Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • POLÍTICA

SÃO CARLOS | Vereador Edgard sugere lei para corrigir cálculo da conta de água em condomínios

Redação 7 de novembro de 2019
EDGARD

O vereador Edgard Andreazi Moreira (Cidadania) formalizou nesta semana uma indicação à Prefeitura para que envie um Projeto de Lei à Câmara Municipal com o propósito de corrigir a forma de cálculo para a cobrança da tarifa de água em condomínios que não contam com a disponibilidade técnica da individualização do sistema de abastecimento.

Edgard propõe que seja alterada a Lei nº 10.255, de 1989, em seu artigo 11, para que em condomínios já existentes constituídos por várias unidades abastecidos por um único ramal de derivação, o valor total da fatura mensal do SAAE seja o produto do cálculo individualizado de cada unidade. Esse valor será obtido pela aplicação da regra geral de cálculo das faixas de consumo ao valor obtido divisão do total de consumo verificado na leitura mensal pela quantidade de unidades.

O vereador observa que a Lei Municipal nº 14.258,de 2007, trouxe importante alteração legislativa ao regime de tarifação dos condomínios inspirada pelo ideal da individualização do consumo como medida de justiça na cobrança dos serviços de água e esgoto. “No entanto, a alteração ao artigo 11 da lei de 1989 não esclareceu o procedimento para cobrança de consumo de água aos cidadãos que residem em condomínios”, pondera, acrescentando que a mudança “promoveu um lapso de interpretação muito onerosa aos condomínios que não optassem ou impossibilitados tecnicamente de executar tal individualização”.

Edgard apresentou sua proposta em reunião com o presidente do SAAE, Benedito Marchesin, no mês passado. Na tribuna durante a sessão plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (5), o vereador que encerra nos próximos dias seu período de exercício no cargo como suplente, informou que solicitará à Comissão de Defesa do Consumidor para acompanhar as providências que serão adotadas pelo Executivo com relação à proposta.

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Cirurgia eletiva não é prioridade, lamenta vereador Elton Carvalho
Next: ARTIGO | Idosos: temos lhes dado o valor que realmente merecem?

LEIA TAMBÉM

plantaopolicial
  • POLÍTICA

Força Tática captura procurado por homicídio em São Carlos

Redação 10 de abril de 2025
policia
  • DESTAKE

Procurado pela Justiça é preso em Operação no Jardim América

Redação 17 de julho de 2024
PSX_547
  • DESTAKE

Força Tática prende jovem por porte de arma no Antenor Garcia

Redação 7 de abril de 2024
vertical-lateral-350x550
WEB-BANNER-REGIÃO-EM-DESTAKE-SÃO-CARLOS-MAIS-BONITA-350X350P
mix-lateral
rodeio-lateral
WEB-BANNER-REGIÃO-EM-DESTAKE-SÃO-CARLOS-MAIS-BONITA-350X550P
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
quadrado-lateral-350x350
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33 (2)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33 (1)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.33
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32 (2)
WhatsApp Image 2026-10-10 at 08.21.32 (1)
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(16)-4
Jornal-Ruscito-(16)-3
Jornal-Ruscito-(16)-2
Jornal-Ruscito-(16)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • APIMENTANDO: Viviane engole a própria lei, Ronaldo Venturi enfrenta cobranças e derrota na Câmara
  • Câmara de São Carlos inicia preparação para orçamento de 2027 e orienta vereadores sobre emendas parlamentares
  • São Carlos conquista dois bronzes no atletismo dos Jogos Abertos em Votuporanga
  • GCM apreende drogas em frente ao Centro Cultural de Ibaté após denúncia de tráfico
  • Cinco UBSs de São Carlos terão vacinação até as 19h nesta quinta-feira; veja as unidades

Você pode ter perdido

APIMENTANDO
  • APIMENTANDO

APIMENTANDO: Viviane engole a própria lei, Ronaldo Venturi enfrenta cobranças e derrota na Câmara

Redação 14 de outubro de 2026
camara
  • SÃO CARLOS

Câmara de São Carlos inicia preparação para orçamento de 2027 e orienta vereadores sobre emendas parlamentares

Redação 14 de outubro de 2026
medalhas
  • SÃO CARLOS

São Carlos conquista dois bronzes no atletismo dos Jogos Abertos em Votuporanga

Redação 14 de outubro de 2026
drogasss
  • POLÍCIA

GCM apreende drogas em frente ao Centro Cultural de Ibaté após denúncia de tráfico

Redação 14 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • APIMENTANDO: Viviane engole a própria lei, Ronaldo Venturi enfrenta cobranças e derrota na Câmara 14 de outubro de 2026
  • Câmara de São Carlos inicia preparação para orçamento de 2027 e orienta vereadores sobre emendas parlamentares 14 de outubro de 2026
  • São Carlos conquista dois bronzes no atletismo dos Jogos Abertos em Votuporanga 14 de outubro de 2026
  • GCM apreende drogas em frente ao Centro Cultural de Ibaté após denúncia de tráfico 14 de outubro de 2026
  • Cinco UBSs de São Carlos terão vacinação até as 19h nesta quinta-feira; veja as unidades 14 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}