Foto: Paulo Melo
Reportagem e foto: Paulo Melo
Eleito governador do Estado de São Paulo com 51,75%) dos votos válidos, o candidato João Doria (PSDB), venceu em 17 das 26 cidades da região central.
O tucano venceu em Ibaté, São Carlos, Matão, Ibitinga, Taquaritinga, Porto Ferreira, Itápolis, Descalvado, Sta. Rita do Passa Quatro, Tabatinga, Borborema, Ribeirão Bonito, Rincão, Dourado, Fernando Prestes, Motuca e Trabiju.
Seu oponente, o candidato do PSB, Márcio França, foi o mais votado em Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Nova Europa, Santa Lúcia, Dobrada, Santa Ernestina, Gavião Peixoto e Cândido Rodrigues.
Em entrevista coletiva, João Doria declarou que vai governar para todo o Estado de São Paulo e será um governador municipalista. Ele revelou que recebeu uma ligação de França, que o parabenizou pela eleição. “Foi um gesto de grandeza do meu adversário. Também recebi uma ligação de Paulo Skaff (MDB), que nos desejou boa sorte”, contou o governador eleito.
A vitória do tucano é a sétima do PSDB, que está no comando do estado há 24 anos. Mario Covas foi o primeiro tucano a governar São Paulo. Ele interrompeu a gestão do à época PMDB, hoje MDB, que se manteve no Palácio dos Bandeirantes de 1983 a 1995.
Doria foi eleito após uma campanha marcada por acusações de seus adversários de que ele deixou a prefeitura da capital paulista antes de terminar o mandato. Ele saiu da prefeitura em abril, depois de 15 meses, para poder disputar a eleição para governador. Foi o mais votado no primeiro turno e venceu novamente no segundo.

















