Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • GERAL
  • SAÚDE | Governo de SP compra mais 2 milhões de testes e amplia diagnóstico de coronavírus
  • GERAL

SAÚDE | Governo de SP compra mais 2 milhões de testes e amplia diagnóstico de coronavírus

Redação 15 de maio de 2020
coronavirus02

Aplicação de testes rápidos nas polícias do Estado começa hoje (15); parceria com o Centro Paula Souza permitirá coleta de amostras de pacientes com sintomas leves, incluindo populações vulneráveis

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (15) a compra de mais 2 milhões de testes rápidos do novo coronavírus, visando ampliar o diagnóstico da COVID-19 e aprimorar o monitoramento da curva de transmissão em São Paulo. Além disso, lançou uma rede de coleta descentralizada em parceria com o Centro Paula Souza, que engloba uma estratégia de detecção entre policiais, contenção da infecção na população privada de liberdade e em asilos.

Esses 2 milhões de testes quase triplicam as aquisições de diagnóstico feitas pelo Estado, que já havia comprado 1,3 milhão de testes em abril. O total investido é de R$ 199 milhões, por meio da Fundação Butantan.“É mais um esforço do Governo do Estado no sentido de ampliar a testagem e também a rede de coleta descentralizada para exames de coronavírus”, afirmou Doria.

Nesta primeira fase, após projeto piloto realizado no Hospital da Polícia Militar, serão feitos exames de anticorpos (IgM/IgG) em profissionais da Polícia Militar, Civil e Técnico Científica, além de seus coabitantes (familiares ou pessoas que residem na mesma casa), totalizando 145 mil testes. Os exames estarão disponíveis em 20 centros da Polícia Militar na capital, em continuidade às ações preventivas voltadas a estes profissionais que estão na linha de frente do combate à COVID-19. Os exames serão realizados por alunos e professores, todos voluntários, de cinco Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) que oferecem o curso técnico de Enfermagem na capital (confira abaixo mais informações).

Esse modelo de testagem também será disponibilizado, em um segundo momento, aos profissionais da área da saúde que atuam em serviços estaduais e municipais. O governo do Estado irá orientar os municípios sobre para quais coortes populacionais os exames de anticorpos devem ser usados.

Para a ampliação da testagem, aliando exames de anticorpos e de RT-PCR, a rede de coleta contará com apoio de outras escolas do Centro Paula Souza, com a coleta realizada por alunos de Enfermagem em pacientes com sintomas leves, para que, dessa forma, não precisem procurar hospitais da rede pública. Esses exames serão processados em uma das cerca de 40 unidades da Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de COVID-19, com resultado em até 48 horas a partir da chegada da amostra em laboratório.

Com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Administração Penitenciária, será realizada, ainda, uma estratégia de contenção da infecção em populações consideradas vulneráveis, especialmente entre os privados de liberdade e os idosos residentes em asilos e abrigos. A partir da notificação de caso suspeito nesses locais, uma equipe de saúde se deslocará para coletar a amostra e enviá-la para realização de RT-PCR.

Testagem para polícias

Nesta primeira etapa, que vai até 29 de maio, serão atendidos os policiais que atuam e/ou moram na capital, além dos familiares ou pessoas que moram na mesma residência. Entre os 20 pontos de testagem na cidade, são oito na zona leste, dois na norte, quatro na oeste, cinco na sul e um no centro – todos dentro de batalhões da PM, por meio de sistema drive-thru e estruturas para pessoas a pé.

Os atendimentos serão feitos por alunos de Enfermagem das seguintes unidades do Centro Paula Souza: Etec Carolina Carinhato Sampaio (Jardim São Luís), Etec Carlos de Campos (Brás), Etec Mandaqui, Etec Parque da Juventude (Santana) e Etec Uirapuru (Jardim João XXIII). A ação conta com suporte de profissionais do Instituto Butantan, que forneceu os testes, do laboratório Hilab e da Cruz Vermelha. Os profissionais serão auxiliados por PMs na organização nos postos.

Para evitar aglomerações, o atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio em aplicativo do Hilab. Os policiais foram orientados quanto à opção de cadastro pela internet e, inclusive, a registrar no próprio sistema os seus respectivos coabitantes.

Com agilidade na coleta do material, um exame é realizado a cada cinco minutos. Os resultados saem em média dentro de uma hora e os diagnósticos e orientações são enviados por meio de SMS aos interessados.

Teste rápido

O teste rápido identifica se o indivíduo teve contato com o vírus, diferentemente do exame de RT-PCR, que detecta o material genético (RNA) do coronavírus, identificando a presença da infecção.

Uma das condições para a aplicação do teste rápido é a pessoa ter tido contato com paciente infectado com coronavírus e que permaneceu sem sintomas por mais de 14 dias. Para os sintomáticos há menos de 14 dias que tiveram contato com pacientes com COVID-19, a indicação é a realização do exame de PCR.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: PANDEMIA | Araraquara tem 140 casos confirmados para o novo coronavírus
Next: GERAL | Funerais Pet divulga homenagem ao cachorro Thor

LEIA TAMBÉM

oscar1
  • GERAL

Morte de Oscar Schmidt comove o país e eterniza legado do Mão Santa

Redação 17 de abril de 2026
guito
  • GERAL

Guito e Gustavo & Matteo são destaques do Terra da Padroeira neste domingo

Redação 17 de abril de 2026
cervone
  • GERAL

Ciesp assina manifesto nacional em prol da isonomia tributária

Redação 9 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(24)-4
Jornal-Ruscito-(24)-3
Jornal-Ruscito-(24)-2
Jornal-Ruscito-(24)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Homem com mandado por ameaça é capturado pela Guarda Municipal em São Carlos
  • Falecimento de Luiz Rogério Trinta, é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus
  • Falecimento de Lucas Silva Gomes, é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus
  • Pessoa é presa após agressões a familiares e descumprimento de medida protetiva em Ibaté
  • Escola André Donatoni, em Ibaté, celebra 16 alunos aprovados em universidades

Você pode ter perdido

preso
  • POLÍCIA

Homem com mandado por ameaça é capturado pela Guarda Municipal em São Carlos

Redação 19 de abril de 2026
Luiz Rogério Trinta
  • OBITUÁRIO

Falecimento de Luiz Rogério Trinta, é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Redação 19 de abril de 2026
Lucas Silva Gomes,
  • OBITUÁRIO

Falecimento de Lucas Silva Gomes, é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Redação 19 de abril de 2026
gcm
  • POLÍCIA

Pessoa é presa após agressões a familiares e descumprimento de medida protetiva em Ibaté

Redação 19 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}