Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • GERAL
  • SAÚDE | Covid-19 avança sobre estados da Região Sul
  • GERAL

SAÚDE | Covid-19 avança sobre estados da Região Sul

Redação 14 de julho de 2020
sul

A região Sul do país pode se tornar o novo epicentro da Covid-19 no Brasil. Ao menos é o que indicam os dados das autoridades em saúde. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul apresentaram as maiores taxas de crescimento de casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus na última semana epidemiológica, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na contramão do que ocorre em outros estados do país, a região Sul ainda deve ver uma aceleração da curva de contágio da doença nas próximas semanas. Para te ajudar a entender o cenário, o Brasil 61 fez um levantamento dos principais indicadores sobre a Covid-19 nos três estados e conversou com especialistas para tentar explicar o motivo da explosão no número de casos.

Para Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a explicação pode ter a ver com o clima. “Na região Sul, houve um aumento significativo do número de óbitos para o interior. Temos uma preocupação com o avanço da doença na região Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o que certamente tem uma explicação a respeito do estado sazonal desta época do ano”, avaliou.

O secretário se refere ao início do inverno no país, estação do ano em que as temperaturas caem nessas regiões. Outras doenças causadas por vírus respiratórios, como a gripe, costumam ser potencializadas nessa época, já que os ambientes mais fechados causam mais aglomerações e, portanto, mais chance de transmissão do vírus. Além disso, especialistas apontam que o ar frio irrita o nariz e as vias aéreas, o que torna as pessoas mais suscetíveis à infecções.

Paraná

No Paraná, os casos se multiplicaram 383% em apenas 30 dias. De pouco mais de 8,7 mil no dia 12 de junho, para mais de 43 mil, de acordo com o último informe epidemiológico do governo estadual. A trajetória ascendente da curva se reflete no aumento de óbitos. Eram 294 e, agora, são 1.072.

Com o objetivo de frear a propagação do coronavírus, o governador Carlos Ratinho Júnior assinou um decreto na última terça-feira (7), que amplia o número de municípios atingidos por medidas restritivas mais severas. Ao todo, são 141. As regiões de Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Metropolitana de Curitiba estão entre as mais afetadas.

O decreto estabelece que as atividades não essenciais deve ser suspensas por 14 dias, prazo que pode ser prorrogado por mais sete. A norma vale para shoppings, galerias comerciais, comércio de rua, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias, clubes, bares e casas noturnas. “Precisamos que as medidas sejam adotadas em todos os municípios e também a cooperação dos moradores de Curitiba e da Região Metropolitana para que não desçam ao Litoral neste período. Os casos estão aumentando, a situação é preocupante, e é momento de agir”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Desde o início da pandemia, o governo do estado já abriu 913 leitos de UTI. Apesar disso, a demanda tem pressionado o sistema de saúde local. A taxa de ocupação das UTIs no Paraná é de 72%. Há um mês, esse percentual era de 47%. O movimento é contrário ao que ocorre em outros estados, como São Paulo, Ceará e Amazonas, que conseguiram diminuir a lotação dos hospitais. Ao todo, o governo do Paraná já investiu mais de R$ 170 milhões no combate ao vírus.

Santa Catarina

Os números indicam que em um mês, o estado de Santa Catarina viu os casos confirmados saltarem de 13,1 mil casos para mais de 43 mil casos: aumento de 226%. A quantidade de vítimas no estado mais do que dobrou: de 191 para 517, de acordo com a Secretaria de Saúde local. As regiões de Foz do Rio Itajaí, Laguna e Xanxerê estão em situação gravíssima, segundo mapa de risco do governo estadual.

Atualmente a taxa de ocupação de leitos SUS no estado está em 72%, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde local. Na região da Grande Florianópolis, o indicador está em 80%. Desde o início da pandemia, o governo afirma que abriu 570 novos leitos em todo o estado. Ao todo, o executivo local já gastou mais de R$ 110 milhões no combate ao novo coronavírus, de acordo com o Portal da Transparência.

Para enfrentar a pandemia no estado, o governo de Carlos Moisés anunciou há um mês que as decisões seriam regionalizadas. Ou seja, a partir de critérios técnicos e científicos, balizados pela Secretaria de Saúde, as prefeituras podem adotar medidas de distanciamento social mais apropriadas à realidade local.

Rio Grande do Sul

No estado mais ao sul do país, o coronavírus avançou de maneira semelhante ao que ocorreu em Santa Catarina no último mês. O número de casos confirmados triplicou. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, já são 39.656 infectados e 995 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 76%.

Desde o dia 11 de maio ocorre o Distanciamento Controlado. O plano tem quatro níveis, que são representados por bandeiras nas cores amarelo, laranja, vermelho e preto. Cada uma das 20 regiões de saúde está situada em uma dessas classificações. Todos os municípios do estado estão, neste momento, entre o risco médio e alto.

O infectologista Hemerson Luz concorda que o clima pode ser uma das explicações para o avanço da Covid-19 no Sul. “O Sul nesta época é caracterizado pelo frio intenso. Podemos dizer que as doenças respiratórias se propagam com mais facilidade no Sul e Minas Gerais e podem estar incluídas nesse aspecto do clima influenciando a transmissão da Covid-19”, avalia.

Fonte: Brasil 61

[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: NACIONAL | Brasil chega a 72,8 mil óbitos e 1,88 milhão de casos por Covid-19
Next: SAÚDE | Médicos do DF se dividem sobre aplicação de drogas contra a Covid-19
Jornal-Ruscito-(6)-1
Jornal-Ruscito-(6)-2
Jornal-Ruscito-(6)-3
Jornal-Ruscito-(6)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

metalurgico
  • SÃO CARLOS

Unidos, metalúrgicos garantem vitória histórica: reajuste salarial de 10% e avanços nos benefícios

Redação 26 de agosto de 2025
TREINAMENTO1
  • SÃO CARLOS

São Carlos promove capacitação para servidores da saúde sobre tratamento de feridas

Redação 26 de agosto de 2025
ROSELEI-DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Prefeito interino, Roselei Françoso, participa de entrevista na São Carlos FM

Redação 26 de agosto de 2025
unimed
  • SÃO CARLOS

Unimed São Carlos realiza plantio de araucárias na Praça Brasil

Redação 26 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Unidos, metalúrgicos garantem vitória histórica: reajuste salarial de 10% e avanços nos benefícios
  • São Carlos promove capacitação para servidores da saúde sobre tratamento de feridas
  • Prefeito interino, Roselei Françoso, participa de entrevista na São Carlos FM
  • Unimed São Carlos realiza plantio de araucárias na Praça Brasil
  • Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em apartamento no bairro São Carlos VIII
  • Câmara de Ibaté aprova indicação de Gilmar Santos para criação de Polo Comercial Industrial

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}