da segurança e trabalhadores em atividades presenciais. Até o momento já foram entregues cerca de 14 mil protetores faciais a mais de 40 cidades de todo o Brasil.

O Professor Daniel Braatz, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), conta que as máscaras produzidas por seu grupo apresentam benefícios ambientais. “Parte do material é produzido com fibra de côco, o que diminui a quantidade de plástico utilizada”, explica o Professor. Além disso, usabilidade e conforto ao usuário também são essenciais para o desenvolvimento das máscaras. “Fizemos diversos testes. Não é uma simples reprodução, houve um desenvolvimento próprio das face shields”, finaliza o Daniel Braatz.

A viabilização da produção de máscaras, na Universidade, contou com o apoio da Reitora Wanda Hoffmann, que autorizou o uso do prédio do antigo Banco Santander, neste período, para a confecção dos protetores faciais. A Reitora também solicitou a reforma do prédio à Prefeitura Universitária (PU). “As ações dos servidores da UFSCar têm sido vigorosas. A luta contra o novo Coronavírus é de todos nós”, afirma Wanda Hoffmann.

A equipe da PU realizou as adequações necessárias no antigo prédio, que já foi disponibilizado ao projeto. “Foram feitos reparos na cobertura, readequações no forro, limpeza geral e higienização, dentre outras ações. Sempre que necessário nós colaboramos, também, com o transporte de materiais”, acrescenta Alex Elias Carlino, Prefeito do campus São Carlos – UFSCar.

Doações

Todas as máscaras são entregues sem quaisquer custos aos municípios. Para que a produção continue, as doações são essenciais. “Municípios, unidades de saúde, policiais e penitenciárias nos agradecem pelas doações. Os relatos são emocionantes, pois está difícil de adquirir máscaras e os profissionais da linha de frente não podem ficar sem proteção. Mas este mérito é de todas as equipes que vêm produzindo máscaras, das empresas que trabalham em parceria conosco e dos doadores. É um trabalho coletivo a luta contra a COVID-19”, afirma Rafael Aroca, Professor do Departamento de Computação (DC).

Para apoiar os projetos, acesse a Plataforma Institucional de doações aos projetos contra a COVID-19: http://www.fai.ufscar.br/noticia/doacao-covid-19.html

Empresas e Instituições parceiras (ordem alfabética): 1. 3M; 2. Anodiart; 3. Aquarela; 4. Bio Art; 5. Braskem; 6. CREARE; 7. Cruzeiro/ UNIFRAN; 8. Ennove; 9. Fiveltec; 10. GPE Construtora; 11. IFSP; 12. Intecmat; 13. NUMA – EESC/ USP; 14. Polimold; 15. Prefeitura Municipal de São Carlos; 16. SABIC; 17. Santa Casa de São Carlos; 18. Sartori; 19. Solis; 20. Tecnident; 21. UFTM; 22. UNESP; 23. Usifer.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: DESPEDIDA | Funerais Pet divulga homenagem para a cachorrinha Loren
Next: SERVIÇO | ACISC São Carlos inicia conscientização sobre protocolos sanitários e uso obrigatório de máscaras

LEIA TAMBÉM

comissao
  • SÃO CARLOS

Comissões da Câmara de São Carlos alinham pautas com entidades do terceiro setor

Redação 18 de abril de 2026
guarda
  • SÃO CARLOS

São Carlos convoca aprovados para matrícula no curso de formação da Guarda Municipal

Redação 17 de abril de 2026
pit
  • SÃO CARLOS

Pit Stop da Segurança vai orientar motociclistas em ação no dia 22 de abril em São Carlos

Redação 17 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(24)-4
Jornal-Ruscito-(24)-3
Jornal-Ruscito-(24)-2
Jornal-Ruscito-(24)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Escola André Donatoni, em Ibaté, celebra 16 alunos aprovados em universidades
  • Polícia Militar prende três suspeitos após roubo com retenção de vítima em São Carlos
  • Prefeitura de São Carlos diz que Corregedoria vai apurar caso de guarda que matou cachorro em Ibaté
  • Homem com mandado por tráfico de drogas é capturado pela GCM de Ibaté
  • O que diz o relatório da GCM sobre guarda municipal que atirou e matou cachorro em Ibaté

Você pode ter perdido

andre
  • IBATÉ

Escola André Donatoni, em Ibaté, celebra 16 alunos aprovados em universidades

Redação 18 de abril de 2026
carro3
  • POLÍCIA

Polícia Militar prende três suspeitos após roubo com retenção de vítima em São Carlos

Redação 18 de abril de 2026
guardasaocarlos
  • POLÍCIA

Prefeitura de São Carlos diz que Corregedoria vai apurar caso de guarda que matou cachorro em Ibaté

Redação 18 de abril de 2026
GUARDA-PLANTAO
  • POLÍCIA

Homem com mandado por tráfico de drogas é capturado pela GCM de Ibaté

Redação 18 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}