Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Secretaria de Saúde de São Carlos confirma mais três casos de coqueluche 
  • SÃO CARLOS

Secretaria de Saúde de São Carlos confirma mais três casos de coqueluche 

Redação 20 de dezembro de 2024
vacina00

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou mais três casos de coqueluche em São Carlos. Até o momento, são seis casos da doença infecciosa aguda constatados na cidade neste ano.

Também conhecida como “tosse comprida”, a coqueluche afeta as vias respiratórias e causa crises de tosse seca e falta de ar. É altamente transmissível, já que o contaminado pode infectar através da tosse, espirros ou mesmo ao falar. Ela ocorre principalmente em crianças e bebês menores de um ano de idade, quando ainda não se completou o esquema vacinal primário com as três doses da vacina Pentavalente (e que devem ser tomadas aos dois, quatro e seis meses de vida).

Neste ano, o Ministério da Saúde alertou para o reaparecimento da doença e aumento de casos. Em junho, a pasta publicou uma nota técnica sobre a ocorrência da coqueluche no país e destacou a importância da vacinação. A nota foi publicada depois de o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças divulgar que pelo menos 17 países da União Europeia e outras nações, como China, Estados Unidos e Israel, registraram aumento da doença.

A principal forma de combate à coqueluche no Brasil é a vacinação. Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), o imunizante é destinado a crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Carlos.

Em 2023, a cidade registrou um caso de coqueluche – uma criança menor de um ano de idade –. Já entre os seis casos de 2024, estão duas crianças com menos de um mês de idade (uma com 15 e outra com 21 dias), duas com menos de um ano (uma com três e outra com cinco meses), uma com um ano e outra com 55 anos.

Post navigation

Previous: Crianças com autismo recebem protetores auditivos para tratamentos no CEO
Next: Agentes de Trânsito de São Carlos recebem novos uniformes

LEIA TAMBÉM

lineu
  • SÃO CARLOS

Vereador Lineu Navarro apresenta Moção de Apoio ao Papa Leão XIV e à CNBB

Redação 27 de abril de 2026
SAAE-AUDIENCIA
  • SÃO CARLOS

SAAE realiza 2ª audiência pública do Plano Municipal de Coleta Seletiva

Redação 27 de abril de 2026
adocao
  • SÃO CARLOS

Feira de Adoção garante novo lar para 15 animais na cidade de São Carlos

Redação 27 de abril de 2026
quadrado-lateral-350x350
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(27)-1
Jornal-Ruscito-(27)-2
Jornal-Ruscito-(27)-3
Jornal-Ruscito-(27)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Frank Aguiar recebe atrações especiais para animar o ‘Aqui Tem Nordeste’
  • Vereador Lineu Navarro apresenta Moção de Apoio ao Papa Leão XIV e à CNBB
  • SAAE realiza 2ª audiência pública do Plano Municipal de Coleta Seletiva
  • Feira de Adoção garante novo lar para 15 animais na cidade de São Carlos
  • Festa do Clima resgata Praça Coronel Salles e valoriza artistas locais em São Carlos

Você pode ter perdido

frank3
  • GERAL

Frank Aguiar recebe atrações especiais para animar o ‘Aqui Tem Nordeste’

Redação 27 de abril de 2026
lineu
  • SÃO CARLOS

Vereador Lineu Navarro apresenta Moção de Apoio ao Papa Leão XIV e à CNBB

Redação 27 de abril de 2026
SAAE-AUDIENCIA
  • SÃO CARLOS

SAAE realiza 2ª audiência pública do Plano Municipal de Coleta Seletiva

Redação 27 de abril de 2026
adocao
  • SÃO CARLOS

Feira de Adoção garante novo lar para 15 animais na cidade de São Carlos

Redação 27 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}