Skip to content
PORTAL REGIÃO EM DESTAKE

PORTAL REGIÃO EM DESTAKE

O canal da informação!

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SAÚDE | HU-UFSCar oferece capacitações para médicos da rede pública de São Carlos

Redação 30 de março de 2021
HU-UNIVERSITARIO
Ação é fruto da articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Universitário

Desde a semana passada, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh) está promovendo capacitações para médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município e médicos residentes. As atividades são realizadas em encontros presenciais na Unidade de Simulação em Saúde (USS), que fica na área Norte do Campus São Carlos, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados em virtude da pandemia de Covid-19.

As capacitações “Atuação médica na parada cardiorrespiratória” e “Acesso a vias aéreas superiores (intubação)” foram realizadas em cinco encontros com 33 médicos que atuam nas UPAs da cidade. Nas próximas duas semanas, outra turma de profissionais médicos e residentes participa de capacitações com a temática “Parada cardiorrespiratória e ventilação pulmonar”. As capacitações consistem em aulas expositivas e práticas simuladas em manequins, orientadas por Paulo Ramacciotti, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de pós-graduação do HU, e Paulo de Oliveira Vasconcelos Filho, docente do Departamento de Medicina da UFSCar. A organização e realização das atividades também contam com o apoio de Rafael Luporini, docente do DMed e coordenador da USS, e a colaboração de Flávia Cassemiro, técnica de Enfermagem da Unidade.

Thiago Russo, gerente de Ensino e Pesquisa do HU e docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, fala sobre o objetivo das capacitações: “Apoiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos na capacitação dos profissionais médicos que atuam nas unidades de pronto atendimento da cidade. Trata-se de uma ação importante que mostra a articulação entre SMS e a UFSCar”.

Para Amanda Tobal Verro, médica de uma UPA de São Carlos que participou da primeira turma dessas capacitações, “o curso é de extrema excelência, fornecendo conteúdo teórico e prático, que não recebemos no nosso dia a dia. As aulas práticas tiveram conteúdo muito atualizado, tanto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, quanto de sites internacionais que fornecem o conteúdo mais novo que existe”. Além das novidades, a médica ressaltou a oportunidade de colocar em prática as técnicas de intubação e acessos centrais dos pacientes e também destacou a qualidade do material disponibilizado no curso.

De acordo com Russo, novas capacitações serão oferecidas para atender outras demandas da SMS de São Carlos e também para outros grupos de profissionais, como os enfermeiros.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: COVID | Araraquara registrou mais 01 óbito e 60 casos positivos nesta terça-feira (30)
Next: PANDEMIA | Prefeitura de Ibaté prorroga medidas de combate ao novo coronavírus

LEIA TAMBÉM

BRUNO2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
  • SÃO CARLOS

Prefeitura disponibiliza linhas de ônibus para o 5º Festival de Coros de São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
VACINA2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Saúde realiza plantão especial de vacinação contra a gripe no sábado

Redação 20 de maio de 2026
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
sc_scmb_banner_350x350px
an-dengue-IBATE-350x550
sc_scmb_banner_350x550px
drogaria2
Jornal-Ruscito-(47)-4
Jornal-Ruscito-(47)-3
Jornal-Ruscito-(47)-2
Jornal-Ruscito-(47)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio
  • Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos
  • Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté
  • Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté
  • Difamação em rede social é registrada pela Polícia em Ibaté

Você pode ter perdido

amanda-despedida-1.jpg
  • IBATÉ

Amanda Françozo se despede da TV Aparecida com edição especial sobre a Síndrome do Ninho Vazio

Redação 21 de maio de 2026
BRUNO2005-1.jpg
  • SÃO CARLOS

Lei de Bruno Zancheta amplia acesso a informações sobre manobra de desengasgo em São Carlos

Redação 20 de maio de 2026
  • POLÍCIA

Bicicleta é furtada de garagem de residência em Ibaté

Redação 20 de maio de 2026
  • POLÍCIA

Dupla invade Usina Solar, remove cabos e foge após chegada da PM em Ibaté

Redação 20 de maio de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}