Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SAÚDE | Médica de São Carlos desenvolve projeto em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia
  • SÃO CARLOS

SAÚDE | Médica de São Carlos desenvolve projeto em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia

Redação 13 de agosto de 2018
ONCOLOGIA

Dra. Patrícia Bottamedi Ratto diz que pesquisa clínica muita resposta ou, pelo menos, tentativa em ofertar o que há de melhor para os pacientes

Dra. Patrícia Bottamedi Ratto, da equipe de Oncologia da Santa Casa de São Carlos, a participar do Programa de Capacitação de Pesquisa Clínica da SBOC

 

A busca por novos conhecimentos e estratégias viáveis para serem aplicadas no tratamento oncológico principalmente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), levaram a médica Dra. Patrícia Bottamedi Ratto, da equipe de Oncologia da Santa Casa de São Carlos, a participar do Programa de Capacitação de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Dra. Patrícia foi a única medica oncologista das Regiões Sul e Sudeste a ser selecionada para participar do treinamento que está sendo realizado esta semana em Ijuí (RS).  Ao lado da médica, Dra. Gilmara Anne da Silva Resende de Manaus (AM), elas pretendem utilizar os conhecimentos adquiridos nos dez anos de graduação para viabilizar por meio do Programa centros de pesquisa clínica em suas respectivas cidades.

Preocupada com a questão dos entraves para o acesso dos pacientes, a Dra. Patrícia diz enxergar na pesquisa clínica muita resposta ou, pelo menos, tentativa em ofertar o que há de melhor para os pacientes, independentemente de sua condição social. Como os pacientes são selecionados pelo perfil de desenvolvimento do câncer, a oncologista costuma dizer que, “neste contexto, quem manda é a neoplasia, tornando a pesquisa a forma de acesso mais democrática na oncologia”. “O paciente passa a ter acesso aos melhores tratamentos, com chance de sucesso até então inéditas, e o médico tem a possibilidade de acompanhar a evolução ou não desse tratamento, bem como seus efeitos e manejo”, completa.

Dra. Patrícia classifica a pesquisa clínica como “algo extraordinário” e vê com muito otimismo o seu crescimento em nosso país. São Carlos, a cidade onde nasceu e onde exerce a especialidade.

Durante a residência em Oncologia Clínica, feita na Unesp, em Botucatu (SP), não teve treinamento específico em pesquisa clínica. “No meio de tantas diferenças, acesso díspares, judicialização, dificuldade técnica dos órgãos reguladores em autorizar as drogas no país, preço e indicações, a pesquisa clínica traz uma esperança de uma oncologia de ponta para mais pessoas”, afirma.

*com Assessoria de Imprensa da SBOC

Confira a reportagem na integra no site https://www.sboc.org.br/noticias/item/1375-jovens-oncologistas-veem-pesquisa-clinica-como-esperanca-para-propiciar-acesso

Dra. Patrícia Bottamedi Ratto diz que pesquisa clínica muita resposta ou, pelo menos, tentativa em ofertar o que há de melhor para os pacientes

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Tributo a Pardinho acontece nesta terça-feira na Estação Ferroviária
Next: SÃO CARLOS | ACISC apoia a “Feira do Comércio de São Carlos”
Jornal-Ruscito-(29)-1
Jornal-Ruscito-(29)-2
Jornal-Ruscito-(29)-3
Jornal-Ruscito-(29)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

moto
  • POLÍCIA

Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante Operação Impacto em São Carlos

Redação 22 de outubro de 2025
premium2
  • SÃO CARLOS

TUSCA estreia setor exclusivo com open food e open bar premium

Redação 22 de outubro de 2025
demolicao1
  • SÃO CARLOS

Prefeitura remove imóvel com risco de desabamento no Jardim Paulista

Redação 22 de outubro de 2025
materno1
  • SÃO CARLOS

São Carlos debate políticas públicas para o luto materno e parental

Redação 22 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante Operação Impacto em São Carlos
  • TUSCA estreia setor exclusivo com open food e open bar premium
  • Prefeitura remove imóvel com risco de desabamento no Jardim Paulista
  • São Carlos debate políticas públicas para o luto materno e parental
  • Prefeitura e INCRA firmam acordo inédito para criação de assentamento no Capão das Antas
  • Tiro de Guerra entrega certificados a 500 jovens de São Carlos

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Região em Destak_704x500