Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SAÚDE | Santa Casa e USP promovem avaliação gratuita de bioimpedância para mulheres entre 18 e 45 anos

Redação 12 de julho de 2018
santa casa

O projeto de pesquisa irá medir a massa corpórea e identificar o volume de gordura em relação à musculatura

 

Para medir a massa corpórea e identificar o volume de gordura em relação à musculatura, estarão abertas na Fotodinâmica da Santa Casa de São Carlos as inscrições para a avaliação de bioimpedância, que será feita, através de um equipamento de alta precisão, pela equipe do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), coordenada pelo professor Vanderlei Bagnato.

As inscrições para a temporada de 2018 estão abertas até sexta-feira, 20 de junho, das 8 às 17 horas, pelo telefone 16 3509 1351. A avaliação de bioimpedância é gratuita, mas é necessária a inscrição seja feita previamente.

Este ano, a avaliação será exclusiva para mulheres de18 a 45 anos, público alvo e base da pirâmide etária nos próximos anos; além disso, nessa faixa etária, a variação hormonal feminina é relativamente menor. O fator social também trouxe perspectiva na escolha do público alvo, já que as mulheres são responsáveis, na maioria das vezes, pelas escolhas da alimentação no seio familiar.

O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e IFSC-USP, Antônio Eduardo de Aquino Júnior afirmou que a pesquisa visa proporcionar maior consciência da saúde pessoal e familiar na perspectiva de combater o aumento da obesidade. “ A conscientização pode inclusive promover a prevenção das demais doenças associadas ao acúmulo de gordura”.

A bioimpedância quantifica e qualifica com precisão a quantidade de músculos, gordura corporal total, gordura visceral, dentre outras informações.

Após a avaliação, Aquino Júnior realiza uma conversa sobre os resultados e indica ao paciente qual o caminho deve ser tomado, em geral, buscando-se a ajuda de outros profissionais da área da saúde.

As avaliações ocorrerão toda segunda-feira das 8 às 11h30 até novembro.

Pesquisa

A avaliação de bioimpedâncias entra em seu quarto ano de atividade. Nesse período, perto de 2,5 mil pessoas foram mensuradas e tiveram de forma gratuita uma análise técnica da própria composição corporal.

Na primeira temporada, a pesquisa teve como foco o atendimento generalizado, para tomar conhecimento do perfil da população de São Carlos. No segundo ano, inseriu-se uma proposta de conscientização junto ao público para tratamento do sobrepeso e obesidade, além da quantificação do problema no público atendido.

“Atualmente, nossa proposta compreende identificar a massa corpórea do público feminino entre 18 e 45 anos, na tentativa de trazer a conscientização para o seio familiar das mulheres, muitas vezes responsáveis pela alimentação da casa”, relata Aquino Júnior.

Este trabalho foi aceito junto à Revista Brasileira de Obesidade Nutrição e Exercício.

santa casa 02
santa casa 03

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Parque Ecológico está com inscrições abertas para o projeto “Férias de Inverno”
Next: POLÍTICA | Massafera declara voto contra exportação de animais vivo

LEIA TAMBÉM

guto08
  • SÃO CARLOS

Augusto Fauvel recebe Título de Cidadão Benemérito de São Carlos em sessão marcada por emoção e gratidão

Redação 26 de setembro de 2026
alunos
  • SÃO CARLOS

Alunos da EMEB Janete Lia visitam exposição sobre 100 anos da Mecânica Quântica em São Carlos

Redação 26 de setembro de 2026
saude-mental
  • SÃO CARLOS

Saúde mental dos profissionais da rede municipal é tema de palestra em São Carlos

Redação 26 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Gilmar Santos apresenta projeto RestauraMed, voltado ao tratamento da dependência química em Ibaté
  • Operação Moralização fiscaliza 15 bares e notifica cinco em São Carlos
  • Seis candidatos disputam o governo de São Paulo; estado tem 34,1 milhões de eleitores
  • Aparecida Sertaneja promove encontro de Ricky Vallen e Ivan Barreto nesta segunda-feira
  • Homem é preso ao tentar levar fios e cabos de obra no Centro de São Carlos

Você pode ter perdido

restauramed
  • IBATÉ

Gilmar Santos apresenta projeto RestauraMed, voltado ao tratamento da dependência química em Ibaté

Redação 27 de setembro de 2026
operacao
  • POLÍCIA

Operação Moralização fiscaliza 15 bares e notifica cinco em São Carlos

Redação 27 de setembro de 2026
GOV-SP
  • GERAL

Seis candidatos disputam o governo de São Paulo; estado tem 34,1 milhões de eleitores

Redação 27 de setembro de 2026
sertaneja
  • GERAL

Aparecida Sertaneja promove encontro de Ricky Vallen e Ivan Barreto nesta segunda-feira

Redação 27 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Gilmar Santos apresenta projeto RestauraMed, voltado ao tratamento da dependência química em Ibaté 27 de setembro de 2026
  • Operação Moralização fiscaliza 15 bares e notifica cinco em São Carlos 27 de setembro de 2026
  • Seis candidatos disputam o governo de São Paulo; estado tem 34,1 milhões de eleitores 27 de setembro de 2026
  • Aparecida Sertaneja promove encontro de Ricky Vallen e Ivan Barreto nesta segunda-feira 27 de setembro de 2026
  • Homem é preso ao tentar levar fios e cabos de obra no Centro de São Carlos 27 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}