
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, dará início nesta quinta-feira (21) à Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla, que se estende até o dia 28 de agosto. Com o tema “Uma Construção Permanente”, o evento tem como objetivo valorizar as potencialidades e promover a inclusão de pessoas com deficiência.
“Essa semana é resultado de uma parceria com entidades e associações da cidade. Nosso foco é construir uma sociedade mais acolhedora, onde a inclusão seja uma realidade para todos”, afirma o secretário Rafael Almeida.
A programação conta com atividades diversificadas, incluindo apresentações culturais, demonstrações de modalidades paralímpicas e um show de talentos, envolvendo instituições como APAE, Paralelo, Associação dos Surdos, Grupo Trevo 21, Espaço Azul, Pequeno Príncipe e o Coral “Além do Olhar”.
Programação completa:
21 de agosto (quinta-feira) – USF Zavaglia, das 7h30 às 12h
- Emissão do Cartão “Mais Acesso” para facilitar o acesso a serviços e benefícios da cidade.
- Apresentação especial para servidores da Secretaria de Saúde, detalhando os serviços e ações voltados à inclusão.
22 de agosto (sexta-feira) – APAE, às 9h
-
Contação de história “A Menina das Cores”, com Grazielli Cerroni, Luís Maicon e Daniel Ferrari. A narrativa lúdica ensina crianças e adolescentes sobre proteção de forma divertida e acessível.
25 de agosto (segunda-feira) – Teatro Municipal, às 19h
-
Expressando Emoções: Arte, Música e Movimento. Apresentações de Coral “Além do Olhar”, APAE, Paralelo, Associação dos Surdos, Casa 21, Espaço Azul e Pequeno Príncipe.
26 de agosto (terça-feira) – Teatro Municipal, às 19h
-
Show de Talentos do Instituto Acorde, destacando habilidades e criatividade das pessoas com deficiência.
27 de agosto (quarta-feira) – Colégio Diocesano La Salle, das 8h às 12h
-
Apresentações de atletismo adaptado (lançamento de dardo, corrida com guia) e handebol em cadeira de rodas com o grupo do Proafa (UFSCar).
28 de agosto (quinta-feira) – ETEC, às 13h30
-
Apresentação da Secretaria e dos serviços disponíveis para alunos do curso técnico em enfermagem, fortalecendo a integração entre educação, saúde e inclusão.
A Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla reforça o compromisso da cidade de São Carlos em promover ações que garantam visibilidade, respeito e oportunidades para todas as pessoas, consolidando uma sociedade mais justa e acolhedora.