Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • REGIÃO
  • SAÚDE | Setembro Verde: a experiência de quem doa e de quem recebe vida
  • DESTAKE
  • REGIÃO

SAÚDE | Setembro Verde: a experiência de quem doa e de quem recebe vida

Redação 15 de setembro de 2022
HAC4

Duas datas importantes marcam o mês de setembro: o terceiro sábado do mês (17), em que celebramos o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, e dia 27, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Para abraçar as datas e promover a conscientização e orientação à população, contamos com a campanha Setembro Verde.

Qualquer indivíduo maior de idade pode, juridicamente, doar órgãos, a partir da manifestação de sua vontade em vida. Mas, apesar da maior incidência de doação de órgãos serem pós-morte, há doações que podem ser realizadas em vida. Um doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte dos pulmões ou parte da medula óssea.

O transplante de células-tronco hematopoéticas, também chamado de transplante de medula óssea, é um tipo de tratamento voltado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, osteopetrose, entre outras doenças.

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) conta com o Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO), que foi criado em 1996. Ao longo desses 26 anos, já foram realizados mais de 3900 procedimentos na unidade. O Centro é considerado atualmente o maior transplantador de medula óssea do Brasil.

Segunda chance

Diagnosticada com anemia aplásica, Ana Cris Araujo Silva, 33 anos, viajou de Manaus/AM para Jaú/SP logo após descobrir a doença, há um ano. Hospedada na casa de apoio Eva L. V. Barbanti, mantida pelo Hospital Amaral Carvalho com a ajuda de doações da comunidade, Ana Cris realizou o transplante de medula óssea em junho desse ano. Sua irmã, Ana Lorena, foi a doadora.

“Apesar das dificuldades da doença e do tratamento, também tenho motivos para agradecer por essa segunda chance. O atendimento de excelência que o Hospital Amaral Carvalho oferece, o tratamento humano, a casa de apoio… Tudo tem ajudado muito nesse processo”, contou Ana Cris.

No próximo dia 30 de setembro, Ana completa 100 dias de transplante e passará por análise para receber alta desta fase do tratamento, podendo voltar para casa e vir ao hospital a cada 40 dias para acompanhamento. “A expectativa para recomeçar é grande”, disse.

Doar vida

Ana Lorena Araújo, 19 anos, de Manaus/AM, é irmã de Ana Cris e foi sua doadora de medula óssea. Ana fez o teste de compatibilidade e, assim que recebeu a notícia de que era 100% compatível com sua irmã, iniciou os preparativos para estar no Hospital Amaral Carvalho.

“Quando já estávamos juntas em Jaú, levou mais ou menos um mês e meio de preparação e exames, até sermos internadas e, depois de dez dias fazendo as medicações que eram necessárias no receptor, fui levada para sala se cirurgia, recebi anestesia geral e só acordei depois de todo processo ter sido feito. No dia seguinte após a doação, eu já recebi alta do hospital”, contou Ana Lorena.

O processo foi rápido e tranquilo, segundo Ana Lorena, e não existem motivos para as pessoas terem medo de serem doadoras. “O sentimento é de missão cumprida, de gratidão por fazer parte do processo de cura de uma pessoa que eu amo. Só o fato de poder salvar uma vida já é uma sensação incrível, mais ainda por ser uma pessoa importante pra mim”.

Como se tornar um doador de medula óssea

A doação de órgãos é mais comum entre familiares, mas há também a doação voluntária para pessoas não aparentadas, por meio de cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

“O ato de doar é um ato de amor e de empatia. Quando uma pessoa se cadastra no Redome, ela se propõe a salvar uma vida. Quando ela doa sangue, ela ajuda no tratamento de diversos pacientes, que antes do transplante precisam passar por muitas transfusões de sangue. Esse ato é o mais altruísta que alguém pode ter e, ao mesmo tempo é essencial para a sobrevivência de milhares de pessoas”, explica Ana Cláudia Ferrari, Supervisora da equipe de enfermagem do Ambulatório e Unidade de Internação da TMO e Unidade de Hematologia do HAC.

Veja alguns passos para se cadastrar no Redome:

– Procure o hemocentro mais próximo de você. Em nossa região, você conta com o Hemonúcleo Regional de Jaú, que fica localizado na estrutura do HAC;

– O profissional responsável pelo seu atendimento apresentará um termo de consentimento livre e esclarecimento (TCLE) e um formulário para que o voluntário preencha. Neste momento, é preciso apresentar um documento de identidade com foto;

– Seu sangue será coletado para ser analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), exame que identifica suas características genéticas;

– Seus dados pessoais e dados coletados pelo exame serão incluídos no Redome;

– Sempre que um paciente precisar passar pelo transplante de medula óssea, a busca pelo Redome é feita, onde os seus dados estão armazenados. Quando seus dados apresentarem possível compatibilidade com um paciente, você receberá o contato do hospital;

– Caso o desejo da doação seja confirmado, exames complementares serão realizados para avaliação e confirmação;

– Após essas etapas, a data para a realização do procedimento será marcada.

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Projeto Teatro para Todos lota Municipal
Next: ESPORTE | AZ Basquete Araraquara tem duplo desafio neste final de semana
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Elenice Aparecida Corrial
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos

Redação 6 de outubro de 2025
IVONE3
  • SÃO CARLOS

Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges

Redação 6 de outubro de 2025
LUCAO0610
  • SÃO CARLOS

Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas

Redação 6 de outubro de 2025
CONEXAOOK
  • SÃO CARLOS

Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos

Redação 6 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos
  • Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges
  • Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas
  • Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos
  • Santa Casa recebe Rotary Clube Bandeirantes em encontro institucional
  • Secretaria de Saúde de Ibaté realiza ação do Outubro Rosa no PSF Jardim Icaraí

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}