
Atendimento começou no início do ano com o objetivo de reduzir a fila de espera do município
O Hospital Amaral Carvalho, referência no tratamento oncológico, finalizou o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Bauru que necessitavam de tratamento radioterápico.
O serviço começou no início do ano, após Bauru divulgar fila de espera de pacientes para o procedimento. “Não temos fila de pacientes para radioterapia e possuímos infraestrutura para atender essa demanda. Sabemos que pacientes em tratamento oncológico precisam de rápida assistência”, explica a diretora de Desenvolvimento em Saúde do hospital, Cristina Martins Moro.
Ciente de que esses pacientes não poderiam aguardar para fazer essa importante etapa do tratamento, o HAC aumentou equipe e disponibilizou o período noturno para atender 134 pessoas encaminhadas de Bauru. Três profissionais foram contratados e um médico foi deslocado para o turno.
“Hoje, o hospital oferece o que existe de mais moderno em radioterapia para o tratamento do câncer, com precisão e segurança incomparáveis. Conseguimos nos organizar para disponibilizar esse serviço para pacientes de Bauru que aguardavam pelo tratamento e atendemos toda a demanda”, avalia o médico responsável pelo setor de radioterapia do HAC, Batista de Oliveira Junior.
O Sr. Durvalino Pereira Brandão, de 62 anos, morador de Bauru, foi o último atendido na unidade. O paciente descobriu um tumor na boca e iniciou o tratamento na cidade em que reside. No entanto, o médico solicitou 39 sessões de radioterapia, que foram realizadas em Jaú. “Se não tivesse a opção de vir ao Amaral Carvalho, precisaria aguardar e poderia agravar meu caso. Com a possibilidade de fazer essa etapa aqui, meu tratamento foi mais rápido. Em menos de sete meses percebi uma grande melhora, isso é muito positivo.”
Sobre o serviço
O Hospital Amaral Carvalho é um dos maiores e mais modernos centros de oncologia do Brasil. A Unidade de Radioterapia tem três aparelhos aceleradores de alta tecnologia que, juntos, totalizam cerca de 180 sessões por dia e um simulador e um equipamento de braquiterapia. A equipe é composta por mais de 30 técnicos e tecnólogos em radiologia, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, quatro físicos médicos, sete médicos e seis colaboradores na recepção. O setor funciona de segunda a sexta-feira.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]