Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • POLÍTICA
  • SAÚDE | Reunião na Câmara encaminha medidas para viabilizar construção de novos leitos de UTI
  • POLÍTICA

SAÚDE | Reunião na Câmara encaminha medidas para viabilizar construção de novos leitos de UTI

Redação 3 de julho de 2020
CAMARA-SAUDE

Em reunião pública realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (2), por solicitação do vereador Paraná Filho (PSL), autoridades da Saúde e representantes da Santa Casa de Misericórdia, que concordaram em realizar novo encontro até a próxima terça-feira (7) para viabilizar a construção de 16 leitos de UTI destinados ao tratamento de pessoas infectadas com a Covid-19.

Estiveram presentes à reunião na sala das sessões da Câmara, o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, da diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS III), Sônia Regina Souza Silva do provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior e do diretor clínico Flavio Guimarães, das chefes da Vigilância Sanitária, Maria Fernanda Cereda, e da Vigilância Epidemiológica, Crislaine Aparecida Antonio Mestre. Também compareceram a chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Vanessa Barbuto, e o diretor de Gestão e Cuidado Hospitalar, Fausto Espósito, e diversos vereadores.

Na avaliação de Paraná Filho, o encontro alcançou o objetivo de conciliar e um distanciamento que havia entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa com relação a essa questão.

LEITOS DE UTI

A reunião foi agendada para discutir a taxa de ocupação dos leitos de UTI do hospital e a possibilidade de interrupção do atendimento sem referenciamento do Serviço Médico de Urgência como condição para a construção de novos leitos. Segundo o parlamentar, o encontro permitiu que a secretaria municipal e a Santa Casa possam estudar “como cada um pode ceder um pouquinho para que esses leitos sejam construídos”.

“Este é um assunto de muita importância para o município, que precisa desses leitos, porque temos que estar preparados para o pico da Covid-19 que os especialistas dizem que não chegou, e com a construção de mais 16 leitos, se forem referenciados como acredito que serão, nós termos uma taxa de ocupação muito baixa”, disse Paraná Filho. “Isso vai nos proporcionar irmos para a fase verde da flexibilização e aí nós teremos a possibilidade de abertura maior do comércio, com a economia quase que dentro de sua normalidade”, acrescentou.

Ele observou que “não se pode admitir recuo em um processo que envolve recursos dos governos federal, estadual e municipal, então a Câmara fez o papel de conciliadora”. Ressaltou que caso a Santa Casa não consiga construir os leitos por falta de espaço ou por conta do referenciamento do SMU, “que ela assuma pelo menos uma parte desses 16 leitos e os demais a gente possa abrir uma discussão com o Hospital Universitário para que ele  possa receber lá esses demais leitos”.

REFERENCIAMENTO

Esteve em pauta durante a reunião a questão do referenciamento, pelo qual somente os casos mais graves, de alta complexidade, serão direcionados para a Santa Casa e pacientes com sintomas leves serão atendidos exclusivamente pelas UPAs e Unidades Básicas de Saúde.

Os vereadores manifestaram concordância com a medida, mas solicitaram que sua implantação não seja adotada no momento. Nesse sentido se posicionaram os vereadores que fizeram uso da palavra durante a reunião: Robertinho Mori, Elton Carvalho (presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Lucão Fernandes (presidente do Legilativo), Julio César, Roselei Françoso, Moisés Lazarine, Edson Ferreira e o propositor do encontro, Paraná Filho.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, destacou o trabalho dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e informou sobre medidas estruturais adotadas pelo município para o enfrentamento da pandemia. Ele  afirmou que São Carlos ainda não está preparada para o atendimento referenciado devido à dificuldades de infraestrutura da rede básica de saúde.

COMPROMISSOS

O diretor clínico da Santa Casa, Flavio Guimarães, apresentou dados sobre o plano de contingência regional e os compromissos de estruturação assumidos e o desempenho do hospital, que não registrou contaminação de funcionários no enfrentamento da Covid-19. Guimarães fez referência a obras da Santa Casa, defendeu o referenciamento e enfatizou ser importante criar uma estrutura hospitalar permanente para o município.

A diretora do Departamento Regional de Saúde –III, Sonia, afirmou que estudos técnicos apontam que o pico do contágio de Covid-19 na região será entre os dias 15 e 18 de julho e que os leitos de UTI precisam ser implantados. “Prefiro pecar pelo excesso que pela falta”, disse, ao enfatizar que a gestão da saúde está na alçada da secretaria municipal de Saúde.

O médico Allan Galli discorreu sobre as dificuldades da rede básica de saúde e afirmou que as UPAs não terá condições de dar conta da demanda de pacientes com o referenciamento de porta da Santa Casa.

VEREADORES

O  presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Elton Carvalho a cidade não está preparada para o sistema referenciado e defendeu a criação de cargo de responsável técnico das UPAs.

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes,disse que a Casa não mede esforços para equacionar os problemas de saúde pública na cidade. Ele defendeu que o município adote uma nova estrutura para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde e pediu bom senso aos gestores e prestadores de serviço, defendendo a implantação dos novos leitos na Santa Casa.

Julio Cesar opinou que não há condições atualmente para o atendimento referenciado e disse que o momento é adequado para decisões que possam melhorar a estrutura da rede de saúde. “O mundo não parou, ele se adiantou”, disse, com relação à pandemia.

Roselei Françoso destacou o alto índice de resolutividade da Santa Casa no atendimento de pacientes, conclamou as partes a terem sensibilidade diante do atual momento e disse que  o referenciamento necessita de uma parceria muito articulada para garantir que a população seja atendida de forma adequada.

Moisés Lazarine declarou não ser contra o referenciamento, mas alertou que o paciente “não pode voltar pra casa sem atendimento”. Ele defendeu o fortalecimento da rede básica de saúde, apontando para a incidência de outras doenças além da Covid-19 cujos pacientes precisam de atendimento.

Edson Ferreira manifestou preocupação com o referenciamento da Santa Casa dada a falta de estrutura da rede básica de saúde.

Paraná Filho pregou o investimento na estrutura de pelo menos uma UPA para diminuir o fluxo de pacientes da Santa Casa, onde a seu ver devem ser implantados os novos 16 leitos. “O importante é salvar vidas, estamos aqui na função de mediador, buscando uma conciliação”.

Fausto Rodrigo Sposito, diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar afirmou que o intuito é  trabalhar de forma coesa e ressaltou que houve avanço na questão do referenciamento que a seu ver, ocorrerá brevemente, com adoção de medidas para melhoria do atendimento  na rede básica.

Ficou estabelecido que uma nova reunião será agendada para o início da próxima, com participação de um representante da Câmara a ser designado pelo presidente Lucão Fernandes, na qual deverão ser finalizados os encaminhamentos quanto à construção dos 16 leitos e aos temas discutidos no Legislativo.

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SERVIÇO | ACISC informa que o horário do comércio de São Carlos não sofrerá alterações
Next: OPORTUNIDADE | Santander Tecnologia e Inovação abre centro de desenvolvimento em São Carlos
Jornal-Ruscito-(6)-1
Jornal-Ruscito-(6)-2
Jornal-Ruscito-(6)-3
Jornal-Ruscito-(6)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

CARRO02
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos recebe nova ambulância para transporte sanitário

Redação 24 de agosto de 2025
ad15
  • IBATÉ

Ibaté recebe ação social “Missões Urbanas” com grande adesão da comunidade

Redação 24 de agosto de 2025
gremio14-3
  • SÃO CARLOS

Rodada Dupla do Campeonato Paulista Sub-13 e Sub-14 agita o Luisão

Redação 24 de agosto de 2025
MOTO02
  • POLÍCIA

Guarda Municipal de São Carlos localiza motocicleta furtada em área de mata no bairro Romeu Tortorelli

Redação 24 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • Prefeitura de São Carlos recebe nova ambulância para transporte sanitário
  • Ibaté recebe ação social “Missões Urbanas” com grande adesão da comunidade
  • Rodada Dupla do Campeonato Paulista Sub-13 e Sub-14 agita o Luisão
  • Guarda Municipal de São Carlos localiza motocicleta furtada em área de mata no bairro Romeu Tortorelli
  • Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas em residência abandonada em Ibaté
  • Brasil faz história e conquista primeira medalha em Mundial de Conjunto da Ginástica Rítmica

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}