Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

SAÚDE | USE da UFSCar realiza mais de 1,7 mil atendimentos remotos durante a quarentena

Redação 26 de maio de 2020
USE-UFSCAR
Docentes, técnicos e estudantes dão orientações via telessaúde para garantir cuidado aos pacientes

A Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) alterou sua rotina de trabalho durante a pandemia de Covid-19. Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes estão atuando de forma remota junto aos pacientes, por meio da telessaúde. Os atendimentos presenciais são somente em casos estritamente necessários, mantendo todas as medidas protetivas para evitar a disseminação do novo Coronavírus. No total, foram 1.739 atendimentos em telessaúde, entre 20 de março e 15 de maio.

Desde o dia 16 de março, o funcionamento da USE foi readequado de forma a garantir o cuidado aos usuários. “Houve a necessidade de adequar a forma de atendimento aos pacientes acompanhados pela Unidade, uma vez que a maioria deles possui vulnerabilidade de saúde e, portanto, risco de complicações da Covid-19. Além disso, foi preciso reduzir a circulação de pessoas, seguindo as regulamentações do Ministério da Saúde, para evitar a disseminação do novo CoronaVírus. Assim, como não poderíamos deixar de acompanhar nossos pacientes, precisamos encontrar uma forma de minimizar os efeitos do isolamento social”, diz Adriana Rocha, Diretora Geral da USE.

Do total de atendimentos realizados, foram 326 de teleorientação, 214 de telemonitoramento e 148 de teleatendimento. Além de 124 atendimentos presenciais, 58 para entrega de receitas, teleconsulta, orientações sobre a Covid-19 e auxílio emergencial, e 507 casos que tiveram mais de um tipo de ação simultaneamente. A área com o maior número de atendimentos foi a Psicologia, com 543, seguida pela Fisioterapia, com 510, e Terapia Ocupacional com 139. Também houve atendimentos em Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia e Farmácia. O meio de contato mais utilizado entre a equipe da USE e os usuários foi o WhatsApp, com 1.195 atendimentos por esse canal. Também foram utilizadas outras vias como videoconferências, e-mail e telefone.

As atividades administrativas e dos conselhos e comissões da USE foram mantidas a distância. Atualmente, a USE conta com 74 docentes, 433 estudantes cadastrados em atividades de ensino, pesquisa e extensão e 18 servidores técnico-administrativos em Saúde e cinco técnico-administrativos de outras áreas.

A readequação permitiu não só a continuidade de ações na USE, mas também foi importante para preparar os estudantes para novas formas de atendimento possibilitadas pela telessaúde. “Diante de todas as dificuldades que estamos enfrentando nesse momento de pandemia, criar estratégias possíveis e seguras para orientar, acompanhar e atender a distância é um grande desafio e algo novo para muitas profissões da Saúde. Assim, considero que está sendo uma rica experiência aos nossos alunos, especialmente para identificar as possibilidades, dificuldades e os limites de utilização da telessaúde”, afirma Rocha.

Em paralelo a todo trabalho realizado remotamente, a USE já iniciou ações para o retorno gradativo das atividades presenciais, como elaboração de protocolos e fluxos de entrada para pacientes e estudantes na Unidade; medidas de biossegurança e aquisição de equipamentos de proteção individual para alunos e profissionais; e logística de limpeza e higienização de espaços e de esterilização de materiais após cada atendimento.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SAÚDE | Araraquara chega aos 203 casos confirmados pelo novo coronavírus
Next: SÃO CARLOS | ABRAz traz palestra sobre os avanços da Neurociência no tratamento da Demência

LEIA TAMBÉM

base fotos site (1200 x 800 px) (4)
  • SÃO CARLOS

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
votos
  • SÃO CARLOS

Netto Donato e Lucão Fernandes votam em São Carlos neste domingo

Redação 4 de outubro de 2026
major
  • SÃO CARLOS

PM mobiliza 100% do efetivo para Operação Eleições e reforça segurança em São Carlos

Redação 3 de outubro de 2026
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Eleições 2026: presidente do TRE-SP avalia 1º turno como positivo após fim da votação
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado
  • Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP
  • PM apreende 140 porções de crack e detém suspeito na Rua João Figueiredo

Você pode ter perdido

tse
  • GERAL

Eleições 2026: presidente do TRE-SP avalia 1º turno como positivo após fim da votação

Redação 4 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px) (5)
  • IBATÉ

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
base fotos site (1200 x 800 px) (4)
  • SÃO CARLOS

Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado

Redação 4 de outubro de 2026
tresp
  • GERAL

Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP

Redação 4 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Eleições 2026: presidente do TRE-SP avalia 1º turno como positivo após fim da votação 4 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em Ibaté; Derrite lidera para o Senado 4 de outubro de 2026
  • Flávio Bolsonaro e Tarcísio são os mais votados em São Carlos; Derrite lidera para o Senado 4 de outubro de 2026
  • Eleições 2026: votação segue tranquila em São Paulo, diz TRE-SP 4 de outubro de 2026
  • PM apreende 140 porções de crack e detém suspeito na Rua João Figueiredo 4 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}