Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • IBATÉ
  • SEMEC e CMRER promovem diálogo interinstitucional com NEAB para fortalecer Educação Étnico-Racial
  • IBATÉ

SEMEC e CMRER promovem diálogo interinstitucional com NEAB para fortalecer Educação Étnico-Racial

Redação 26 de junho de 2024
ibate

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e o Conselho Municipal das Relações Étnico Raciais (CMRER) realizaram uma reunião virtual com o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) da UFSCar. O encontro contou com a participação de Danielle Garcia Chaves, Secretária Municipal de Educação e Cultura; Dra. Cristiane Lemos de Menezes, Advogada e Presidente do CMRER; e as representantes do NEAB, Sarah Leite Lisbão, coordenadora colegiada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB UFSCar no Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH e Servidora Técnica-Administrativa Tradutora e Intérprete de Libras na Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade SAADE. Tatiane Cosentino Rodrigues vinculada ao NEAB UFSCar, servidora docente no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas no Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH

Durante a reunião, a Secretária Danielle destacou a disposição do município de oferecer formações aos profissionais da Rede Municipal de Ensino e membros do CMRER, em colaboração com o NEAB.

O Prefeito José Luiz Parella expressou seu apoio à iniciativa, enfatizando a importância de acolher todas as famílias e alunos, e de capacitar professores e funcionários das escolas municipais em temáticas étnico-raciais para que atuem como multiplicadores do letramento racial. “O compromisso da gestão é que todos os alunos e suas famílias se sintam acolhidos. É muito importante que professores, gestores e todos os funcionários das escolas municipais recebam formações com a temática étnico racial para atuarem como multiplicadores do letramento racial aos alunos e familiares, a fim de combater situações de preconceito e estigmatização de estereótipos”, destacou.

Esta primeira reunião marca o início de uma série de projetos focados no letramento racial dentro da rede municipal, com o objetivo de fortalecer a diversidade e valorizar a inclusão nas escolas, conforme destacado pela Secretária Garcia Chaves. Por sua parte, Dra. Cristiane Lemos de Menezes reforçou que a educação é um pilar fundamental para transformar a sociedade, destacando a responsabilidade das instituições educacionais em promover valores, práticas e comportamentos inclusivos.

A Dra. Cristiane Regina Lemos de Menezes aponta que a educação é essencial para modificar uma sociedade e por isso é de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino, evidenciar a evolução dos educandos de maneira democrática, formando seus valores, praticas habituais e suas condutas, sobretudo quando falamos em diversidade e inclusão. “Tratar de questões étnico raciais na educação constitui-se um dos principais mecanismos de transformação de um povo, sendo certo que o sistema de ensino e as instituições educacionais devem cumprir as determinações legais com vistas a enfrentar todas as formas de preconceito, racismo e discriminação para garantir o direito de aprender e a equidade educacional a fim de promover uma sociedade mais justa e solidária”, disse.

Adicionalmente, o Prefeito anunciou a aquisição de materiais didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena por meio de processo licitatório, visando enriquecer o currículo da rede. Ibaté está entre os primeiros municípios a adotar a Política Nacional de Equidade, Educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola, iniciativa lançada pelo Ministério da Educação em maio de 2024.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Relacionado

Post navigation

Previous: Prefeitura comunica que telefones estao fora de operação
Next: Entrega de cadeira adaptada reforça compromisso municipal com inclusão
BANNER INTERNET_São Carlos_Dezembro_350x3500px_ Região em Destake
Portal Região em Destaque - 350x550
banner_350x550
drogaria2
350x550
acisc-pontencialize-ok
Jornal-Ruscito-(5)-1
Jornal-Ruscito-(5)-2
Jornal-Ruscito-(5)-3
Jornal-Ruscito-(5)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
banner_350x350
Região em Destake Post 350x350 px fim de ano 2025
terezinha-jesus-2020
funerais-pet
350x350

Você pode ter perdido

gcm2412
  • POLÍCIA

Guarda Municipal de Ibaté apreende mais drogas escondidas em cano de esgoto

Redação 24 de dezembro de 2025 0
gcm
  • IBATÉ

Guarda Municipal de Ibaté supera marca de 100 apreensões de drogas em 2025

Redação 24 de dezembro de 2025 0
Claudio Roberto Fernandes Gouvea
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Claudio Roberto Fernandes Gouvea, aos 53 anos

Redação 24 de dezembro de 2025 0
base fotos site_20251223_174510_0000
  • IBATÉ

Ibaté inicia operação experimental do sistema Muralha Paulista para reforçar a segurança

Redação 23 de dezembro de 2025 0

Calendário

dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov    

Posts recentes

  • Guarda Municipal de Ibaté apreende mais drogas escondidas em cano de esgoto
  • Guarda Municipal de Ibaté supera marca de 100 apreensões de drogas em 2025
  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Claudio Roberto Fernandes Gouvea, aos 53 anos
  • Ibaté inicia operação experimental do sistema Muralha Paulista para reforçar a segurança
  • Clima de Natal leva acolhimento aos bebês da UTI Neonatal da Santa Casa de São Carlos
  • Voluntárias da Maternidade da Santa Casa recebem doação de roupas infantis 

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2025 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}