
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciou nesta quinta-feira (23/04), a realização dos primeiros exames de diagnóstico de COVID-19 em seus Laboratórios de Bioquímica e Genética Aplicada (LBGA) e de Bioinformática Evolutiva, do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar-Campus São Carlos. Os resultados dos 11 exames, provenientes de pacientes do Hospital Universitário (HU-São Carlos), serão envidados à Vigilância Epidemiológica de São Carlos com cópia para os hospitais de referência.
“Neste primeiro momento, os exames serão feitos com apoio do laboratório DNA Consult, nosso parceiro no projeto de extensão. A extração do DNA é realizada por eles e o PCR processado na Universidade”, explicou o Anderson Ferreira da Cunha, professor do Departamento de Genética e Evolução (DGE), coordenador do laboratório e do projeto de testes do COVID-19. “Aguardamos a chegada de novos equipamentos para fazer todo o processo dentro da UFSCar”, completa.
Certificado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), com nível 2 em biossegurança, o Laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada (LBGA) foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico de COVID-19. “Atendemos todas as normas do Adolfo Lutz e nossos exames não necessitarão de contraprova, agilizando o diagnóstico da doença. Os docentes, técnicos administrativos e alunos que participam do protejo, de forma voluntária, foram capacitados de acordo com as normas de biossegurança vigentes”, contou o professor Anderson Cunha.
A UFSCar recebeu R$ 1,97 milhão da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (SeSU/MEC), para a realização de 5 mil exames de diagnóstico da COVID-19. “Assim que tomamos conhecimento da disponibilidade do recurso para fomentar ações visando a realização de testes diagnóstico do vírus, fizemos gestões junto ao MEC para a aprovação do recurso. Essa é uma das contribuições da UFSCar para enfrentamento da doença COVID-19”, disse a reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.
Vale ressaltar que a divulgação do resultado do exame realizado na UFSCar é de responsabilidade da Vigilância Epidemiológica de São Carlos.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]