
Visitas técnicas, recursos tecnológicos e engajamento voluntário transformam crianças em agentes de preservação ambiental.
Na manhã de sexta-feira (22/08), na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza, em São Carlos, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Derike Contri, acompanhado do Superintendente de Engenharia e Gestão Técnica (SEGeT), Dirceu Azzolini Filho, entregou camisetas aos servidores que atuam voluntariamente nos programas de Educação Ambiental da autarquia.
Desde o início do programa, mais de 6 mil crianças já participaram das atividades, sendo mais de 1 mil somente em 2025. O resultado é fruto do empenho de uma equipe dedicada, composta por Alexandre José da Silva, Carolina Stella Gonçalves, Carlos dos Santos, Eliana de Cássia Generoso Aiello, Felipe Ramos Siqueira, Flávio Gomes Leite, Gilcimar Trento Ferreira, Herik Luís Carminato, Leila Jorge Patrizzi de Carvalho, Mônica Cristina de Assis Abílio, Natália Verona e Renata Isabel Mathias Farjado Custódio.
O programa é amparado pela Lei nº 9.795/99, que institui a obrigatoriedade da Educação Ambiental no ensino formal. Entre as atividades, destacam-se visitas monitoradas à ETA Vila Pureza e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho, abordando temas como produção, tratamento e monitoramento da água, uso sustentável dos recursos hídricos, preservação ambiental e responsabilidade cidadã.
O diferencial do programa está no uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, painéis digitais interativos, maquetes funcionais e visitas guiadas, proporcionando um aprendizado lúdico e participativo.
Além disso, o SAAE desenvolve o projeto “De Onde Vem a Nossa Água?”, que reforça a importância do uso consciente da água, e participa do Selo Lobo-Guará, que reconhece escolas que adotam boas práticas de sustentabilidade, como hortas comunitárias, coleta seletiva e uso racional da água.
Para a chefe do Setor de Operações de Tratamento de Água (SOTA), Eliana de Cássia Generoso Aiello, pioneira no programa, a iniciativa é uma forma de mostrar às crianças todas as etapas do tratamento da água e a importância da preservação ambiental. Já a gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto (GOTAE), Leila Jorge Patrizzi de Carvalho, enfatiza o impacto das ferramentas tecnológicas, que tornam o aprendizado mais envolvente e marcante.
O presidente do SAAE, Derike Contri, destacou a relevância do engajamento voluntário dos servidores. “Através da Educação Ambiental, estamos plantando sementes para formar cidadãos conscientes. A dedicação dos nossos servidores, sem qualquer incentivo financeiro adicional, é essencial para o sucesso desses projetos”, afirmou.
Contato para visitas monitoradas: (16) 3371-6411.