Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • POLÍTICA
  • SÃO CARLOS | Vereador Muller quer aprovação de lei sobre regularização fundiária
  • POLÍTICA

SÃO CARLOS | Vereador Muller quer aprovação de lei sobre regularização fundiária

Redação 17 de agosto de 2018
muller

O vereador João Muller (MDB) destacou que tenta aprovar Lei Municipal para poder aplicar os benefícios da Lei Federal nº 13465/2017, que trata sobre institutos jurídicos que facilitam a concessão de escritura pública em núcleos habitacionais irregulares/clandestinos, ocupações, posses, possibilitando assim, a segurança jurídica da propriedade.

O parlamentar já havia apresentado Projeto de Lei no Legislativo municipal, mas este foi considerado inconstitucional pelo setor Jurídico da Câmara. Assim, nas duas últimas semanas esteve reunido com o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Barros, o diretor de Habitação, Alberto Engelbrecht, e o servidor Nivaldo Sigoli para elaborar uma minuta de Projeto de Lei que possa ser encaminhado à Câmara Municipal.

“Um dos grandes problemas urbanísticos enfrentados pelos municípios, tornando por vezes um problema social, são os parcelamentos de solo implantados de forma irregular ou até mesmo clandestinos.  Há também, ocupações irregulares de áreas públicas por população de baixa renda. Legalmente o poder público fica impedido de efetuar melhorias ou benfeitorias nesses parcelamentos”, ressaltou o vereador.

Por isso, explicou Muller, o governo federal flexibilizou a regularização fundiária desses empreendimentos, por meio da Lei Federal 13465/17, que altera em partes a Lei Federal 6766/79 que disciplina o parcelamento, desmembramento, uso e ocupação do solo no Brasil.

Muller afirma que o Plano Diretor Estratégico de São Carlos, aprovado pela Lei Municipal nº 18053/16, prevê a regularização de diversos núcleos habitacionais, entretanto sem uma regulamentação dos institutos jurídicos não retiraremos a burocracia de aprovação de regularizações fundiárias.

POSSÍVEIS BENEFICIADOS

Poderão ser beneficiados pela aprovação desta lei os seguintes núcleos: Recanto dos Jequitibás, Cabeceira das Araras, Aquários I, Aquários II, Portal do Vale I, Portal do vale II, Aracê de Santo Antônio III, Parque Saint Patrick, Arona, Recanto Morada do Sol, Monte Carlo, Jardim Santa Maria I, Loteamento Social Dom Constantino Amstaldem – São Carlos VIII, entre outros.

“Se aprovarmos uma lei municipal que incorpore a legislação federal na aprovação de parcelamentos de solo e ocupações no município poderemos entregar as escrituras públicas, sem custo, para milhares de famílias que hoje não têm  a segurança jurídica da propriedade. Por isso, desde julho de 2017 abordo o tema constantemente na Tribuna da Câmara”, disse Muller.

Post navigation

Previous: RUGBY | São Carlos recebe o Engenharia Mackenzie na última rodada do Paulista B
Next: TELEVISÃO | Antônia Fontenelle solta o verbo no “Pra quem você tira o chapéu” deste sábado (18)

LEIA TAMBÉM

plantaopolicial
  • POLÍTICA

Força Tática captura procurado por homicídio em São Carlos

Redação 10 de abril de 2025
policia
  • DESTAKE

Procurado pela Justiça é preso em Operação no Jardim América

Redação 17 de julho de 2024
PSX_547
  • DESTAKE

Força Tática prende jovem por porte de arma no Antenor Garcia

Redação 7 de abril de 2024
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
sc_dengue_banner_350x350px
funerais pet
banner_350x550

Posts recentes

  • Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026
  • Reforma Tributária exclui contribuições associativas, mas impactará o terceiro setor
  • Forças de segurança realizam operação de fiscalização em bares de Ibaté
  • Prefeitura e UFSCar avançam em tratativas para implantação de Centro Especializado de Reabilitação
  • Golpe por falso processo seletivo via WhatsApp causa prejuízo financeiro em Ibaté

Você pode ter perdido

ASF São Carlos
  • SÃO CARLOS

Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026

Redação 31 de janeiro de 2026
associativismo
  • GERAL

Reforma Tributária exclui contribuições associativas, mas impactará o terceiro setor

Redação 31 de janeiro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px)_20260131_054508_0000
  • POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação de fiscalização em bares de Ibaté

Redação 31 de janeiro de 2026
pilha
  • SÃO CARLOS

Prefeitura e UFSCar avançam em tratativas para implantação de Centro Especializado de Reabilitação

Redação 30 de janeiro de 2026

Calendário

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026 31 de janeiro de 2026
  • Reforma Tributária exclui contribuições associativas, mas impactará o terceiro setor 31 de janeiro de 2026
  • Forças de segurança realizam operação de fiscalização em bares de Ibaté 31 de janeiro de 2026
  • Prefeitura e UFSCar avançam em tratativas para implantação de Centro Especializado de Reabilitação 30 de janeiro de 2026
  • Golpe por falso processo seletivo via WhatsApp causa prejuízo financeiro em Ibaté 30 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}