Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Saúde oferece atualização para médicos e enfermeiros sobre manejo das arboviroses
  • SÃO CARLOS

Saúde oferece atualização para médicos e enfermeiros sobre manejo das arboviroses

Redação 23 de janeiro de 2025
dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, ofereceu na última quarta-feira (22/01), uma atualização para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde sobre a classificação de risco e manejo clínico das arboviroses urbanas.

A live foi com o Dr. Leonardo Vinícius de Moraes, médico infectologista e com moderação de Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. Participaram 90 profissionais da rede municipal.

“A Dengue deverá ser mais desafiadora em 2025, portanto a Secretaria de Saúde está centrada na organização da rede assistencial e nas medidas de prevenção. É um momento de alerta, de reforço do cuidado e vamos ter uma ação contínua e intensificada com o apoio do prefeito Netto Donato”, afirmou Denise Martins.

O médico infectologista falou da classificação de risco da Dengue que é feita de acordo com a presença de sinais de alerta e a gravidade da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide os casos de Dengue em três categorias: Dengue sem sinais de alerta (DSSA), Dengue com sinais de alerta (DCSA) e Dengue grave (DG). Os grupos de risco para a Dengue são: crianças até 2 anos, idosos com mais de 65 anos, gestantes, pessoas com comorbidades, como doenças crônicas e pessoas imunossuprimidos.

Os sinais de agravamento da dengue costumam aparecer entre o 3º e o 5º dia de infecção. Alguns dos sintomas são: vômitos frequentes, dor abdominal, manchas vermelhas na pele, dificuldade para comer. É importante procurar um médico logo no início dos sintomas para evitar que a doença evolua.

O segundo semestre do ano é o período em que as ações de prevenção das arboviroses devem ser implementadas para reduzir a transmissão durante os primeiros meses do ano seguinte, quando todas as condições climáticas são favoráveis ao aumento de casos. Nesse sentido, as ações contidas neste plano estão direcionadas para dois períodos distintos, o intersazonal e o sazonal.

Implementar novas tecnologias de controle vetorial, de maneira escalonada, considerando o perfil epidemiológico e a população sob risco; acompanhar de forma rigorosa os principais indicadores de vigilância e de assistência, capazes de permitir a detecção precoce de quaisquer alterações no padrão de ocorrência das arboviroses; fortalecer a capacidade de resposta integrada dos serviços da Rede de Atenção à Saúde, orientando a implementação de ações coordenadas para redução das hospitalizações e óbitos evitáveis relacionados às arboviroses, garantir o abastecimento de insumos para diagnóstico, assistência e controle vetorial estão entre as ações propostas.

Já sobre o manejo clínico das arboviroses urbanas foi observada a hidratação, o uso de medicamentos e a identificação de sinais de alerta. É importante que o paciente não se automedique.

O Dr. Leonardo Vinícius de Moraes disse que é preciso manter a hidratação oral durante o período febril e por até 24 horas após a febre. Em casos de suspeita de Dengue, deve ser realizada a hidratação parenteral precoce, entre outras dicas como tomar antitérmicos e analgésicos, como dipirona ou paracetamol e tomar antieméticos, se necessário; tomar anti-histamínicos, se necessário.

“É importante que o paciente seja avaliado por um profissional de saúde, que poderá indicar os medicamentos mais adequados para o caso. Além do manejo clínico, é importante também adotar medidas de prevenção, como eliminar criadouros de mosquitos e usar repelentes”, alertou o médico, que também abordou o manejo clínico da Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Para o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a importância das atualizações dos profissionais de saúde é imensa. “Elas garantem que os profissionais estejam atualizados com os avanços científicos, tecnológicos e metodológicos necessários para oferecer um atendimento de qualidade à população”.

DRONES

Desde maio de 2024 os Agentes de Endemias de São Carlos contam com uma nova arma para localizar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Três drones realizam o trabalho de mapeamento em locais de difícil acesso. Com eles, toda a cidade e os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia são mapeados. A coordenação de vetores indica os locais onde existem um maior número de casos suspeitos e confirmados, passa essa informação para a empresa dos drones, que realiza o mapeamento e envia diariamente um relatório com as imagens e local exato para a Vigilância Epidemiológica dos pontos identificados de possíveis criadouros e, com isso, são definidas as estratégias com os Agentes de Endemias, para os imóveis habitados ou fechados.

O acesso das imagens capturadas pelos drones é disponibilizado somente para as pessoas autorizadas pela Secretaria de Saúde, e o banco de imagens pode serve para futuras comparações dos possíveis locais de criadouro. Em média, serão mapeados 4 Km² por dia.

Neste momento a cidade registra 149 notificações para Dengue, com 39 casos descartados e 33 casos positivos, sendo os 33 autóctones, 77 ainda aguardam resultado de exame. Para Chikungunya, Zika e Febre Amarela até o momento não foi registrada nenhuma notificação.

 

 

 

 

 


[metaslider id=126182]


[metaslider id=126182]


[metaslider id=126182]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SAAE São Carlos realizará manutenção preventiva no Sistema de Captação do Espraiado
Next: SAAE São Carlos faz manutenção em rede de esgoto na rua Episcopal 
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

drogas0810
  • POLÍCIA

Guarda Municipal de São Carlos flagra jovem com mais de 200 porções de cocaína no Jockey Club

Redação 9 de outubro de 2025
fios
  • POLÍCIA

Furto em imóvel no Centro termina com três detidos pela Guarda Municipal de São Carlos

Redação 9 de outubro de 2025
italinho
  • SÃO CARLOS

Imobiliária Cardinali representa São Carlos em missão estratégica da ABMI em Portugal

Redação 8 de outubro de 2025
maus-tratos02
  • POLÍCIA

Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em operação no Planalto Verde, em São Carlos

Redação 8 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Guarda Municipal de São Carlos flagra jovem com mais de 200 porções de cocaína no Jockey Club
  • Furto em imóvel no Centro termina com três detidos pela Guarda Municipal de São Carlos
  • Imobiliária Cardinali representa São Carlos em missão estratégica da ABMI em Portugal
  • Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em operação no Planalto Verde, em São Carlos
  • Coro da Osesp apresenta recital gratuito em São Carlos nesta quinta-feira (9)
  • São Carlos chega a 19,9 mil casos positivos de dengue e confirma 23 mortes por arboviroses em 2025

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}